insignificante
Monday, May 31, 2021
 

 É na 5ª da próxima semana, mas desde já envio para agenda.

O regadio, a destruição dos solos pelas monoculturas intensivas e altamente quimiquizadas destrói o território rebenta com os solos e propicia muito, muito trabalho escravo, como vemos por todo o lado.

 Nota:É com grande prazer que vejo crescer os números deste Insignificante. Pelo 2º mês este ano ultrapassamos as 250 visitas diárias, média mensal. E mesmo descontando algumas ociosas de alguns países bizarros, a média de visitas de Portugal ultrapassa, em muito as 150, alguns dias ultrapassa mesmo as 400!!!!

Labels: , , ,

 
Sunday, May 30, 2021
 

 No comments:

The Israeli newspaper Haaretz published the photos of 67 children who were killed in Gaza in the recent 11-day bombardment campaign by the Israel Defense Forces. (Photo: Haaretz)


Labels: , ,

 
 

 No seguimento da posta anterior, hoje leio no Público um autêntico artigo de bufaria de Teresa de Sousa e outro que é um programa político, do mais manipulatório:

Refere esse que o Bloco da Esquerda vai re-agendar a proposta, tímida é certo, de legalização da Folha recreativa. Tudo bem, Mas logo temos uma caixa manipuladora e moral. Atenção cerca de 200 pessoas por ano vão a tratamento por consumo (de produtos eventualmente marados dada a ilegalidade) de cannabis. Claro que eles referes 3 mil e tal.... mas tem que se ler as letras pequenas.... Isto é má, muito má informação, ou melhor é política, reles, muito reles.



Labels: ,

 
Saturday, May 29, 2021
 

 Cheira, de novo, a bufaria e comportamentos pidescos por todo o lado.

E não me referi sómente a nova lei o traço azul, inacreditávelmente aprovada pela totalidade do Parlamento que nos traz de regresso as piores memórias. Ver o artigo de J.P.P. hoje no Público.

Refiro-me ao comportamento social de vigilância que se vem instalando subreptíciamente, e que vai chocar com a pressão, ridícula, da continuação das restrições por um Covid moribundo.

Moribunda está a sociedade e qualquer dia rebenta, como uma panela de pressão, o que aliás já vai acontecendo aqui e ali.

Mas é sobre o comportamento sequioso de proibicionismo de que aliás os novos pides, locutores dos telejornais, e até jornalistas são arautos, Ameaças insidiosas, denúncias e delações são o pão nosso de cada dia incentivado por esses personagens. Que vai dando resultado e vai, também, provocando o seu descrédito, infelizmente nem por todos registado. Ainda se lembram quando um desses locutores nos ameaçava se não nos despíssemos assim que chegássemos a casa iríamos todos morrer!??? E outras anedotas do género, articuladas com as ameaças do papão.

Infelizmente vivemos tempos da maior irracionalidade, em vez de analisarmos a realidade confiamos nums matemáticos, manipuladores de dígitos e ignorantes da realidade para continuar a desmoldar o social, os afectos e os sentimentos. Claro que vai sobrando cada vez menos, mas essa gente não se importa vive na fantasia do mundo digital.

Hoje estava numa esplanada, levantei-me para sair e logo ouvi o comentário "não esqueça a máscara" respondo "claro que não, está no bolso", não havia ninguém, ninguém 5 metros ao redor e o paredão estava semi vazio, mas claro lá estavam os abutres a fazer as suas filmagens e a aumentar o pânico.

E até li um cartaz, contrariando a legislação em vigor, e é essa que conta!, a dizer que é obrigatório usar máscara.... na praia.

Algumas escassamente tapavam as partes podibundas é certo!!!

Vamos a caminho do fundo do poço e os nossos políticos continuam as escarrafunchar. Que se atolem é o meu maior desejo. E não voltem.

Labels: , ,

 
Friday, May 28, 2021
 

 É um artigo verde do filosofo António Guerreiro de hoje no Público. Um argumentário dialéctico, que entra na lógica do paradoxo e que serve a tese e a antítese....

tudo e o seu contrário é verdade.


Labels: , ,

 
Thursday, May 27, 2021
 

 

Comecei a leitura que me acompanhará durante alguns dias deste suculento e nutritivo livro.

Há muito que não lia um livro que me sacia-se como este. A história e os seus processos não é mais que uma forma de nos alimentar.

E, hoje, é em torno dessa que alteramos o clima.A alimentação, sobretudo a comida lixo, que é a maior parte do que consumimos, é um dos principais contribuintes para as alterações climáticas.

Não esquecem que a maior parte da energia, dos derivados de petróleo, dos químicos de síntese tem com objectivo a produção de lixo alimentar, além da alteração das lógicas campesinas e sustentáveis.

Recordo um série de programas que vi há alguns anos sobre como se tinham construído os grandes impérios agro-alimentares de comida lixo nos States. Daí invadiram o mundo.

E pior que isso viciaram-nos e deram-nos cabo das sinapses!

Vamos resistir!!!


 

 

Labels: , ,

 
Wednesday, May 26, 2021
 

 É um livro para ler nos entretantos e tempos. Contos pequenos e simpáticos, uma escrita ágil e erudita.

o tempo passa e nós despercebendo-o.


Labels: ,

 
Tuesday, May 25, 2021
 

 Tenho intenção de assistir, embora com os novos eventos em curso possa ser díficil, mas estarei em espírito, que na memória e no sentimento continua presente.

todos os momentos que passámos tiveram alegria e quase sempre um sorriso, que isso era a Carmo. Para ela, por ela ficará sempre indelével!


Labels:

 
Sunday, May 23, 2021
 

 A história como aqui temos divulgado é feita de mitos, invenções, muita, muita ideologia, e desmandos por todo o lado. É, muitas vezes, difícil distinguir a verdade da mentira, temos que mergulhar em textos e lê-los no enquadramento e no tempo certo.

O Al-Andalus também sofre dessas leituras e falsificações, e aqui:

https://canalhistoria.pt/programas/al-andaluz-o-legado/episodios/

temos mais um pouco, de divulgação séria, pese alguns discursos demasiado islamizantes, e dados sobre personagens que retirámos da nossa história ibérica.

Acabei de ver o 6º episódio com apreço, pese algumas repetições e alguns, poucos deslizes e adulterações.

Um esforço genuíno para nos mergulhar do/no passado e trazer para o presente.

Labels: , ,

 
Saturday, May 22, 2021
 

 A pandemia coincidiu com o corte do distribuidor com a livraria onde adquiria uma série de revistas (ignoro as causas, mas posso imaginar várias) pelo que há muitos meses estou sem acesso a muitas delas....

Hoje encontrei um quiosque que recebe, pelo menos esta. Já tenho contrato.

Este número vai-me entreter esta noite. Os lobos são um animal fantástico, mas por aqui há sempre outras novidades e muita informação.

Hoje dia internacional (mais um!!!1) da Biodiversidade, e ano da Andorinha!!!!


Labels: , ,

 
Friday, May 21, 2021
 

 Hoje numa limpeza de velharias do Dodo encontro inúmeras coisas divertidas ou momentos únicos.

Esta foi feita na sequência de um concurso para o cartaz da Marcha pela Maria de 2012. Não foi aprovada, e tivemos mais do mesmo....

a partir desse ano, ou do seguinte essas entraram em derrapagem, tendo até no final falado, uma vez um proibicionista da J.S., inqualificável....

A frequência também se foi degradando e acabaram. E embora julgue que já aqui trouxe esta foto, gosto cada vez mais.....


Labels: , ,

 
 

 Contra o regadio e as suas produções escravocratas e quimicamente intensivas, degradadoras dos solos e destruidoras da biodiversidade e da sustentabilidade.

conheci o António Quaresma há muitos anos e folgo em vê-lo em grande forma!


Labels: , , ,

 
Thursday, May 20, 2021
 

 Na estrada acabo de ler um livro de contos, desiguais, alguns interessantes....

os anos vão pesando sobre a escrita lida, e as leituras vão-se acumulando, e tornando mais difícil o apreço.

Vamos afastando-nos.


Labels: ,

 
Wednesday, May 19, 2021
 

 Ainda falta muito tempo, mas para as agendas, e denunciar desde já, mais este grande enorme disparate, que é o chamado Projecto Tejo, um novo, velho Alqueva a continuar a destruição do agro-sistemas do nosso país, em nome desta ideia peregrina do regadio, com tudo o que tal implica.....

O verdadeiro e autêntico projecto para o Tejo é recuperar o curso do rio, as suas margens, e charnecas e montados, evitar e castigar os piratas que ciclicamente despejam as piores porcarias e que o ministro do Ambiente festeja ou não castiga, deitar abaixo barragens e açudes inúteis e recuperar o correr das águas.

mas continuamos atolados em palavras sem substância, ideias imorais, e gente sem escrúpulos.


Labels: ,

 
Tuesday, May 18, 2021
 

 Não há palavras para classificar a labrostice deste título:

não, não é do correio da manha!

É de um jornal onde muitas vezes (como é o caso do artigo com tão reles título!) temos bons artigos!


Labels: , , ,

 
Monday, May 17, 2021
 

 Não percebo porque razão o nosso Presidente da República se dá à indignidade de visitar um narco-Estado, com um Presidente eleito sem ser por lógicas democráticas, onde a justiça está nas mãos de mafias da droga, onde não há direitos civis respeitados, onde as liberdades são completamente ilusórias; e claro que não estou a falar de Israel, embora o cenário seja parecido, retire-se a droga e coloque-se o racismo institucionalizado e o sistema de apartheid....ah e não está prevista nenhum ida do sr. lá.

E onde o islamismo wahabita vai fazendo caminho.....e onde a mutilação genital feminina é regra.... e onde o ambiente vai sendo devassado todos os dias.... 

Não podemos dar abébias a Estados sem direitos. Seja Israel, seja a Guiné-Bissau, seja.... bom dir-me-ão que nunca mais acabava......mas o silêncio é conivência.


Labels: , , ,

 
Sunday, May 16, 2021
 

 No Centro de Interpretação de Monsanto está uma exposição sobre este, até ao final do ano:

com Gonçalo Ribeiro Telles, e alguns outros, muito lutámos para dar-lhe vida, impedir muitas "ratadas" e outros disparates que o iriam menorizar. E defendemos um corredor verde, vários aliás, para o trazer à cidade e vice-versa.

Nem sempre se ganha, mas nem sempre se perde, fizemos, fazemos caminho e hoje temos algumas medalhas.....


Labels: ,

 
 

Um excelente artigo, que subscrevo 200%

 

Labels: , ,

 
Saturday, May 15, 2021
 

Raio de Sol na floresta

Orquestram as aves

O silêncio da Vida

Labels:

 
 

 O sionismo, a vitória do nazismo!

https://orientxxi.info/magazine/jerusalem-la-porte-de-damas-epicentre-de-la-revolte-palestinienne,4753

e a destruição das liberdades democráticas 

https://www.lemonde.fr/politique/article/2021/05/14/les-organisateurs-de-la-manifestation-propalestinienne-prevue-samedi-a-paris-contestent-son-interdiction-devant-le-tribunal-administratif_6080211_823448.html

eu, de origem judeu, o afirmo.

A ideologia da terra prometida, do povo eleito, do direito desse a essa, o extermínio dos árabes que nela sempre viveram, aliás os judeus são eles mesmo árabes, e sabemos da sua invenção e da lógica da sua dispersão, na Europa a partir dos kazars conversos e origem do yiddish (ao contrário do ladino de vindos do médio oriente). Ler a "Origens do Totalitarismo" de Hannah Arendt, ou "Comment le peuple Juif fut inventé" de Sclomo Sand, ou Arthur Koestler "A décima terceira tribu" torna tudo, tudo muito claro, clarinho.

Hoje infelizmente o sionismo ideológico, uma variante do nazionalismo, com a mesma lógica tribal e os mesmos mecanismo, de gueto e campo de concentração e extermínio tornou-se dominante.

Não há leituras que valham nem civilidade em qualquer discussão.

Claro que o islamismo é igual, leia-se ao sionismo e ao nazismo.

Labels: , , ,

 
Thursday, May 13, 2021
  "No podemos derrotar a la naturaleza" | REPORTAJE DEHESA SIN URANIO

Também deixei aqui muita pele, e lágrimas. Também de alegria. Esta ganhámos! E outras haverá, e lá estaremos!

Labels: , ,

 
Wednesday, May 12, 2021
 

 Um filme muito curioso, e desde logo um retrato sociológico dos países escandinavos, brilhante.

mas também base para grandes discussões.....


Labels: , ,

 
Tuesday, May 11, 2021
 

hoje caminho para o silêncio e para a tranquilidade....


 tudo é relativo....no tempo.

Labels: ,

 
Monday, May 10, 2021
  PARIS CALLIGRAMMES (Trailer)

Um filme notável no encerramento do Doc 2020!

Labels: ,

 
 

 Gosto de "discutir" com Erik Orsenna, que acompanho em leituras, água, algodão, mosquitos, papel, cidades e agora porcos.

Mas todos se ligam e interligam. Este é marcado pela pandemia, mas articula-se com tudo, com as alterações climáticas e a biodiversidade, desde logo.

Deixo a forte recomendação, ainda que com alguma discussão!!!!1


que continua, continuará, com o vivo.

Labels: , ,

 
Sunday, May 09, 2021
 

 

Estrume? É bom!


Estrume ou esterco são designações dadas ao material orgânico em avançado estado de decomposição utilizado como fertilizante e condicionador dos solos para melhoria das práticas agrícolas. Os estrumes contribuem para a fertilidade dos solos pela adição de matéria orgânica e de nutrientes para as plantas, tais como em nível macronutriente o azoto, cálcio, magnésio, potássio e o fósforo. E a nível micronutriente cobre e zinco

Labels:

 
 

 Isto não é da Cristina Sampaio



Labels: ,

 
Saturday, May 08, 2021
 

 O meu tio Mário Eloy não precisa apresentação, e se o meu querido primo, neto do dito é um artista de génio, tenho que ficou ofuscado pela ausência de Portugal o meu padrinho Mário Eloy (Filho) elo de ligação dos dois.

capa de um dos meus livrinhos, é todavia na linha do onirismo que ele exalta:

e

estes dois acima estão em linha com quaiquer Mirós

Já este:

que não necessita senão de imersão ou este:

precisa de ser visto com muita, muita atenção!

Estes e outros, e muitos dados sobre a vida de 3 gerações da minha família (não liguem ao cliché do nome Eloy resultar do patrono dos ourives, que é  um erro, do, no demais interesante texto do comissário da Exposição) Eloy tem que ver com a origem judia da famíla (Eloyin) a que se juntou de Jesus para.... já sabem- O meu tio casou com uma judia (Dora) e e meu avô mantinha práticas marranas. E lá está o Pereira.....para bom entendedor....




Labels: , , , ,

 
Friday, May 07, 2021
 

Um querido amigo comemorou uma efeméride, que continue. Tinha em mão uns poemas de Matsuo Bashô, que batem em muito os que vou produzindo. Estes lhe enviei, e aqui trago para memória futura....

# An old silent pond...
A frog jumps into the pond,
splash! Silence again.

In the twilight rain
these brilliant-hued hibiscus -
A lovely sunset. #

Lindo, lindo, lindo
Um raio na noite
Ilumina a vida

Labels: ,

 
 

 Foi uma semana intensa, a recolha de assinaturas e os contactos foram cansativos, e pelo meio uma leitura que fui descobrindo em crescendo, de qualidade, e matéria para exercitar as meninges, embora seja difícil descobrir mais sobre o caso:

as ligações, que, neste, se vão estabelecendo são de grande espessura.

E passei na livraria francesa, levantar alguns livros, e encontrei este que foi leitura de transporte:

dois referentes de que o metoo não deve gostar, misóginos q.b., mas muito muito divertidos.....



Labels: , , ,

 
Thursday, May 06, 2021
 

 Está apresentada ao Ministro do Ambiente e Transição Climática!e ao Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente:

Aos governos de Portugal e Espanha, à Agência Portuguesa do Ambiente (A.P.A.) e ao Conselho de Segurança Nuclear (C.S.N.)

Temos conhecimento que, em Retortillo, Salamanca, a escassos  trinta quilómetros da fronteira pode, ainda, vir a ser minerado urânio a céu aberto e instalada uma unidade industrial para o processar e fabricar concentrados, assim como toda uma infraestrutura de transporte e manutenção, assim como de gestão dos resíduos aí produzidos.

O processo está em análise, avaliação e licenciamento no C.S.N. que tem sido sujeito a muitas pressões por parte da indústria financeiro-extractiva.

O projecto é obsoleto, não se sustenta  economicamente, e ambientalmente como socialmente é altamente destrutivo, é um buraco de radioactividade, de destruição da biodiversidade e do território além da contaminação de aquíferos, sendo também  um risco para todo o espaço urbano envolvente. Dado o vale do Douro, do lado português,  ser património da Humanidade, mais inverossímil se torna a manutenção de toda esta estrutura que já devia ter sido encerrada.

Perante o exposto vimos solicitar: 

1.     À A.P.A. e ao governo português que fazendo uso dos tratados e da legislação europeia façam saber do constrangimento nacional e da exigência, exijam,  caso haja deferimento, uma Avaliação Ambiental Estratégica, que permita a participação cidadã neste processo.

2.     Ao C.S.N. a maior independência na avaliação deste projecto, tendo também em conta os interesses transfronteiriços, e o facto de em nenhum local na Europa, e cada vez menos a nível mundial, este tipo de projectos ter cabimento.

3.      Ao governo espanhol que não aceite os  supostos direitos adquiridos por esta empresa nem qualquer compensação económica, para este empreendimento tão lesivo do património e susceptível de afectar as relações de boa convivência entre os povos da zona.

4.     Aos 2 governos que dêem andamento ao artigo 37º do tratado Euratom, que obriga a consulta da Comissão Europeia e a parecer desta, com base em especialistas, sobre a contaminação da água, da terra e do ar, sobre este empreendimento fronteiriço

 

António Eloy*                                    Escritor, Coordenador do O.I.E.

José Mazon (Chema)*                      Responsável Energia ADENEX

José Ramon Barrueco*                     Plataforma Stop Uranio

Pedro Soares*                                   Prof. Universitário

António Serzedelo                             Professor reformado/Autarca

António  Borges Regedor                 Professor Universitário

José Carlos  Costa Marques             Presidente da associação Campo Aberto, editor

Silvia Carreira                                   Artista plástica

António Mota Redol                          Engenheiro, especialista em economia de energia

Manuel Collares Pereira                  Professor/Investigador

Mário Beja Santos,                            Escritor, pioneiro da política dos consumidores

Aníbal Valdemar Fernandes            Engenheiro Electrotécnico

Carlos Pimenta                                  Ex. S.E. Ambiente, Engenheiro

Teresa Nogueira                               Coordenadora do CoGrupo da China, AI-P

Lucilia-José Justino                           Professora Ensino Superior

Paulo Talhadas Santos                     Professor Universitário

rio Tomé                                       Coronel, militar dAbril

José Manuel Zaluar                           Professor Universitário

Luísa Costa Gomes                            Escritora

Fernando Santos Pessoa                  Arquitecto Paisagista

Victor Nogueira                                 Economista

João Freire                                         Sociólogo

António Gonzalez                              Arqueólogo

José Macário Correia                        Ex. S.E. Ambiente, Agricultor

Pedro Teixeira da Mota                   Escritor

Helder Mateus da Costa                   Dramaturgo e Encenador

Jorge Paiva                                        Biólogo

Ana Regedor                                      Directora Roda dos Ventos

Henri Baguenier                               Economista

António Cândido Franco                  Professor ensino público

Mara Cristina de Jesus Rosa            Ceramista

Nuno Nabais                                      Director da Fábrica do Braço de Prata

Fernando Nunes da Silva                 Professor Universitário

João Paulo Cotrim                             Editor

Paulo Trancoso                                 Presidente da Academia Portuguesa de Cinema

Ana Benavente                                  Professora

Carlos Marques                                 Engenheiro

Joana Ruas                                         Escritora

Maria Aragonez                                 Tradutora

Pedro Nunes da Silva                       Educador de Infância 

Eduardo Soto Perez                          Realizador

Jorge Leandro Rosa                          Tradutor/Ensaista

Paulo Constantino                            Economista, cidadão em defesa do Tejo

Margarida Sara Rodrigues               Técnica Superior da administração pública

Nuno Jorge Farinha                          Biologo

Ivo Gomes Francisco                         Economista

Pedro Quartin Graça                        Jurisconsulto/Professor Auxiliar

Mila Simões de Abreu                      Arqueologa/Docente

Carlos Matias                                     Engenheiro

Ana Raquel Hermínio                       Antropóloga/ Turismóloga em Ambiente

André Sarbib                                     Músico

Augusto Canedo                                Professor /Artista Plástico

Emília Viana                                      Ceramista

Francisco Abreu Pessegueiro          Arquitecto/ Artista Plástico

Henrique Silva                                  Pintor

Isabel Lhano                                      Artista plástica

Maria Isabel  Ventura Gomes          Cantora de jazz

Pompeu José de Oliveira Cortez      Actor

Rui Anahory                                      Escultor /Professor Reformado

Sérgio Castro                                     (Banda Trabalhadores do Comércio), Empresário

Tamyris Rocha Santana                   educação especial

Maxim Jaffe                                       ecólogo

Paulo Caldinho Gomes                     professor

António Jacinto Rodrigues               Professor Catedrático Jubilado U.P

Margarida Correia Marques            Docente e investigador U.T.A.D.

Valter Vinagre                                        Fotógrafo

Marcia Heloisa Pinheiro Luças           Professora/Artista Plástica.

Francisco Abreu                                   Editor

Cristina Sampaio                                Ilustradora/cartoonista

Paulo Soares                                      Consultor Tecnologias Informação

E as associações/organizações:

ZERO-Associação Sistema Terrestre Sustentável

Campo Aberto- Associação defesa do ambiente

Plataforma Stop Uranio

ADENEX

Comité Antinuclear y Ecologista de Salamanca

Observatório Ibérico Energia

 

·      Contactos:

António Eloy                00 351. 919289390

José Mazon (Chema) 00   34.  609819775

José Barrueco             00     34. 689149769

Pedro Soares               00 351.961718104

 

 

 

Labels: , ,

 
 

Coelho na toca

Espreita o lince

O desenlace

 


Labels:

 
Wednesday, May 05, 2021
  18º Doclisboa | Ficaram Tantas Histórias por Contar | Visões do Império ...

Não é um filme genial, tem muitos tempos mortos, falta dinamica na realização, mas tem um excelente acervo de fotografias, que podia é certo ter explorado melhor, e inclusivé com mais esclarecimento.

Mas quando agora volta o discurso do nosso colonialismo bonzinho e de que em Portugal não há racismo (não há pouco!) este é um filme necessário:

https://doclisboa.org/2020/filmes/visions-of-the-empire/

Labels: , ,

 
 

 Madrid me Mata, slogan do "velho" Tierno Galvan, que é o único alcalde de Madrid de que reza a história. Madrid que tem sido quase sempre feudo da direita e vai continuar, ainda bem que com a extrema a ser desnecessária, e a entrar para o governo regional só se o P.P. quiser.

Não correram mal estas eleições, dentro do possível e desde logo essa é uma boa notícia, que até pode provocar problemas ao líder do P.P., Casado, a vitória de Ayuso. Boas notícias também os resultados do Más Madrid, de Erejon, que se poderá afirmar como uma nova esquerda, também e face ao descalabro do Podemos que, outra boa notícia, se vê livre do intragável Iglesias, político responsável pelo regresso do populismo a Espanha e também do Vox.

Um demagogo, só com soundbytes, totalmente incoerente e sem linha política, que ainda por cima mostrou  fraca qualidade ética e arrivismo social. Enfim só não via quem não quis ou com os habituais óculos de Penafiel, as palas...

Bom Madrid continua, resiste e vive.

esta de hoje do D.N. para registar a efemeridade, efémera como a vida.


Labels: ,

 
Tuesday, May 04, 2021
 


 

Labels: ,

 
Saturday, May 01, 2021
 

 Recebi, certamente por gentileza de alguém que me conhece (merci!) esta,

que faz lembrar as nossas produções de há 20/30 anos. Informativa, artigos interessantes e até algumas descobertas muito interessantes de livros e de lutas.

Não é uma revista agregadora nem sedutora. Paginação militante, grafismo antigo, mas mostra que vontades se articulam.

O texto anterior na posta é inspirado, também, nalgumas leituras que nesta folha foram sugeridas.

Saliento  um artigo, de referência, que desmistifica a ideia da renaturalização e do regresso da vida selvagem aos terrenos contaminados de Chernobyl .

Um salut ao meu amigo Bernard Cottiier que dirige o barco.



Labels: ,

 
 

 

O perigo das palavras...

Resiliência, no actual enquadramento não é mais que a ideologia da adaptação e tecnologia do consentimento a uma realidade que nos ultrapassa, e para a qual a resiliência é uma das numerosas imposturas solucionistas, para voltarmos a mais do mesmo.

Sustentabilidade energética é outro dos embustes, para nos enfiarem os seus truques e discursos, de crescimento. Temos que lhe opôr a sobriedade energética, e nada mais.

Deparamo-nos com um problema crucial para a ecologia política em Portugal. Falta de estratégia, falta de método, lógicas de protagonismos balofos e semeadura de ilusões. E vivemos sepultados em palavras ocas.

Os problemas estão identificados, mas continuamos a correr atrás da vertigem noticiosa, que só está interessada em fogachos e títulos, que vive a chafurdar num pântano de mentiras e de falsidades e só dá atenção ao que pensa, quando pensa ser o politicamente certo, ou o do interesse público que são os próprios média que constróiem e manipulam.

O discurso científico tem que ser sobreposto por um enquadramento político e a realidade tem que ser direccionada em relação a efectividades práticas e funcionais.

Cada vez mais nos sentimos cercados, por discursos e discursos etéreos e sem um mínimo de praticidade.

Pensar e agir é cada vez mais difícil e romper o bloqueio requer muita argúcia e envolvimento.

E depois....

é duro, muito duro.

Labels: , ,

 
civetta.buho@gmail.com

ARCHIVES
06/01/2003 - 07/01/2003 / 07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 09/01/2007 - 10/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 11/01/2007 - 12/01/2007 / 12/01/2007 - 01/01/2008 / 01/01/2008 - 02/01/2008 / 02/01/2008 - 03/01/2008 / 03/01/2008 - 04/01/2008 / 04/01/2008 - 05/01/2008 / 05/01/2008 - 06/01/2008 / 06/01/2008 - 07/01/2008 / 07/01/2008 - 08/01/2008 / 08/01/2008 - 09/01/2008 / 09/01/2008 - 10/01/2008 / 10/01/2008 - 11/01/2008 / 11/01/2008 - 12/01/2008 / 12/01/2008 - 01/01/2009 / 01/01/2009 - 02/01/2009 / 02/01/2009 - 03/01/2009 / 03/01/2009 - 04/01/2009 / 04/01/2009 - 05/01/2009 / 05/01/2009 - 06/01/2009 / 06/01/2009 - 07/01/2009 / 07/01/2009 - 08/01/2009 / 08/01/2009 - 09/01/2009 / 09/01/2009 - 10/01/2009 / 10/01/2009 - 11/01/2009 / 11/01/2009 - 12/01/2009 / 12/01/2009 - 01/01/2010 / 01/01/2010 - 02/01/2010 / 02/01/2010 - 03/01/2010 / 03/01/2010 - 04/01/2010 / 04/01/2010 - 05/01/2010 / 05/01/2010 - 06/01/2010 / 06/01/2010 - 07/01/2010 / 07/01/2010 - 08/01/2010 / 08/01/2010 - 09/01/2010 / 09/01/2010 - 10/01/2010 / 10/01/2010 - 11/01/2010 / 11/01/2010 - 12/01/2010 / 12/01/2010 - 01/01/2011 / 01/01/2011 - 02/01/2011 / 02/01/2011 - 03/01/2011 / 03/01/2011 - 04/01/2011 / 04/01/2011 - 05/01/2011 / 05/01/2011 - 06/01/2011 / 06/01/2011 - 07/01/2011 / 07/01/2011 - 08/01/2011 / 08/01/2011 - 09/01/2011 / 09/01/2011 - 10/01/2011 / 10/01/2011 - 11/01/2011 / 11/01/2011 - 12/01/2011 / 12/01/2011 - 01/01/2012 / 01/01/2012 - 02/01/2012 / 02/01/2012 - 03/01/2012 / 03/01/2012 - 04/01/2012 / 04/01/2012 - 05/01/2012 / 05/01/2012 - 06/01/2012 / 06/01/2012 - 07/01/2012 / 07/01/2012 - 08/01/2012 / 08/01/2012 - 09/01/2012 / 09/01/2012 - 10/01/2012 / 10/01/2012 - 11/01/2012 / 11/01/2012 - 12/01/2012 / 12/01/2012 - 01/01/2013 / 01/01/2013 - 02/01/2013 / 02/01/2013 - 03/01/2013 / 03/01/2013 - 04/01/2013 / 04/01/2013 - 05/01/2013 / 05/01/2013 - 06/01/2013 / 06/01/2013 - 07/01/2013 / 07/01/2013 - 08/01/2013 / 08/01/2013 - 09/01/2013 / 09/01/2013 - 10/01/2013 / 10/01/2013 - 11/01/2013 / 11/01/2013 - 12/01/2013 / 12/01/2013 - 01/01/2014 / 01/01/2014 - 02/01/2014 / 02/01/2014 - 03/01/2014 / 03/01/2014 - 04/01/2014 / 04/01/2014 - 05/01/2014 / 05/01/2014 - 06/01/2014 / 06/01/2014 - 07/01/2014 / 07/01/2014 - 08/01/2014 / 08/01/2014 - 09/01/2014 / 09/01/2014 - 10/01/2014 / 10/01/2014 - 11/01/2014 / 11/01/2014 - 12/01/2014 / 12/01/2014 - 01/01/2015 / 01/01/2015 - 02/01/2015 / 02/01/2015 - 03/01/2015 / 03/01/2015 - 04/01/2015 / 04/01/2015 - 05/01/2015 / 05/01/2015 - 06/01/2015 / 06/01/2015 - 07/01/2015 / 07/01/2015 - 08/01/2015 / 08/01/2015 - 09/01/2015 / 09/01/2015 - 10/01/2015 / 10/01/2015 - 11/01/2015 / 11/01/2015 - 12/01/2015 / 12/01/2015 - 01/01/2016 / 01/01/2016 - 02/01/2016 / 02/01/2016 - 03/01/2016 / 03/01/2016 - 04/01/2016 / 04/01/2016 - 05/01/2016 / 05/01/2016 - 06/01/2016 / 06/01/2016 - 07/01/2016 / 07/01/2016 - 08/01/2016 / 08/01/2016 - 09/01/2016 / 09/01/2016 - 10/01/2016 / 10/01/2016 - 11/01/2016 / 11/01/2016 - 12/01/2016 / 12/01/2016 - 01/01/2017 / 01/01/2017 - 02/01/2017 / 02/01/2017 - 03/01/2017 / 03/01/2017 - 04/01/2017 / 04/01/2017 - 05/01/2017 / 05/01/2017 - 06/01/2017 / 06/01/2017 - 07/01/2017 / 07/01/2017 - 08/01/2017 / 08/01/2017 - 09/01/2017 / 09/01/2017 - 10/01/2017 / 10/01/2017 - 11/01/2017 / 11/01/2017 - 12/01/2017 / 12/01/2017 - 01/01/2018 / 01/01/2018 - 02/01/2018 / 02/01/2018 - 03/01/2018 / 03/01/2018 - 04/01/2018 / 04/01/2018 - 05/01/2018 / 05/01/2018 - 06/01/2018 / 06/01/2018 - 07/01/2018 / 07/01/2018 - 08/01/2018 / 08/01/2018 - 09/01/2018 / 09/01/2018 - 10/01/2018 / 10/01/2018 - 11/01/2018 / 11/01/2018 - 12/01/2018 / 12/01/2018 - 01/01/2019 / 01/01/2019 - 02/01/2019 / 02/01/2019 - 03/01/2019 / 03/01/2019 - 04/01/2019 / 04/01/2019 - 05/01/2019 / 05/01/2019 - 06/01/2019 / 06/01/2019 - 07/01/2019 / 07/01/2019 - 08/01/2019 / 08/01/2019 - 09/01/2019 / 09/01/2019 - 10/01/2019 / 10/01/2019 - 11/01/2019 / 11/01/2019 - 12/01/2019 / 12/01/2019 - 01/01/2020 / 01/01/2020 - 02/01/2020 / 02/01/2020 - 03/01/2020 / 03/01/2020 - 04/01/2020 / 04/01/2020 - 05/01/2020 / 05/01/2020 - 06/01/2020 / 06/01/2020 - 07/01/2020 / 07/01/2020 - 08/01/2020 / 08/01/2020 - 09/01/2020 / 09/01/2020 - 10/01/2020 / 10/01/2020 - 11/01/2020 / 11/01/2020 - 12/01/2020 / 12/01/2020 - 01/01/2021 / 01/01/2021 - 02/01/2021 / 02/01/2021 - 03/01/2021 / 03/01/2021 - 04/01/2021 / 04/01/2021 - 05/01/2021 / 05/01/2021 - 06/01/2021 / 06/01/2021 - 07/01/2021 / 07/01/2021 - 08/01/2021 / 08/01/2021 - 09/01/2021 / 09/01/2021 - 10/01/2021 /


Powered by Blogger