insignificante
Friday, December 31, 2021
 

 O último dia do ano, faz anos morreu o meu querido tio André, hoje continuo na música, nestas sublimes criadas pelo fantástico povo das ilhas, e pelos livros. Esperando no próximo voltar a vê-las, e vulcões, e o som do vento a musicar-me os ouvidos, e imaginar a caneta a continuar o conhecimento.

que a continuação traga, traz sempre coisas novas e inesperadas, numa festa sem fim, como dizia Bakunine, e que possamos ter comida e empatia para encher o corpo e espírito para lhe dar vida.

Para todos, os 50.000 que por aqui passaram este ano, e que espero aqui estejam, e para todos que o ano do tigre e da água ao menos sirva para proteger o tigre e manter a água.


Labels: , ,

 
Thursday, December 30, 2021
 

 Parece que estou aqui, em Cabo Verde, a ouvir o vento, o mar crioulo e a morna ou outras músicas locais, e observar belas caboverdianas dançar, e visitar vulcões, ou ilhas bravas....

este livrinho de pequenas estórias, do melhor que fazem a vida das ilhas, prende-nos, as sentimos na densidade da sua escrita, mesmo em françês. Sonho.


Labels: ,

 
Wednesday, December 29, 2021
 

 É um dos lugares mais tristes do mundo, como todas as igrejas em geral, onde se realiza o ritual da morte sacramentada, e hoje na Praça de Londres, pelo menos o conforto de velhos amigos, que com o João partilhámos aventuras e desventuras, alegrias, zangas e tristezas. E solidariedades.

À maneira dele foram distribuídos postais com fotos e caricaturas e pequenos excertos de comunicação.

este agradou-me especialmente. É o João 100%, não há nada mais a dizer.


Labels:

 
Tuesday, December 28, 2021
 

Fui hoje almoçar com um amigo aos Tibetanos, contei-lhe a estória daquele espaço que frequento à mais de 40 anos, onde hoje é o, excelente, restaurante era área de meditação e no andar de cima havia um simpático bar, tivemos na palheta, sobre política e vergonhas dessa, e de acordo sobre a generalidade dos temas, também são cerca de 40 anos de conhecimento e amizade.....

No caminho passei na Ferin, onde comprei dois livrinhos sobre Cabo Verde, um penso que já li, mas não se perde a sôdade.... e no caminho li este abaixo, sobre mais um escândalo da reciclagem, o nosso papel velho, os nossos plásticos, outros resíduos são processados.... em parte.... no Vietname, uma vergonha, mas o nosso ministro da Ambiente diria que é excelente, um trapaceiro, um videirinho.

um livro, mesmo, de bolso, onde confirmamos que vivemos cada vez mais num buraco.


Labels: , ,

 
Monday, December 27, 2021
 

 Ainda com uns pózinhos de ressaca (atenção não de coca, que há muitos anos que não provo!) e sob a anestesia da brutal e inesperada morte do J.P.C. passo o dia a vegetar, um curioso, mas sem nada de novo, documentário sobre Fukushima, # O Filho de Fukushima# e a morte da vida nessa.... e um simpático livro, com um título fabuloso  (o fut é excepcional!), e que me aprende muito mais sobre os momentos que levaram ao ascenso do nazismo, os excessos revolucionários, as múltiplas cisões e re-cisões do movimento comunista, e o percurso de um comunista libertário, a partir de meados dos anos 20, nos EUA.

Sabem do meu apreço por essa linha, contra tudo e contra todos.....

os dias tristes vão continuando, acabo de receber a notícia da morte de E.O.Wilson, que esse com as leis da vida compaginou. Paz ao seu pensamento.

Labels: , ,

 
Sunday, December 26, 2021
 

 Estes tempos tristes, muito trites ficaram de negro escuro. Morreu o João Paulo Cotrim. Cruzámo-nos há 40 e tal anos, ele ainda era um puto, ligado a estruturas da igreja, mas já defendendo causas ecologistas. Ao longo da vida fomo-nos cruzando e descruzando sempre com energias, quem não as tinha com ele que era uma natureza, claro como todas as naturezas com as suas contradições. Recentemente esteve para ser meu editor, mas por uma das tais contradições, escapou. Tínhamos almoçado há pouco e novos projectos estavam no ar, até lhe enviei um rascunho e tinha patrocínio do grupo Impressa. Iriamos criar algo novo. Na altura disse-me que estava recuperado do linfoma e o almoço foi comido e bebido quase como noutros tempos.

Ficará um buraco na alma de quem o conheceu, e de quem o estimou. A ecologia, também, o deixa registado. Eu chorei.



Labels:

 
 

 Existem tempos que não existem. Estes dias, enevoados, húmidos e frios, em que a vida parou ou ficou no limbo desse tempo que não existe, nem passa.

Não há volta a dar à depressão da época, cinzenta e inodora, que nem mesmo as leituras conseguem afugentar. Esta por exemplo é desnecessária, um autor em perseguição de uma morta, não andamos sempre com uma presente no nosso quotidiano, mesmo que tenha passado, o que neste tempo não é provável, nem chorando.

o livro é um conjunto de ressacas, entremeadas por momentos de sobriedade, mas manifestamente escrito embriagado, e até o título é uma mistificação, de Lisboa só restam os Prazeres....


Labels: ,

 
 

Parece que foi ontem, mas foi neste dia há 44 ou 45 anos que terminei o #On the Road# de Jack Kerouac, livro que me marcou e que no ano, nos anos seguintes me levou de comboio, à boleia, ou a pé pela Europa fora. Também já estive  (de avião e camioneta), na Argentina, sobretudo em Buenos Aires.

Embora me fascinem, também, os desertos nunca fui à Patagónia e ao sul da Argentina /Chile, que neste livro esquisito de Claudio Magris nos é relatado, com grande erudição, nas biografias de 3 personagens maiores que a sua vida, com detalhes de grande suculência e conhecimento, onde apreendemos que as cores são comprimentos e frequências de ondas registadas nos nossos cérebros, e além de numa escrita de grande qualidade nos confirmar e desenvolver muito conhecimento, dá-nos uma novidade que reduz a minha consideração por um dos nossos gigantes, que até referi, porque o era, como um  militante anti-esclavagista. Pois Darwin considerava os "fueginos,  seres abjectos  e espécies de ourangotangos, o que terá contribuído para o seu total extermínio.
 

Labels: , ,

 
Saturday, December 25, 2021
 

 Ontem trocámos uns mails e nos divertimos com ilusões, manipulações e mentiras, ditas cientificas.

Este é um deles, vejam bem o desplante:

nada, senão a morte, é definitiva, hoje é um dia para o recordar. Faz anos morria, talvez, a pessoa mais importante da minha vida.


Labels: ,

 
Friday, December 24, 2021
 

 Um almoço de alto gabarito e uma converseta exemplar com o dono:

a marisqueira/restaurante Atlântico no Junqueiro, onde nos regalámos com uns percebes muito sabidos a mar, umas gambas notáveis e um cabrito de primeira, bom vinho e atendimento muito simpático:

e o pauzinho, no dito, e na converseta  foi fatal..



Labels: ,

 
 

 Na S.N.B.A. está uma muito simpática exposição de Cruzeiro Seixas, grande poeta e pintor surrealista.

Com uma foto espúria e títulos da minha responsabilidade aqui:

nada mais apropriado, para este dia mitológico, inventado pelo Imperador Constantino no século IV que este Natal!

E esta é a cadeira toiro, que esse sim se comemorava, com o Deus Mitra no Solstício:

e talvez um dos meus petiscos favoritos, que aqui não é o ovo estrelado, para acompanhar o bacalhau com couves, cozido.


que não poderá ser comido pelos colibri, ou beija-flor...


porque esses são reais e imaginários.

Labels: ,

 
Thursday, December 23, 2021
  Yves Montand - Le chant des partisans (Le chant de la libération)

Certamente o último filme do ano. O magnífico #La Solitude du Chanteur de Fond# , de Chris Marker que é a preparação (espectacular e super detalhada) por Yves Montand do concerto no Olympia de solidariedade com os refugiados chilenos, depois do golpe contra Allende e a democracia. Nesse concerto esta canção é cantada com enorme emoção, que nos leva á lágrimas. Esta canção me embala desde a adolescência e aqui fica noutro registo.

Labels: , ,

 
 

 Chegados a esta altura costumo estar rodeado de livros...

Pois há cada vez menos livros apropriados, embora sejamos sepultados por toneladas de edições, em centenas milhares de exemplares que só tem o caminho da guilhotina, invendáveis a não ser para encher algumas estantes.

Livros de qualidade, ou algum clássico que nos tenha escapado ou alguma novidade fulgurante, novos cada vez o espectro é menor, em todas, todas as áreas. Ou compramos e lemos, até de autores que aprecio, remakes, plágios mais ou menos descarados, ou cópias com mais, ou menos, um bocadinho.

Encontrei este livrinho, lá estão dois gigantes, claro republicação da Arendt e um novo de Agamben:

de uma editora que publica em português, e agora está a ir aos clássicos....

Irei à livraria francesa logo, em desespero de leituras, mas mesmo lá se encontra cada vez menos novidades.... Vamos continuar em busca, do tempo perdido.

Labels: ,

 
 

 Por amizade, e essa é um elemento estruturante da verdadeira política de ambiente, com as diferenças e contradições que nessa possam coexistir, e também em reconhecimento dos pauzinhos que fui metendo para um correcto ordenamento do território e nesse uma lógica integrada para as áreas protegidas, perguntaram-me e desde logo nem tal era preciso, pois me conhecem bem assinei o texto aqui.

Muitos outros problemas temos na nossa política (ausência dessa) de ambiente. Mas recordo Gonçalo Ribeiro Telles, ora que entramos no ano do seu 100 aniversário e o Fernando nos 1º tempos de Abril....

Começávamos. Hoje continuamos. Um forte abraço amigo para os firmantes, e muitos outros que sei se reconhecem neste texto.

carregar duas vezes para melhor leitura.


Labels: , ,

 
Tuesday, December 21, 2021
 

 Hoje pelas 4 da tarde será o solstício de Inverno e termos a maior noite do ano, a Lua está em Quarto Minguante e o ano de 5782 apresta-se, assim como o de 2022, ou outra numeração qualquer, errada que o ano deveria começar, ou melhor terminar no equinócio de Outubro.

La nave va ... e arriva.

Com o tempo que passa, e também com o acumular de tudo, cada vez vemos mais disparates, non-senses, asneiras mesmo, por responsáveis da treta que temos. Todos os dias escavamos mais, mais, mais, na busca de miragens.

Logo irei, num programa de rádio, numa hora apresentar um programa político ecologista e social de salvação. Claro que será só para registo e para que no futuro haja referências.

O O.I.E. https://obseribericoenergia.pt/index.php continua de vento em popa. Inscrevam-se. O objectivo é chegar a 500 inscritos este ano. Ou mais.

Labels: , ,

 
Monday, December 20, 2021
 

 pois estamos no ano 5781, desde a criação disto tudo, segundo a Bíblia.

https://report.jewishvoiceforpeace.org/

e ontem, dia do tal, recebi um telefonema de desculpas mal paridas, de uma que tive que mandar pró caralho. Como referi o objectivo era pedir-me desculpa por me ter perguntado se era contra o Avaaz por não gostar de judeus, depois de ter-lhe explicado que o AVAAZ, para o qual contribui, também financeiramente, não tem a mínima credibilidade, não faz qualquer investigação sobre os casos que adopta e não se interessa nada por comentários que saiam da sua lógica de angariar pataco.

A estória é simples, era vice-presidente da Amnistia Internacional e um conhecido diz-me que tem um processo em análise com os juristas dessa há mais de um ano. Chego à sede e peço o processo e depois de falar com uma colega jurista da direcção o processo foi resolvido, Nem pensar em nos envolver nesse, não tem nada a ver com direitos. Pois passado alguns meses vejo-o num abaixo assinado da AVAAZ, escrevi-lhes e a resposta que tive foi que o texto, que já tinha 7 assinaturas (ao fim de 3 meses), reivindicava direitos humanos e portanto davam a chancela. Era o direito humano de um italiano de se constituir candidato ou mesmo de ser Rei de Portugal. Nem mais.Vejam a lata do fulano. E o desnorte da entidade.

Contei-lhe isto e ela achou que eu não gostava da AVAAZ por serem judeus (o que eu ignorava e continuo a desconhecer) pois disse-lhe que eu próprio o era, e chamar-me nazi, não admitia a ninguém e enviei-a pró caralho.

Ontem telefonou-me. no espírito da quadra, e como estou à espera de chamada de número não identificado, atendi. Era para, depois de se embrulhar, pedir-me desculpa.

Devia tê-lo feito há muito. Que fique bem.

Labels: , ,

 
  El pueblo unido jamas será vencido

A filmagem é de Dezembro de 2019, mas circula hoje como se fosse actual, no dia em que, novamente, a ditadura do Chile é derrotada nas urnas e Allende sigue vivo..... e seja como seja deixa-nos um frio a percorrer a espinha, e todas as memórias.

Labels: ,

 
  Melting of the Thwaites Glacier could rewrite the global coastline

Este estará amanhã no Observatório. 😙E é dedicado aos que acham que somos radicais. 5 metros e milhões, milhões de deslocados.

Labels: ,

 
Saturday, December 18, 2021
 

ainda antes do opíparo e bem acompanhado almoço ( a morcilla estava estupenda, os callos do outro mundo e os ovos, com batata e cebola divinos) fomos ao simpático Museu de Arquelogia onde encontrei essa cabeça que merece adoração, mágica.

Depois de almoço fomos à Ermida de S.Mamés

e contigua a essa a cidade/villa romana de Turóbriga, grande, mas insuficientemente valorizada e escavada, e há que dizé-lo sem grandes referências de registo, mas aqui ficam as Termas, que me fascinam, e estas deviam ser enormes:



Labels: ,

 
 

 Hoje estive em visita guiada pelo amigo António Chamizo em Aroche. Além de locais que já conhecia, como a praça de touros, voltei à Ermida:

onde voltei a ver esta imagem espectacular de J.C. (sobre cuja irrealidade tivemos uma simpática conversa, pois se só aparece 80/90 anos depois da sua suposta existência e ainda por cima inventado cheio de contradições).

Prossegui, julgo que nunca lá tinha entrado  pela catedral:



Da qual se vê o altar mor, o orgão e uma "virgem", da qual alguns adoram a lua....


Labels:

 
Friday, December 17, 2021
 

 Hoje aprendi algo que desconhecia completamente. No nosso país as Câmaras municipais já foram emissoras de papel/moeda, o que é uma boa notícia para lógicas alternativas ao Euro, que se vão desenvolvendo, por aqui e ali nesta Europa, a nível comunitário e local.

http://estadodebarrancos.blogspot.com/search/label/papel-moeda

Obrigado ao Jacinto Saramago, que no seu estadodebarrancos vai divulgando informações, notícias e novidades da nossa terra! Bom ano!

Labels: , ,

 
Thursday, December 16, 2021
 

 Termino as leituras deste período "terapêutico", à lareira:

aqui, a horita, com este livro de dor e revolta:

que me levou à Furna, Vilarinho da e à  Luz, Aldeia da, e a tantas outras que visitei antes do cutelo.

Um romance emotivo de memórias e estórias, do que não deveria ter sido assim.

Labels: , ,

 
Wednesday, December 15, 2021
 

 Hoje fui até Mourão, claro ao cozido de grão da Adega Velha. Converseta e &.

À Lareira hoje li este, simpático italiano, que chegou a ser euro-deputado pelos Verdi, e que tem uma carreira notável como montanhista, que aqui discorre sobre tudo que se liga a montanhas.

e continuo a conversa.....

Labels: ,

 
Tuesday, December 14, 2021
 

 Um dia que começou muito mal. Uma escaramuça com um carro dos Seguros Bilbau. Mais prejuízo....

e o dedo, agora que a bolha rebentou, a chatear. Falta de livros, lá comprei dois na livraria de Zafra e em Encinasola encontro este:

que li hoje à noite à lareira. O título deveria ser estórias que nada de registo e ciência temos neste romance, que é certo copia muita história e aceita dados (por exemplo sobre Viriato) hoje totalmente desmentidos, assim como muitas invenções, além de uma ideologia levemente troglodita.

E, todavia, com momentos muito interessantes, claro que se houvera tido edição só ficaria a ganhar. Fiquei com muito mais informação sobre o general Prim e só posso concordar com a análise que o autor faz sobre o barranquenho, mas discordar de um nacionalismo seródio  ( e outra vez sobre a história da Ibéria a todos os títulos lamentável, faz lembrar a história do Estado Novo) que percorre o livro.

Foi uma noite que valeu.

Labels: , ,

 
Monday, December 13, 2021
 

 Um dos melhores livros sobre o mar e as suas relações que já li, em forma de romance/documentário.

Faz lembrar o #Breviário Mediterrâneo# pela cultura sobre as artes, mas mergulha numa agradável trama romanesca que remete para o # Moby Dick#. Uma leitura de encher as medidas.


Labels: , ,

 
Sunday, December 12, 2021
  La última frontera del lobo ibérico

Caminha pelo tempo

Pela senda da “alma”

Passo a passo.

 

 

Há muito que não lia um número da Quercus com tanto interesse. Esse vídeo sobre o Lobo e este artigo sobre vulcões, além de mais 3 ou 5 de alto gosto!



Labels: , ,

 
 

 Aqui:

e aqui:


Labels:

 
 

 Ontem fui pequeno almoçar umas migas a Zafra, comprar o El Pais (que estupidez deixarem de o vender em Portugal!) e

comprar este magnífico número da Quercus, e nem sequer as lindas corujas-das-torres influem  no "pensiero". Estou extasiado.

E, por amizade com o meu querido amigo Fernando, mas também por o tema da socio-antropologia me fascinar, fui à tarde a Aldeia Nova de S.Bento (ora vila é certo, mas a população continua a ser "aldeana") ao lançamento deste:

fiz cerca de 300 kms, tendo passado o lusco fusco a ver uma paisagem espectacular (noutra posta).

Chegado a casa, feito o lume, comecei a folhear o livro, deixando a Quercus em expectativa.

E tenho que dizer da obra magnífica (e lamento o desinteresse das autoridades municipais de Serpa, ausentes do lançamento e nem apoiantes da edição!), que, com cunho pessoal e obviamente relevando os interesses "desportivos" do autor é um excelente levantamento, por vezes com excesso de pormenores, de uma terra onde também tenho ligações familiares (La Féria, que é meu parente distante, e primos afastados!).

A descrição das profissões, essas muito bem detalhadas, a descrição de factos e acontecimentos mesmo que triviais, mergulha-nos no passado e também na sua continuidade desta aldeia.

Ao fim da tarde com o amigo Chamizo recordámos tempos similares nas nossas terras, a falta de água e esgoto, os pés descalços, a ida à fonte, os mesteres, a vida.

Estórias e História cada qual no seu poiso e articulando-se.


Labels: , , ,

 
Friday, December 10, 2021
 

 Um livro de 1ª. Excelente leitura e cheia de dados e novas informações, sobre os custos do digital/numérico, que nem eu fazia ideia*.

Nada é inevitável e nada é garantido:

e os episódios relatados são de grande estilo, seja sobre as bases de dados, seja sobre a Greta.

Um livro a que voltarei em artigos em calha.

* além de 10% do consume eléctrico mundial, o enorme consumo de recursos minerais a destruição dos fundos marinhos e não pára aí.


Labels: , ,

 
 


 

Labels: ,

 
 

 Será, ou já foi, publicado no Gazeta da Beira (não confundir com outras Gazetas!):

A moral e a política

“Passa um cúmulo-nimbo

O Vento sopra

Poderá chover”

 Haiku anónimo

“Se algo pode correr mal, vai correr (mesmo) mal”, essa a 1ª das conhecidas leis de Murphy.

Recordo que no gabinete do então comissário da Expo 98, Cardoso e Cunha, estarem as leis de Murphy emolduradas em grande evidência. Julgo que em 1993 (ou 94) fiz parte, com cerca de uma dezena de especialistas em ambiente, de uma comissão criada para dar orientações sobre a obra de desmantelamento das estruturas industriais e analisar os problemas ambientais dessas.

Tivemos duas ou três reuniões, de grande espessura, onde tudo era discutido e problematizado. Chegou-me aos ouvidos que estávamos a criar muitos problemas e o facto é que fomos todos dispersos, um para cada serviço (eu fui para a educação ambiental, outros para a comunicação, outros promovidos a directores de serviço, outros para o ministério e até houve quem fosse para as Bermudas).

Não se podia atrasar a obra com minudências ambientais. Os lixos não foram devidamente processados, os terrenos não foram devidamente descontaminados ou nem sequer, a obra sofreu entorses por necessidades de construir mais, mais, mais.

E recordo que tinha assinado um contrato em como não diria nada, sobre o que viesse a saber. Já deve ter caducado.

Os resíduos industriais(metais pesados, escórias militares e de petróleos e outros) foram espalhados, por aí, e nem sempre cumprindo as condições requeridas e sem grandes controles ambientais. Ainda se encontram, por aqui, ali e acolá.

Mas o pior, o pior mesmo, e eu que além de educação ambiental levava os visitantes a ver a desgraça ambiental que era aquele espaço tenho a perfeita consciência da enormidade do desastre que ali existia, o pior é que a descontaminação dos solos, que havia sido um tema central do grupo de trabalho acima mencionado, pois, foi escassa, ou mesmo nula. Avisei na altura do potencial poltergeist. Mas a Expo tinha que ser em 98.

Há alguns anos na zona da escola os cheiros vindos do solo anunciavam o inevitável, por mais betão que se coloque a natureza, como também diz uma das leis de Murphy, “se se mexe com ela o resultado vai ser uma falha, fatal”.

Depressa e bem não há quem diz o nosso povo.

Mas era, minha intenção,  escrever sobre alterações climáticas e a hipocrisia dos políticos sem vergonha que temos, que dizem uma coisa e fazem outra, o nosso ministro foi a Glasgow perorar sobre o.... lítio, que não vai resolver nenhum problema ambiental (mais carros eléctricos para quê? Se não substituem os actuais sequer?) e anunciar num país, um país rural e esvaziado, mas com gente que lhe quer, nele vive e trabalha, pois foi anunciar esse país pejado de minas, minas, minas, a desertificar mais, a contaminar mais, a destruir mais, uma autêntica bazuca!.

Temos que dar uma volta a isto, temos que agir, a nível local, organizando resistências, fazendo e acontecendo contra a lógica totalitária do crescimento, do mais, do mais o quê? Intervindo e procurando alterar um sistema político anquilosado, sobre as  autarquias tenho um livro em colaboração com Tomaz Albuquerque #O Clientelismo, doença infantil da democracia#, e sobre o sistema eleitoral nacional também temos muito escrito, do método de Hondt distorcido, aos muitos milhares de votos para nada, aos círculos imperfeitos à representação nula.

Temos um país vaziado, sem representação.....donde as minas e donde as plantações industriais e donde a destruição da continuidade, desse país que resiste. Nós. Continuamos.

https://obseribericoenergia.pt/

 

 

Labels: , ,

 
Wednesday, December 08, 2021
 

 Não houve, já se sabia há muito, não houve procissão.

Não saí de casa, li 330 das 440 páginas do livro de Gautier #Voyage en Espagne#, acabarei amanhã. Uma excelente surpresa, escrita detalhada e leve, como em viagem.

Ouvi algumas músicas em reavivo de memória,

e passei o tempo.....que se desvanece em fumo.

Labels: , ,

 
Tuesday, December 07, 2021
 

 O dedo ainda não rebentou a bolha, mais Halibut....

Ida a Encinasola e a tarde a limpar o mail de pesos mortos. Pela tarde ponho o algoritmo a trabalhar, nos contactos de mail, ainda fiquei com cerca de 400,  há 5 anos eram mais de 2.000... a vida vai-nos reduzindo....

Tenho 3 livros em leitura, problemas com a letra de um muito divertido, minúscula, difícil ler à noite.

 

Uma viagem simpática de um aficionado, já dei um salto ao capítulo sobre a fiesta, muito castiço e simpático.

Na linha dos vários estrangeiros que nos visitaram no século XIX, uma crónica de costumes rigolo, e uma verve muito francófona. 

 

 

 

Continuo o Atlas, livro denso que requer pausas, e absorção. O comentarei....


 













E há lareira começo mais um delírio de Perec. Um livro em que não utliza uma vogal! Fantástico!

E como habitual nele é uma ileitura transformada em ficção.

leituras até ao fimdesemana.


Labels: , , ,

 
Monday, December 06, 2021
 

Um momento Zen, absoluto. 

Uma lareira (onde acabei por queimar um dedo, que faz parte!) um charuto Nica, um bourbon Jim Bean, o Ennio Morricone, um quadro (o Torreiro de Fogo) do meu saudoso amigo Zé André, e imagino os diálogos espantosos do Johnny Guitar do Nicholas Ray.Imagino outras coisas.

Coloco o outro CD e continuo no bourbon, acabo o charuto, ponho Halibut no dedo queimado, a dor esvai-se no Zen. O Zen é o fim da dor, é o fim.

Penso que só a dor existe. Recordo o livro Tibetano dos mortos, e da vida.

Estes são os tempos mais tristes, estes são os tempos. Vamos resistir. Talvez.

Labels: ,

 
 

 Do nosso querido amigo Jorge Paiva contamos todos os anos com um magnífico postal, seja as fotos, seja o texto, directo e incisivo.

Este ano, na linha do que temos vincado, do colapso cada vez mais iminente. Continuamos a luta!




Labels: ,

 
Sunday, December 05, 2021
 

 Conheço e estimo o autor, que tem notável obra e foi um dos dinamizadores da reformulação, com imperfeições como toda a obra, especialmente nalguns limes e nos nomes das novas, das freguesias de Lisboa, julgo que de 53 para 24!

O João Seixas é um notável socio-geografo, que aqui nos deixa um excelente resumo, completo levantamento do Estado da Arte de Lisboa, da A.M.L., e do seu entorno. Levantamento muito completo que só me desilude (será porque a Fundação não o permite? será porque deixa para outra obra? porque será?) na falta de prospectiva e de propostas para o futuro, sendo que aqui e ali as aflora (ex: a necessária alteração do sistema eleitoral autárquico e dos órgãos desse, ou sobre a lógica das ligações verdes e de novos sistemas energéticos com essas articulados).

Uma excelente leitura, para já.

ficamos em espera de mais, e de mais articulações como o futuro.


Labels: , ,

 
Saturday, December 04, 2021
 

 Wes Anderson é, sem a mínima, um dos melhores criadores e realizadores de cinema dos nossos tempos.

E este:

ou aqui no cartaz nacional:

é mais um dos seus filmes que reconstroí alguma história do cinema, cheio de referências, e nos dá uma, mais uma, visão dos nossos tempos e da comunicação.

Um filme de culto.


Labels:

 
  Dead Combo featuring Marc Ribot Full Concert @ FMM 2012

Será sempre presente.

Labels:

 
Friday, December 03, 2021
 

 É, sem a mínima dúvida, uma das nossas!

https://amensagem.pt/2021/11/26/josephine-baker-heroina-negra-e-espia-em-lisboa-vai-entrar-no-panteao-de-paris/

aqui contada/desenhada em resumo.

Labels: ,

 
 

 Entramos no que deveria ser o terceiro mês do ano, e encontros, conversas, almoços e jantares sucedem-se. Eu irei estar em semi-reclusão nos próximos 15/20 dias.

Leituras, este ano menos.... escritas se houver engenho, meditação e o habitual.

A caminho, ainda irei a uma Assembleia Geral da Coopérnico, amanhã: https://www.coopernico.org/  e, talvez, ver um filme, contarei.

Hoje acabei o último livro (já acabado por colaboradora, nota-se!) de Andrea Camilleri:

mais uma aventura, dos habituais, muito dejá vu, mas que se lê com agrado.
 

Labels: ,

 
Thursday, December 02, 2021
 

 Trabalhos domésticos, antes de partir para isolamento. E uma leitura en passant de um livro datado (agora publica-se tudo!) sem grande interesse, uma reflexão sem novidade, hoje, sobre a moral, o direito, onde o diabo é uma mera referência retórica. Não sei porquê fez-me recordar um livro de Trosky sobre a moral, onde ele divaga sobre conceitos, também, vagos como a moral deles e a nossa, a amoralidade e a imoralidade, tudo abstracções dos diabos.

a propósito desta editora tive uma simpática conversa com as senhoras da livraria Gatafunhos, em Oeiras, onde não deixei de acarinhar o gato. Sobre o acordês e as livrarias locais. Vamos tecendo a malha do verdadeiro diabo.


Labels: ,

 
Wednesday, December 01, 2021
  LA CROISSANCE VERTE CONTRE LA NATURE

E este notável livro, que justifica a entrevista, acima a não perder.

que assim haja engenho e arte será tópico para alguns artigos.


Labels: , ,

 
 

 Vários parentes e amigos tiveram que desta vida ser libertados. Penso que todos por vontade, O aumento das doses de morfina, inevitáveis, foram erosionando as estruturas cardíacas ou todo o organismo entrou em falência. Não faz qualquer sentido a hipocrisia de alguns, em nome de uma suposta superioridade moral, em nome de absurdos princípios religiosos que não fazem parte de nenhuma exegese doutrinária, em nome da suposta necessidade de sofrer até morrer, e não é sequer razoável criminalizar e impedir, a morte assistida ou a eutanásia.

Estive com uma activista italiana Adele Faccio que me ensinou que o direito mais sagrado é o direito à vida, à verdadeira vida, com dignidade e responsabilidade. O direito ao nosso corpo, o direito a ter direito, a ter o direito sobre a vida deste e claro sobre a morte que é uma parte dessa vida.

É incompreensível que o direito a morrer com dignidade, como e quando, seja protelado por uma decisão beata, e irresponsável do Presidente da República. 

Vamos continuar....

Labels: , , ,

 
civetta.buho@gmail.com

ARCHIVES
06/01/2003 - 07/01/2003 / 07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 09/01/2007 - 10/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 11/01/2007 - 12/01/2007 / 12/01/2007 - 01/01/2008 / 01/01/2008 - 02/01/2008 / 02/01/2008 - 03/01/2008 / 03/01/2008 - 04/01/2008 / 04/01/2008 - 05/01/2008 / 05/01/2008 - 06/01/2008 / 06/01/2008 - 07/01/2008 / 07/01/2008 - 08/01/2008 / 08/01/2008 - 09/01/2008 / 09/01/2008 - 10/01/2008 / 10/01/2008 - 11/01/2008 / 11/01/2008 - 12/01/2008 / 12/01/2008 - 01/01/2009 / 01/01/2009 - 02/01/2009 / 02/01/2009 - 03/01/2009 / 03/01/2009 - 04/01/2009 / 04/01/2009 - 05/01/2009 / 05/01/2009 - 06/01/2009 / 06/01/2009 - 07/01/2009 / 07/01/2009 - 08/01/2009 / 08/01/2009 - 09/01/2009 / 09/01/2009 - 10/01/2009 / 10/01/2009 - 11/01/2009 / 11/01/2009 - 12/01/2009 / 12/01/2009 - 01/01/2010 / 01/01/2010 - 02/01/2010 / 02/01/2010 - 03/01/2010 / 03/01/2010 - 04/01/2010 / 04/01/2010 - 05/01/2010 / 05/01/2010 - 06/01/2010 / 06/01/2010 - 07/01/2010 / 07/01/2010 - 08/01/2010 / 08/01/2010 - 09/01/2010 / 09/01/2010 - 10/01/2010 / 10/01/2010 - 11/01/2010 / 11/01/2010 - 12/01/2010 / 12/01/2010 - 01/01/2011 / 01/01/2011 - 02/01/2011 / 02/01/2011 - 03/01/2011 / 03/01/2011 - 04/01/2011 / 04/01/2011 - 05/01/2011 / 05/01/2011 - 06/01/2011 / 06/01/2011 - 07/01/2011 / 07/01/2011 - 08/01/2011 / 08/01/2011 - 09/01/2011 / 09/01/2011 - 10/01/2011 / 10/01/2011 - 11/01/2011 / 11/01/2011 - 12/01/2011 / 12/01/2011 - 01/01/2012 / 01/01/2012 - 02/01/2012 / 02/01/2012 - 03/01/2012 / 03/01/2012 - 04/01/2012 / 04/01/2012 - 05/01/2012 / 05/01/2012 - 06/01/2012 / 06/01/2012 - 07/01/2012 / 07/01/2012 - 08/01/2012 / 08/01/2012 - 09/01/2012 / 09/01/2012 - 10/01/2012 / 10/01/2012 - 11/01/2012 / 11/01/2012 - 12/01/2012 / 12/01/2012 - 01/01/2013 / 01/01/2013 - 02/01/2013 / 02/01/2013 - 03/01/2013 / 03/01/2013 - 04/01/2013 / 04/01/2013 - 05/01/2013 / 05/01/2013 - 06/01/2013 / 06/01/2013 - 07/01/2013 / 07/01/2013 - 08/01/2013 / 08/01/2013 - 09/01/2013 / 09/01/2013 - 10/01/2013 / 10/01/2013 - 11/01/2013 / 11/01/2013 - 12/01/2013 / 12/01/2013 - 01/01/2014 / 01/01/2014 - 02/01/2014 / 02/01/2014 - 03/01/2014 / 03/01/2014 - 04/01/2014 / 04/01/2014 - 05/01/2014 / 05/01/2014 - 06/01/2014 / 06/01/2014 - 07/01/2014 / 07/01/2014 - 08/01/2014 / 08/01/2014 - 09/01/2014 / 09/01/2014 - 10/01/2014 / 10/01/2014 - 11/01/2014 / 11/01/2014 - 12/01/2014 / 12/01/2014 - 01/01/2015 / 01/01/2015 - 02/01/2015 / 02/01/2015 - 03/01/2015 / 03/01/2015 - 04/01/2015 / 04/01/2015 - 05/01/2015 / 05/01/2015 - 06/01/2015 / 06/01/2015 - 07/01/2015 / 07/01/2015 - 08/01/2015 / 08/01/2015 - 09/01/2015 / 09/01/2015 - 10/01/2015 / 10/01/2015 - 11/01/2015 / 11/01/2015 - 12/01/2015 / 12/01/2015 - 01/01/2016 / 01/01/2016 - 02/01/2016 / 02/01/2016 - 03/01/2016 / 03/01/2016 - 04/01/2016 / 04/01/2016 - 05/01/2016 / 05/01/2016 - 06/01/2016 / 06/01/2016 - 07/01/2016 / 07/01/2016 - 08/01/2016 / 08/01/2016 - 09/01/2016 / 09/01/2016 - 10/01/2016 / 10/01/2016 - 11/01/2016 / 11/01/2016 - 12/01/2016 / 12/01/2016 - 01/01/2017 / 01/01/2017 - 02/01/2017 / 02/01/2017 - 03/01/2017 / 03/01/2017 - 04/01/2017 / 04/01/2017 - 05/01/2017 / 05/01/2017 - 06/01/2017 / 06/01/2017 - 07/01/2017 / 07/01/2017 - 08/01/2017 / 08/01/2017 - 09/01/2017 / 09/01/2017 - 10/01/2017 / 10/01/2017 - 11/01/2017 / 11/01/2017 - 12/01/2017 / 12/01/2017 - 01/01/2018 / 01/01/2018 - 02/01/2018 / 02/01/2018 - 03/01/2018 / 03/01/2018 - 04/01/2018 / 04/01/2018 - 05/01/2018 / 05/01/2018 - 06/01/2018 / 06/01/2018 - 07/01/2018 / 07/01/2018 - 08/01/2018 / 08/01/2018 - 09/01/2018 / 09/01/2018 - 10/01/2018 / 10/01/2018 - 11/01/2018 / 11/01/2018 - 12/01/2018 / 12/01/2018 - 01/01/2019 / 01/01/2019 - 02/01/2019 / 02/01/2019 - 03/01/2019 / 03/01/2019 - 04/01/2019 / 04/01/2019 - 05/01/2019 / 05/01/2019 - 06/01/2019 / 06/01/2019 - 07/01/2019 / 07/01/2019 - 08/01/2019 / 08/01/2019 - 09/01/2019 / 09/01/2019 - 10/01/2019 / 10/01/2019 - 11/01/2019 / 11/01/2019 - 12/01/2019 / 12/01/2019 - 01/01/2020 / 01/01/2020 - 02/01/2020 / 02/01/2020 - 03/01/2020 / 03/01/2020 - 04/01/2020 / 04/01/2020 - 05/01/2020 / 05/01/2020 - 06/01/2020 / 06/01/2020 - 07/01/2020 / 07/01/2020 - 08/01/2020 / 08/01/2020 - 09/01/2020 / 09/01/2020 - 10/01/2020 / 10/01/2020 - 11/01/2020 / 11/01/2020 - 12/01/2020 / 12/01/2020 - 01/01/2021 / 01/01/2021 - 02/01/2021 / 02/01/2021 - 03/01/2021 / 03/01/2021 - 04/01/2021 / 04/01/2021 - 05/01/2021 / 05/01/2021 - 06/01/2021 / 06/01/2021 - 07/01/2021 / 07/01/2021 - 08/01/2021 / 08/01/2021 - 09/01/2021 / 09/01/2021 - 10/01/2021 / 10/01/2021 - 11/01/2021 / 11/01/2021 - 12/01/2021 / 12/01/2021 - 01/01/2022 / 01/01/2022 - 02/01/2022 / 02/01/2022 - 03/01/2022 / 03/01/2022 - 04/01/2022 / 04/01/2022 - 05/01/2022 / 05/01/2022 - 06/01/2022 / 06/01/2022 - 07/01/2022 / 07/01/2022 - 08/01/2022 /


Powered by Blogger