insignificante
Thursday, September 29, 2022
 

 Mais um muito interessante número do Quercus:

onde:

https://elcarabo.com/revista/

é um referência, e diversos artigos de grande impacto, do sobre as armadilhas da recuperação do Manzanares ao sobre a ornitologia nazi, que eram grandes amantes da natureza, base da sua ideologia.... de onde o animalismo.....

e muitas notícias  como sobre a nova estratégia estatal (Espanha) para a conservação do lobo, ainda muito longe do objectivo.


Labels: , ,

 
 

 A caça à multa em alto estilo!


Uns salteadores de caminhos, eis no que a Guardinha se transformou.

Pararam-me porque pensavam que estava a falar ao telemóvel, verificaram que tal não era possível e que estava, de facto, a beber água, e no acto (estava sózinho no carro) debrucei-me para alcançar a garrafa. Numa estrada com tracejado onde não vinha ninguém a um km., passei ligeiramente o tracejado...

Mas tendo-me mandado parar (todo o restante é elocubração do artista) lá me passaram a multa, mas insistiram muito para eu a protestar ( ou arrependimento ou o rabo do gato).

Façam bom proveito e recebam lá a percentagem para isso andam na estrada.

Labels: , ,

 
Tuesday, September 27, 2022
 

 Mais da história de um grande bandido, um personagem execrável com lampejos de consciência:

um livro onde a água só passa, por diversos capítulos da vida do senhor, da guerra. Parecido com o Che, outro criminoso. E com mais ( ou não?) mulheres e diversidade.


Labels: ,

 
Monday, September 26, 2022
 

 Já esperada a vitória da extrema direita em Itália, será como referi numa tertúlia o inicio do fim da Europa, e dos direitos como os ambicionamos, pior, muito pior que as vitórias na Áustria ou na Suécia, países onde existe um sistema social e de garantismo, que ao contrário da Hungria ou de Itália, mantêm vivo o Estado de Direito.

Vamos, agora, manter a cabeça erguida e lutar contra os camisas negras.

Lamento muito que a minha querida amiga Emma Bonino não tenha sido eleita. Vai fazer muita falta:

https://www.youtube.com/watch?v=n5jLBEeMIg0

que bom vê-la e em grande forma.

Labels: , ,

 
Sunday, September 25, 2022
 

 Rosh Hashaná


 

Labels:

 
Saturday, September 24, 2022
 

 Ontem,

pois sentei-me, e fiquei.

https://www.youtube.com/watch?v=xKhie2Vpouw

e irei continuar, sentado.

Aconselho a ver a continuação do Mr. Natural.


Labels: , , ,

 
Friday, September 23, 2022
 

 Filme sobre Pedro Martins feito pela sua filha Margarida Vila-Nova "Pê":

https://vimeo.com/720230769

código:

AF_Pierrot2022

uma bonita memória.

Labels: , ,

 
 

 que saudades, do do boneco:

o João Paulo Cotrim, que se continua nas memórias e nos amigos. E nos bonecos.

Labels:

 
 

 

Esvai-se o som da noite;

sobre o perfume das flores —

um sino tocou.

M. Bashô

Labels:

 
Thursday, September 22, 2022
 

 Uma mina contra o Montado e a vida neste

                                                           A ribeira Alcalaboza 

 Hortas centenárias, herdades de montado de sobreiros, azinheiras, castanheiros e carvalhos, linhas de água que estruturam estes territórios e que ligam a Ibéria estão ameaçadas.

                                                       Um azinhal e os seus frutos, o pata negra
 

Mais de mil e setecentos hectares da Serra Morena (municípios de Cortegana, Almonaster la Real e Aroche) bordejando o “Paraje Natural” da Serra Pelada e da Ribeira do Serrador e uma das principais zonas de nidificação do abutre negro na Europa estão ameaçados pelo projecto mineiro de Valdegrama (em fase de investigação). Portugal aqui tem pé!

As comarcas portuguesas e andaluzas cujo solo é percorrido pala faixa pirítica acumulam experiências dos efeitos destrutivos do extractivismo mineiro, emissões ácidas (chamada manta), erosão e desertificação dos solos e sobretudo contaminação das águas superficiais e subterrâneas por escorrimentos ácidos, com efeitos cumulativos no tempo. Os exemplos da contaminação do Sado pela mina de Aljustrel (e para quando um estudo médico da contaminação por arsénio, com elevados níveis, que afecta o crescimento das crianças nesta zona?), da ribeira do Mosteirão, afluente do Chança, contaminada pela de São Domingos, ou os rios Odiel e Tinto com concentrações tóxicas em certos troços e só adaptadas para bactérias extremófilas, e o rio  Guadiamar que cheio de lodos acumulados levou à ruptura do muro mineiro de Aznalcóllar, um dos maiores desastres ambientais na Península, afectando uma área imensa e o Parque de Doñana.

No Alentejo e na Andaluzia temos uma pesada herança da minaria transnacional (também com muitos mortos no seu activo!) e enormes, enormes passivos ambientais e prostração económica e social. A pegada de um século e meio de mineração nas nossas terras levou não só a vida dos nossos rios, a abundância do arvoredo autóctene e a diversidade da vida agropecuária e da biodiversidade com ela relacionada mas também a memória do passado, os relacionamentos sócio-culturais  desta área.

                                                           Tudo isto é para destruir?????????

Hoje a Geoland propõe-se extrair grafito ou minerais como o cobre, níquel e outros sulfuros polimetálicos característicos desta faixa, sabendo nós que a mineração destes metais não ferrosos é altamente contaminante, pois espalha pelas superfícies elementos como o enxofre e metais pesados, sobretudo quando feita a céu aberto. Mas qual, qual seria o benefício para as nossas terras?

Esta exploração do subsolo, sem cuidar do direito de superfície, só serve para alimentar os capitais financeiros, a especulação desenfreada em bolsa e a voracidade de um industrialismo sem horizontes nem sustentabilidade (porque não investir e isso sim criaria postos de trabalho, na recuperação e reciclagem destes minérios?)

É que nada ou quase vai sobrar deste fogacho a não ser a dependência de lógicas, limitadas no tempo, de minas e os eucaliptais que lhes sucedem, dado que a devastação por enxofre empobrece os solos e impossibilita alternativas, por mais que projectos de turismo temático nos procurem levar a Marte ( como em Rio Tinto onde andamos vestidos de astronautas em paisagens arrasadas).

Passeando pelas zonas de povoados mineiros vemos miséria que deixou evidente, nestas terras sacrificadas, a falaz publicidade destas companhias que liquidam o futuro e qualquer sustentabilidade no presente.

Este novo afã extractivista percorre, corrompe inexplicavelmente as chefias de todos, quase todos, os partidos ibéricos, que se sintonizam com os interesses (e os pagamentos?) das empresas mineiras (muitas só existem de fachada ou com um armazém nos EUA).

Temos que denunciar o projecto Valdegrama e outros nessa linha pois correspondem ao ultrapassar de uma das últimas fronteiras da mineração no Sudoeste ibérico, seja pelos elevados consumos de água seja pelos escorrimentos ácidos que acabam com os pequenos recursos hídricos, poços e aquíferos ainda a salvo de Democles, da espada do mesmo.

Situado junto a três olhos de água e perpendicular ao aquífero Aroche-Jabugo , um dos mais importantes da Serra Morena, resultante de uma fractura de rocha granítica e por tal muito vulnerável à contaminação, a ribeira de Alcalaboza é ainda pristina do nascimento à Foz no Chança, livre de qualquer poluição industrial. A sua contaminação por metais aumentaria a lista de rios doentes ou mortos do Sudoeste, e comprometeria a saúde da água que abastece a zona mais povoada de Huelva e do estuário do Guadiana.

Claro, com as mentiras e demagogia que os caracterizam, os mineiristas juram que não haverá contaminação (mas a lista de mortos e deficiências e doenças, além da destruição das terras e dos recursos os persegue), e até dizem que isso era de antes que (agora?) têm tecnologias de ponta que permitem uma mineração inócua (de ficção científica! Em Marte) e que defendem a biodiversidade e até a transição verde.

Mas não vamos em contos de fadas a realidade já acabou com esses há muito.

As autoridades portuguesas e espanholas têm que ouvir a razão, o ambiente e os que queremos continuar a viver no território que fizemos do matorral, a dehesa e o montado, as vilas nos planos e aldeias serranas.

É necessário que este projecto seja analisado pelos dois países, além do Estudo de Impacte Ambiental, sendo que nesse como é óbvio as autoridades portuguesas também se terão que se pronunciar.  Desde já as autoridades portuguesas deveriam, ora por este meio também informadas, fazer saber ao Governo espanhol que em nenhum caso a Convenção de Albufeira (independente de pensarmos que esta deve ser modificada e aumentar as exigências ambientais e compaginar-se com a  Directiva Europeia da Água), repetimos: em nenhum caso a Convenção e o direito internacional podem ser infringidos.

Vamos manter Alcalaboza Viva, tal é cumprir o direito e a vida que também é por ele moldada.

António Eloy, escritor, coordenador do Observatório Ibérico de Energia

Felix  Talego, Prof. Universidade de Sevilha

Juan Diego Pérez, Prof. Universidade de Huelva

Pedro Soares, Geógrafo, Prof. Universitário, ex-presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente

 

Labels: ,

 
Wednesday, September 21, 2022
 

 Estruturando a vida, e procurando romper o vazio, e a soberania deste, nas palavras e nos discursos.

E para esses mergulho numa viagem de comboio neste leitura:


não há nada, não há ninguém, não há passado nem futuro. Já.

Labels: ,

 
Tuesday, September 20, 2022
 

 Assim pude deitei a mão e os olhos a mais este opus:

tal como o anterior com escrita e levantamentos minuciosos e análises apropriadas. E tenho que dizer, talvez por maior proximidade, do meu maior gosto na leitura deste, por onde passam muitos amigos e conhecidos, resistentes ao Manda.

Os dois pilares que faziam andar o sistema o teocrático e o castrense, neste livro equilibram o homem que neles se sustenta e que foi apresentado no 1ª volume.

Esperamos, agora o 3º sobre a base do sistema, a relação entre as forças produtivas e as relações de produção, o como o sistema económico é o que apoia e sustenta a ditadura e o terror.

Um forte abraço ao meu querido amigo.


Labels: , ,

 
Monday, September 19, 2022
  "Hino" ao Inominável

Contra o Bolsa, pelos direitos, todos!

Labels: ,

 
Sunday, September 18, 2022
 

 Pelo caminho

Das auroras sucessivas

O som do universo



Labels: , ,

 
Saturday, September 17, 2022
 

Volto às rotinas.... livros...escritos... reuniões....

Hoje este pequeno livro, de mediano interesse, sobre livros, e a sua religião, eu diria doença compulsiva....

a partir dos quais, como com todos os prazeres, se geram vícios e dependências...


Labels:

 
Thursday, September 15, 2022
 

 A Islândia continua em sonho e desejo.... e este livro não o acalma. Faz lembrar os escritos dos ingleses que nos visitavam (Portugal) nos séculos XIX e anteriores, críticos e com alguma sobranceria, passando sobre a natureza com superficialidade e entrando escorreitamente no sócio-antropológico, com a ressalva mencionada. A volta à Islândia é feita a cavalo e sobre esse animal são feitas grande parte das considerações.

Julgo que se poderia ter feito dois livros deste, um sobre as crónicas de viagem e outro com as poesias, que na maioria me passaram ao lado. Fica, continua, o sonho que certamente se deparará com outra realidade..... 

E termino os livros que me acompanharam neste retiro. Haverá mais.....

Labels: ,

 
 

 Património morto:

ao pé dos celeiros a antiga fábrica de farinha.

Há cerca de 50 anos a degradar-se....

e, também em Alter, património recuperado:

a igreja, Convento de Sto António, hoje hotel de luxo.

E património vivo, morto....

um arroz de borrego delicioso, no Páteo Real, onde ainda tive uma conversa de qualidade com João, um dos cozinheiros, advogado brasileiro! e também com o Francisco um emérito chefe de sala!

só a leitura da lista já faz crescer água na boca, acompanhada pela simpatia....


Labels: , , ,

 
Wednesday, September 14, 2022
 

 Acabei a leitura desta:

são 320 páginas, a que faltou uma melhor edição, sendo que desde logo louvo o meu velho amigo e camarada António Cândido Franco pelo trabalho imenso que está presente nestas páginas. 

Leio artigos de muita qualidade e que são referências e outros, bom outros por amizade referida nem classifico. O trabalho do editor, ainda por cima filiando-se numa lógica aberta e anarquista é muito difícil..... mas....

não consigo distinguir nenhum texto, embora como refiro tenha gostado particularmente de meia dúzia e apreciei grande parte das ilustrações.... mas....*

Parabéns ao A.C.F. por este trabalho ciclópico.

*tenho que todavia referir a minha maior incompreensão e até protesto por uma bolsa de 20 páginas, sem ponta por onde se pegue ( e completamente ilisível!) a não ser apoucar o coordenador da Ideia. A mim foi-me dado um limite de 4 páginas!

Labels: , ,

 
 

 Saíu hoje na Gazeta da Beira:

Lanzarote, ilhas e vulcões (*) 

“En un lugar de la Mancha, de cuyo nombre no quiero acordarme, no ha mucho tiempo que vivia um Hidalgo....” , Cervantes

“ A vida é uma viagem no espaço e no tempo e não tem significado nenhum”,  baseado em Shakespeare 

Gosto muito de diversas coisas, paisagens, que coleciono, e entre elas vulcões (já estive em três em erupção e até já caminhei sobre lavas moventes, no Fogo) e claro o que resulta delas, as ilhas. Conheço a grande maioria das da Laurissilva, onde chega o dragoeiro, Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

Pois estive 10 dias em Lanzarote. E num vulcão meio adormecido o Timanfaya, como quase tudo nesta ilha com uma mão do excepcional César Manrique, onde vi umas pequenas erupções e almocei um peixe grelhado com o vapor vulcânico.

As Cuevas e os Jameos, todos com uma mão ou inspiração do dito artista são um espectáculo, assim como o Jardim de Cactos (outro dos meus fascínios e do César) que me leva a um dos ex-libris desta ilha, onde visitei uma fábrica desse, o Aloe Vera, que é daquelas coisas que cura, tudo, mesmo tudo, e que é extraído do cacto. Já conhecia outras decorrências deste, o mescal e seus derivados que também são muito bons e também curam tudo!

As casas de Manrique, a da sua Fundação e a sua mesmo, são espaços de sonho onde se vê a alta qualidade do paisagista, arquitecto, pintor, artista vário e claro ecologista militante, que se empenhou na luta contra o tudo turismo, de massa e degradante do espaço, das paisagens e da urbanidade.

Ruralidade ainda há alguma em Lanzarote, seja nos registos/povoado pré-histórico, Zonzamas, muito mal cuidado é certo, (estas ilhas foram povoadas por gentes que vieram do norte de Africa e até penso do Antigo Egipto, ver registos mumificados) seja nas memórias agrícolas (do cereal desaparecido assim  como os burros, mas que  ainda manteve os camelos para serem montados por turistas, agora sem uso agrícola) seja nas vinhas, no estilo das do Pico, protegidas do vento intenso por muretes que as acompanham em altura.

A casa de Saramago também foi visitada, excelente o áudio que nos acompanhou, e notável a arrumação e estruturação do espaço onde vivia, com Pilar. A vista, o jardim, os cactos e a fabulosa biblioteca, 15.000 livros classificados pela Universidade de Granada e um espaço de maestro!

Na capital Arrecife, visitámos a livraria onde ele comprava e nós também e vimos um disparate, uma enorme torre/hotel que destrói a leitura do espaço e desvirtua a paisagem.

No Mirador del Rio vimos um sonho, a ilha Graciosa (na outra passei tempos desse), e tivemos a felicidade de almoçar em alguns locais populares, onde fomos recebidos com muita simpatia e em quase todos, talvez pelo nosso lado conversador e interessado nos ofereceram regalos, prendas....

Uma ilha seca, escassa de terras e muito ventosa onde um turismo de qualidade poderia lançar âncora. Ficámos num hotel de 5 estrelas, na Playa Blanca, um hotel miserável. Imaginem que nos colocaram num quarto com casa de banho para deficientes e que recusaram mudar-nos (tinham quartos livres), além do serviço de recepção assustador e sem a mínima ideia de gestão e toalhas rotas no quarto....

O hotel fica aqui para registo (até era acolhedor, embora de uma dimensão  chocante!) é o Vulcan Lanzarote, da cadeia The Hoteles. Apresentámos queixas a diversas entidades,  e até nos eximiram de diversos pagamentos  à saída e já nos ofereceram (posteriormente) umas noites gratuitas..... Uma administração ou gestão ao nível de qualquer barraca sem estrelas.

Ainda umas salinas em linha com o que conhecemos, na Ria Formosa ou na Figueira, e esculturas de Manrique em quase todas as rotundas, são outros momentos da ilha. Passei por vários parques eólicos e infelizmente o solar, seja até residencial, é completamente ignorado, aqui, lástima.

Memórias estão arquivadas, o tempo esse é ontem e amanhã. Hoje passa.

António Eloy

P.S.

Quem quiser saber mais sobre esta ilha, e outras das Canárias, e ver fotos ilustrativas, aqui: http://signos.blogspot.com/search/label/Lanzarote

(*) No próximo número continuarei com o tema “Contra as fronteiras marchar, marchar (II)”

Sem o boneco:

 

só falta o autor e a sua forquilha:

não se parece?


Labels: , ,

 
Tuesday, September 13, 2022
 

 Uma interessante (mas muito mal assinalada!) ponte romana (de Abelterium), que ligaria Olisipo a Emerita Augusta, com seis arcos ( a precisar de ter mais abertura e desbaste de alguma flora desta invasiva, e que a pode degradar!)

e aqui:

engraçado que quando parei para perguntar o caminho a um aglomerado de 6 ou 7 velhotes recebi, atropelando-se 3 ou 4 direcções diferentes.... quando me mostrei aborrecido lá me deram a melhor direcção. Lembrei-me da história do velho, do rapaz e do burro...


Labels: ,

 
 

 Hoje tive uma visita guiada, por uma competente técnica municipal a Adelaide, simpática e esclarecida, à Casa da Medusa.

Aqui o centro de interesse da mesma, um mosaico, azulejar de altíssima qualidade:

e aqui trabalhado:

vê- se bem o diabinho que a Adelaide insistiu que é o Deus dos mares....

e este da Casa do Alámo:

localiza-se esta Medusa numa Villa Romana, de que se tem vindo a escavar a estrutura, detalhadamente descrita pela acima referida:

e aqui:

e ainda aqui:

um investimento que vale a pena continuar a aumentar!



Labels: ,

 
 

 Não esqueço, terá sido em 1972 ou 1973, numa das sessões clássicas do Monumental cheio que nem um ovo e também a abarrotar de pides que vi, pela primeira vez (devo ter visto depois mais uma 7 ou 8):

essa sessão foi cheia de cortes (no filme!) que motivavam muitos assobios e algumas palavras grossas e aplausos sempre que algum tema "revolucionário" era abordado.

J.L. Godard que ora morreu foi um cineasta de primeiríssima, mesmo quando os seus filmes eram panfletos execráveis (como A Maoista), obras para reflexão e para debate, além de ser um inovador da linguagem cinematográfica e da sua relação com a ideologia.

O mundo vai ficando mais pobre. Somos todos Pierrots.


Labels: , ,

 
Sunday, September 11, 2022
 

 Um filme excelente, que levou um amigo meu a dar esse nome ao filho....

https://vimeo.com/634849988

Jonas!

E um cineasta que também filmou Lisboa:

https://www.lemonde.fr/disparitions/article/2022/09/11/mort-du-cineaste-suisse-alain-tanner-a-l-age-de-92-ans_6141166_3382.html


Labels: ,

 
 

 Uma última entrevista notável:

https://elpais.com/cultura/2022-05-07/javier-marias-escribo-sobre-temas-que-me-parecen-particularmente-graves-peligrosos-injustos-o-estupidos.html

E aqui um artigo com o título do seu último livro, que já está encomendado.

https://elpais.com/elpais/2019/03/28/eps/1553804537_103702.html



Labels:

 
Saturday, September 10, 2022
 

 Mais 2 Kms atrás da Lua e de Vénus.... em 3 fotos com retoques.....

o pontinho à esquerda da Lua na foto é mesmo Vénus!






Labels: ,

 
 

 Em Alter Pedroso não há nada, nada mesmo. Já houve, até tanques públicos.... e até escola....

hoje nem uma loja, nem um café, nada. Devem viver aqui, talvez, umas 30/40 pessoas, e conto 5 ou 7 carros.....

Esta terra terá estado na origem de Alter do Chão, hoje entre ruínas e casas a cair há outras fechadas para ocasiões.É a tristeza da vida.


Labels: ,

 
 

Lá fiz mais de 6 kms para visitar esta Anta:

 que só graças a informação de técnica municipal pode ver. 

embora bem assinalada, deparamo-nos com um portão fechado a cadeado. Mas há uma portinhola que se nos agacharmos podemos entrar na propriedade. O esclarecimento deveria estar in situ:

como já deixei dois quilos por aqui não custou nada.....

E só hoje comecei a dedicar-me a esta lista telefónica (pela estrutura), que comentarei nos próximos dias.....


Labels: , , ,

 
Friday, September 09, 2022
 
Depois de um dia de muita caminhada acabo a leitura de um livro datado, como o são todos os que fazem projectos socio-políticos aos quais que a realidade não se adequa. O islamismo, é bem analisado e até encontrei elementos novos para o pensar. Mas é uma religião que nunca irá conseguir separar o civil, os direitos todos e uma interpretação seja qual seja dos textos.não há pois esperança? Só restam os empenhos, e mesmo esses serão massacrados pela submissão, não se sabe bem a quem ou como mas Mafoma deu o mote, e os seus seguidores estabeleceram os códigos....

Labels: , ,

 
 

 Hoje andei a rondar Alter, vila como todo o país muito abandonada, casas vazias, a cair ou a caminhar para lá. Também casas espectaculares, que se vêem  do castelo, que coitadinho foi completamente sacaneado, cheio de betão e cimento, uma desgraça, uma tristeza. Já espectacular é a Casa do Álamo, em que do sótão fantástico, ás exposições merece a minha aprovação, aqui, mais uma sempre virgem:

a mãe da outra.

Os jardins, lindos estão muito descuidados e falta, ausência absolutamente lamentável, uma identificação das árvores, muitas assombrosas.

Não podia faltar uma ida ao Páteo Real, onde,

esta deliciosa cabeça de xara, acompanhou outras delícias. Lá voltarei, assim como marquei com uma simpática funcionária municipal (todas de grande simpatia) uma ida à Casa da Medusa ( aqui tudo tem casa!).

Continuo a beber e cheirar súlfur.....como qualquer diabo.



 
Thursday, September 08, 2022
 

 Uma grande fotovoltaica, que me pareceu muito bem, à entrada de Castelo de Vide:


E a talhe de foice uma laje curiosa que encontrei entre destroços:

pedra com um raio de cerca de meio metro e 8/10 cm de espessura!


Labels: ,

 
 

 Um grande homem!

https://nunoteotoniopereira.pt/exposicao-em-castelo-de-vide/

pois estive lá hoje. Já não está a exposição. No caminho passei na Regata, fechado para férias até 20.

Ando com mala-pata!

Labels: ,

 
Wednesday, September 07, 2022
 

 Os dirigentes da UE, a tal Ursula à cabeça, mas todos os que embarcaram neste disparate de mais guerra, mais armas, mais boicotes, mais armas, mais guerra, em vez de lutar pela paz e pelo dialogo sem tréguas, são verdadeiros pirómanos que só lembram os textos do apocalipse, loucos conduzindo cegos em direcção ao abismo:

ainda bem que El Roto voltou!


Labels: , ,

 
  A villa romana da Horta da Torre 3D

Era para visitar este espaço socio-cultural e até tinha o contacto do arqueólogo André Carneiro, mas o dia aberto estava completo, como ele me referiu fica para próxima. Isto parece ser altamente!

Labels: ,

 
Tuesday, September 06, 2022
 

 Cheguei e fiz o 1º tratamento, já respiro outro.

E enfiado em Alter Pedroso onde subi ao Castelo e andei de baloiço.... acabo de ler este livro sobre personagens maiores que a vida, Yves Montand e Jorge Semprún, onde aparecem outros que os acompanharam, em jeito de romance biográfico.

e claro que estas vidas teriam para mais, muito mais livro(s).....


Labels: ,

 
Sunday, September 04, 2022
 

 Por vezes, raro é certo, há situações vividas ou imaginadas que não conseguimos tirar da cabeça. Ir viajar, ainda que para estar quieto e fazer umas águas poderá. Ou ler um policial estranho, onde temos que seguir a história e os personagens.....

este de um membro da Oulipo, da qual que aprecio diversos autores. Entre a linguagem e a realidade existem ficções e a matemática.

Labels: , ,

 
 

 De Raimundo Quintal esta: 

Nome científico: Etlingera elatior (Jack) R. M. Sm.

Nome vulgar: Rosa-de-porcelana, bastão-do-imperador

linda de morrer

Labels: ,

 
civetta.buho@gmail.com

ARCHIVES
06/01/2003 - 07/01/2003 / 07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 09/01/2007 - 10/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 11/01/2007 - 12/01/2007 / 12/01/2007 - 01/01/2008 / 01/01/2008 - 02/01/2008 / 02/01/2008 - 03/01/2008 / 03/01/2008 - 04/01/2008 / 04/01/2008 - 05/01/2008 / 05/01/2008 - 06/01/2008 / 06/01/2008 - 07/01/2008 / 07/01/2008 - 08/01/2008 / 08/01/2008 - 09/01/2008 / 09/01/2008 - 10/01/2008 / 10/01/2008 - 11/01/2008 / 11/01/2008 - 12/01/2008 / 12/01/2008 - 01/01/2009 / 01/01/2009 - 02/01/2009 / 02/01/2009 - 03/01/2009 / 03/01/2009 - 04/01/2009 / 04/01/2009 - 05/01/2009 / 05/01/2009 - 06/01/2009 / 06/01/2009 - 07/01/2009 / 07/01/2009 - 08/01/2009 / 08/01/2009 - 09/01/2009 / 09/01/2009 - 10/01/2009 / 10/01/2009 - 11/01/2009 / 11/01/2009 - 12/01/2009 / 12/01/2009 - 01/01/2010 / 01/01/2010 - 02/01/2010 / 02/01/2010 - 03/01/2010 / 03/01/2010 - 04/01/2010 / 04/01/2010 - 05/01/2010 / 05/01/2010 - 06/01/2010 / 06/01/2010 - 07/01/2010 / 07/01/2010 - 08/01/2010 / 08/01/2010 - 09/01/2010 / 09/01/2010 - 10/01/2010 / 10/01/2010 - 11/01/2010 / 11/01/2010 - 12/01/2010 / 12/01/2010 - 01/01/2011 / 01/01/2011 - 02/01/2011 / 02/01/2011 - 03/01/2011 / 03/01/2011 - 04/01/2011 / 04/01/2011 - 05/01/2011 / 05/01/2011 - 06/01/2011 / 06/01/2011 - 07/01/2011 / 07/01/2011 - 08/01/2011 / 08/01/2011 - 09/01/2011 / 09/01/2011 - 10/01/2011 / 10/01/2011 - 11/01/2011 / 11/01/2011 - 12/01/2011 / 12/01/2011 - 01/01/2012 / 01/01/2012 - 02/01/2012 / 02/01/2012 - 03/01/2012 / 03/01/2012 - 04/01/2012 / 04/01/2012 - 05/01/2012 / 05/01/2012 - 06/01/2012 / 06/01/2012 - 07/01/2012 / 07/01/2012 - 08/01/2012 / 08/01/2012 - 09/01/2012 / 09/01/2012 - 10/01/2012 / 10/01/2012 - 11/01/2012 / 11/01/2012 - 12/01/2012 / 12/01/2012 - 01/01/2013 / 01/01/2013 - 02/01/2013 / 02/01/2013 - 03/01/2013 / 03/01/2013 - 04/01/2013 / 04/01/2013 - 05/01/2013 / 05/01/2013 - 06/01/2013 / 06/01/2013 - 07/01/2013 / 07/01/2013 - 08/01/2013 / 08/01/2013 - 09/01/2013 / 09/01/2013 - 10/01/2013 / 10/01/2013 - 11/01/2013 / 11/01/2013 - 12/01/2013 / 12/01/2013 - 01/01/2014 / 01/01/2014 - 02/01/2014 / 02/01/2014 - 03/01/2014 / 03/01/2014 - 04/01/2014 / 04/01/2014 - 05/01/2014 / 05/01/2014 - 06/01/2014 / 06/01/2014 - 07/01/2014 / 07/01/2014 - 08/01/2014 / 08/01/2014 - 09/01/2014 / 09/01/2014 - 10/01/2014 / 10/01/2014 - 11/01/2014 / 11/01/2014 - 12/01/2014 / 12/01/2014 - 01/01/2015 / 01/01/2015 - 02/01/2015 / 02/01/2015 - 03/01/2015 / 03/01/2015 - 04/01/2015 / 04/01/2015 - 05/01/2015 / 05/01/2015 - 06/01/2015 / 06/01/2015 - 07/01/2015 / 07/01/2015 - 08/01/2015 / 08/01/2015 - 09/01/2015 / 09/01/2015 - 10/01/2015 / 10/01/2015 - 11/01/2015 / 11/01/2015 - 12/01/2015 / 12/01/2015 - 01/01/2016 / 01/01/2016 - 02/01/2016 / 02/01/2016 - 03/01/2016 / 03/01/2016 - 04/01/2016 / 04/01/2016 - 05/01/2016 / 05/01/2016 - 06/01/2016 / 06/01/2016 - 07/01/2016 / 07/01/2016 - 08/01/2016 / 08/01/2016 - 09/01/2016 / 09/01/2016 - 10/01/2016 / 10/01/2016 - 11/01/2016 / 11/01/2016 - 12/01/2016 / 12/01/2016 - 01/01/2017 / 01/01/2017 - 02/01/2017 / 02/01/2017 - 03/01/2017 / 03/01/2017 - 04/01/2017 / 04/01/2017 - 05/01/2017 / 05/01/2017 - 06/01/2017 / 06/01/2017 - 07/01/2017 / 07/01/2017 - 08/01/2017 / 08/01/2017 - 09/01/2017 / 09/01/2017 - 10/01/2017 / 10/01/2017 - 11/01/2017 / 11/01/2017 - 12/01/2017 / 12/01/2017 - 01/01/2018 / 01/01/2018 - 02/01/2018 / 02/01/2018 - 03/01/2018 / 03/01/2018 - 04/01/2018 / 04/01/2018 - 05/01/2018 / 05/01/2018 - 06/01/2018 / 06/01/2018 - 07/01/2018 / 07/01/2018 - 08/01/2018 / 08/01/2018 - 09/01/2018 / 09/01/2018 - 10/01/2018 / 10/01/2018 - 11/01/2018 / 11/01/2018 - 12/01/2018 / 12/01/2018 - 01/01/2019 / 01/01/2019 - 02/01/2019 / 02/01/2019 - 03/01/2019 / 03/01/2019 - 04/01/2019 / 04/01/2019 - 05/01/2019 / 05/01/2019 - 06/01/2019 / 06/01/2019 - 07/01/2019 / 07/01/2019 - 08/01/2019 / 08/01/2019 - 09/01/2019 / 09/01/2019 - 10/01/2019 / 10/01/2019 - 11/01/2019 / 11/01/2019 - 12/01/2019 / 12/01/2019 - 01/01/2020 / 01/01/2020 - 02/01/2020 / 02/01/2020 - 03/01/2020 / 03/01/2020 - 04/01/2020 / 04/01/2020 - 05/01/2020 / 05/01/2020 - 06/01/2020 / 06/01/2020 - 07/01/2020 / 07/01/2020 - 08/01/2020 / 08/01/2020 - 09/01/2020 / 09/01/2020 - 10/01/2020 / 10/01/2020 - 11/01/2020 / 11/01/2020 - 12/01/2020 / 12/01/2020 - 01/01/2021 / 01/01/2021 - 02/01/2021 / 02/01/2021 - 03/01/2021 / 03/01/2021 - 04/01/2021 / 04/01/2021 - 05/01/2021 / 05/01/2021 - 06/01/2021 / 06/01/2021 - 07/01/2021 / 07/01/2021 - 08/01/2021 / 08/01/2021 - 09/01/2021 / 09/01/2021 - 10/01/2021 / 10/01/2021 - 11/01/2021 / 11/01/2021 - 12/01/2021 / 12/01/2021 - 01/01/2022 / 01/01/2022 - 02/01/2022 / 02/01/2022 - 03/01/2022 / 03/01/2022 - 04/01/2022 / 04/01/2022 - 05/01/2022 / 05/01/2022 - 06/01/2022 / 06/01/2022 - 07/01/2022 / 07/01/2022 - 08/01/2022 / 08/01/2022 - 09/01/2022 / 09/01/2022 - 10/01/2022 / 10/01/2022 - 11/01/2022 / 11/01/2022 - 12/01/2022 / 12/01/2022 - 01/01/2023 / 01/01/2023 - 02/01/2023 / 02/01/2023 - 03/01/2023 / 03/01/2023 - 04/01/2023 / 04/01/2023 - 05/01/2023 / 05/01/2023 - 06/01/2023 / 06/01/2023 - 07/01/2023 / 07/01/2023 - 08/01/2023 / 08/01/2023 - 09/01/2023 / 09/01/2023 - 10/01/2023 / 10/01/2023 - 11/01/2023 / 11/01/2023 - 12/01/2023 / 12/01/2023 - 01/01/2024 / 01/01/2024 - 02/01/2024 / 02/01/2024 - 03/01/2024 / 03/01/2024 - 04/01/2024 / 04/01/2024 - 05/01/2024 /


Powered by Blogger