Quase a terminar estas prestações, desiludido sim com a pouca repercussão, mas satisfeito com as prestações e a companhia, aqui fica a antepenúltima gravação na Radio Movimento:
https://www.youtube.com/watch?v=DQ5dIOll8UQ
com um esboço de futura produção.....
Labels: Ecologia política, radio Movimento
Enquanto preparo mais uma sessão em Movimento, recebo a última notícias da:
parece que já estão atentos!Labels: AEPGA, radio Movimento
Hoje:
Labels: Alcatruz, Gastronomias
Este é um policial que nos prende pelos pêlos, com um enredo de excelente lavra, e passado onde me habita um sonho.
outros bons escritores de policiais há na Islândia e nos países nórdicos......Todos, quase todos, os anos os fotografo, estes 2 dragoeiros, em Tavira.
Recordo os muitos que povoam a minha vida, e os que os amamos e neles deixo a esperança da continuidade.
e
e
e
Gosto de biografias, e este livro com cerca de 40 até poderia ser interessante:
mas encontro-o muito desconchavado, seja pelo critério das escolhas, completamente aleatório, seja pela estrutura da escrita, sem criatividade ou qualquer brilho, que ultrapasse vagas noções do Dr. Google. Viajantes solitários somos todos, mas alguns destes não valem dois reis de mel coado, e o trabalho desta escrita vale pouco, muito pouco...Sou não violento, defensor da acção directa e da desobediência civil, mas já tenho muitos anos disto.
E sei bem que quem com ferro mata com ferro morre.....
nada do que existe me surpreende. E também do que não existe e se possa inventar.....Labels: guerra, Quem vai à Guerra
Ontem foi a queima da boneca:
quem não sabe.....
http://arcforcalhos.blogspot.com/2007_06_01_archive.html
aqui fica com uma ideia.
Labels: festas populares, Queima da Boneca
só hoje pode ouvir este:
já aqui mencionado. Lindo, embora a voz se vá perdendo....
" Life is ameteor
Let your eyes roam
Heaven is beautiful
It's almost like home"
" The Lord is a puff of smoke
That disappears when the winds blow
The Lord is my personal joke
My reflection in the window"
e muitos textos zen de alta qualidade....
Labels: Paul Simon, zen
esta tirada do livro sobre a entropia económica:
ilumina este livro de grande utilidade:
Labels: Livro, Ludismo, produtivismo, Tecno-cientificismo
Nestes 20 anos não faltaram, também por aqui, historietas gráficas, bandas desenhadas, histórias ao quadradinhos, ou simplesmente bonecos. Esta é uma com excelente concepção e desenhos, que põe em causa leituras do passado, e as origens que damos às coisas. A viagem pela árvores é um grande enredo, se pode inventar tudo, hoje inventam-se sefarditas debaixo de cada pedra. desde que hajam molhos de rublos ou dólares. Quem o é não precisa de o comprar, eu descendente de sefardies o proclamo.
Esta é uma historieta engraçada sobre um não descendente de Richard Burton.... e uma aventura em sua busca.....
Labels: árvore genealógica, BD, Sefardies
Nem de propósito, é certo, mais que certo que estes foram os últimos 20 anos!
O colapso, queiram os que crêem ou os que não crêem, existe! E não vou dizer que a mão esconde a floresta.... nem que não será amanhã a véspera......
|
| |
|
Labels: 20 anos, Colapso, Colapsologia
Completam-se, hoje, 20 anos deste blog, talvez, talvez um dos mais antigos que sem interrupções está activo e a comentar a vida política, cultural ambiental e social, sempre com o mesmo tom e o mesmo pensamento e estruturação.
E amanhã 20 anos e um dia... e continuamos.....
Labels: blog, Insignificante, vinte anos
Hoje foi um dia para encher chouriços, expressão popular para designar a trivialidade em função dos dias.
Encontrei esta foto excepcional de um quase yeti, um leopardo das neves, animal quase tão mitológico como o mito.
tema central de um livro aqui recentemente mencionado.
E acabo este, também, excelente sobre dois animais incomparáveis, as abelhas, que muito tenho defendido, em defesa da diversidade agro-silvo-pastoril e contra o intensivismo agrícola, temas que o livro não aborda, e os burros, animal do meu panteão, e do meu maior amor. Os burrinhos são animais de excelência e neste livro também motivo de muitas estórias que dividem com as abelhas, sendo a causa desta partilha as suas, dos dois!, actividades sexuais.
É, talvez, o maior economista de todos os tempos, sem ter criado ao contrario de outros uma religião sobre o seu pensamento, que se revelou enquadrado no tempo e cheio de erros para o futuro, sem deixar de ter apontamentos úteis ( os manuscritos, infelizmente desprezados) e claro que estou a mencionar Georgescu-Roegen, em oposição a Marx e outros nessa linha.
A bio-economia e a introdução da entropia nesta é um momento da maior relevância para as actuais economias e para o estudo sobretudo desde a revolução industrial dos processos de acumulação e da extracção de mais valias produtivas, assim como para criticar o produtivismo e todos os ismos qiue lhe estão ligados, entre os quais o tecno-cintificismo.
Um livro, um mestre que será referência para novas produções:
e muito pensamento.Labels: Bio-Economia, Ecologia política, Entropia, Georgescu-Roegen
Ontem foi um dia cheio. Hoje leituras e escritas. E aqui trago parte de um artigo sobre o último Paul Simon, que já cá canta e encontrei também o ultimo de Leonard Cohen, que tenho que referir é um disco magnifico sobre a espera, da morte, da vida, https://genius.com/Leonard-cohen-you-want-it-darker-lyrics
sobre o de Simon:
aqui as líricas, muito em linha com as de L.Cohen, acima.E aproveitando aqui também uma parte de um artigo, já não recordo o autor, que muito de agradou:
Labels: Ecologia política, Leonard Cohen, líricas, Paul Simon
Labels: Ecologia política, extractivismo, Hidra, mineria
Old Goat assim o designo, com amizade.
esta uma foto de quando nos partilhámos mais, por aqui, por ali e acolá.
Escreve-me a dar-se de baixa, já tinha ficado sem móvel e agora, além de me dizer que já só mexe o nariz refere que vai deixar a internet, e entregar-se ao vazio do tempo sem fim.
Jeremias,
Organizado pelo grupo informal #Olhar o Futuro com Gonçalo Ribeiro Telles# fechámos com chave de ouro, ou melhor chave de palha que é mais ecológica o ano do centenário.
Sala do Tivoli a abarrotar:
e garanto que a plateia estava que nem um ovo, Rodrigo Leão e a sua equipa (de notáveis músicos!) deram um espectáculo de altissima qualidade que ainda ecoa....
o futuro também se constrói com sons e fúrias!Labels: Ecologia política, G.R.T., Olhar o Futuro com G.R.T.., Rodrigo Leão
Todo o nacionalismo é uma invenção, recente, com não mais de 150/200 anos, sendo que as guerras napoleónicas são o marco mais relevante. O Estado/Nação data destes momentos e este opúsculo (pena algumas gralhas) é um contributo com interesse, pese algumas discordâncias de pormenor para conhecermos, melhor, a formação da identidade nacional Turca, ou melhor do Estado turco, que antes havia uma nebulosa, semi-campesina e de diversas etnias e ramos (variedades de islamismos e cristianismos e judaísmos, articulados com diversidades socio-geográficas) sob o poder de um Califa, que aliás Kemal Atautuk também é.
um forte abraço ao meu amigo Pedro C.R. por mais este trabalho de excelente enquadramento.Labels: Nacionalismos, PCR, Turquia
Tem que se ler com pinças, um dos assassínios mais estranhos e até misteriosos que conheço, motivo de filmes e de muita literatura, Barthes e este Giono:
que mais que um livro sobre o julgamento é uma caracterização meticulosa do "povo" desta zona do sul de França, onde Giono deambula muito, e do seu território.
Um livro que nos remete para muitas leituras e claro para a contestação, clara, clara, da pena de morte, dado a hipotese, sempre, quase sempre de dúvidas, além da desumanidade dessa.
Um livro profundo, com a escrita carnuda deste notável autor.
Aquoi, para quem quiser saber mais, mas usar as tais pinças:
https://murderpedia.org/male.D/d/dominici-gaston.htm
Labels: Dominici, Jean Giono, Livros, Território
Dois interessantes documentários sobre renováveis:
https://www.cmmedia.es/play/tv/comunidad-energetica/ciudadania-solar.html
e
https://www.cmmedia.es/play/tv/comunidad-energetica/fosil-foton.html
a ver e quiçá replicar por acá!
Labels: Comunidades energia, documentários, energias renováveis
Com a melancolia, nada como ouvir os clássicos, e nenhuma audição, quase, bate o grande mestre:
também as leituras, todas elas sagradas, ou pelo menos usando e burrilando palavras que o podem ser acompanham o espírito, esta curiosa, com algumas novidades sobre "bichos" urbanos ou urbanizados, e também os que se convertem em pragas.
Labels: Bichos urbanos, melancolia, Zeca
Com o Rui, e família, cruzámos tempos Em Barrancos.
este livro precioso é um dos resultados, da nossa colaboração e amizade.Labels: Em Barrancos, Rui Cunha
https://www.youtube.com/watch?v=kCCCCZgk594
Labels: Ecologia política, radio Movimento, Rui Cunha
Portuguese Oak, Quercus faginea Lam. subsp. broteroi (Cout.) The largest Portuguese Oak: trunk perimeter = 6.05 m, crown diameter = 33.00 m, height = 21.00 m.
Age = 460 years
Location: Batalha, Portugal
Photo credit: Rui Cunha
Labels: Rui Cunha
num jardim:
a vida passa, a vida fica.
#
Every year is getting
shorter, never seem to find the time
Plans that either come to naught or half a page of scribbled lines
Hanging on in quiet desperation is the English way
The time is gone, the song is over, thought I’d something more to say
Labels: Borboletas, vida
O pensamento único condicionado pela hegemonia que controla a comunicação social, quase toda, as televisões por ex. já nem fazem ou sequer sabem o que é o contraditório, e os jornais nacionais vão pelo mesmo caminho, artigos jornalísticos vendidos, ignorando a deontologia e as regras do jornalismo, opiniões todas ou quase todas controladas e manietadas por quem paga, e se aqui ou ali ainda se lê alguém com interesse que se mantêm é só pelo escândalo que seria censurá-los também, mas há pouco, muito poucos que tenham autonomia e pensamento crítico. O discurso dominante é o da classe dominante, ou melhor é o da hegemonia....do capitalismo financeiro e da Hidra, do produtivismo e os outros 6 ismos que falaremos amanhã no programa da Movimento.
Esta semana saíu num jornal regional que escapa à hegemonia (assim como alguns espaços em rádios), por aqui ali e acolá alguma imprensa regional ou alternativa ainda dá as verdadeiras notícias, e abaixo:
https://obseribericoenergia.pt
e não esqueçam de subscrever, embora ora parado para reformulações.....vão ao arquivo para se informarem.
carregar para melhor leitura!
Labels: A Moral e a Política, Ecologia política, Gazeta da Beira, hegemonia
um livro para infantes, com a história de outra carochinha, por um dos maiores na botânica, ora designada como neuro-biologia vegetal!
com as alteraççoes climáticas um pouco adocicadas é um livro engraçado, e nada mais.Labels: árvores, Livro, Stefano Mancuso
Tem tudo a ver com o que continuo defendendo, ontem recuperei este dois textos, do arquivo do A.Mota Redol:
e
dos já longínquos anos 80.....Labels: Carlos Pimenta, CEEETA, Ecologia política, sustentabilidade
Julgo que já está completamente esgotada:
Aproveita a Comissão ”OLHAR O FUTURO COM RIBEIRO TELLES” para apresentar um balanço deste ano de comemorações, onde além da produção pelos seus membros de inúmeros artigos sobre o Mestre, organizámos uma série de 3 colóquios no Centro Cultural de Belém, onde foram com concorrida audiência analisados diferentes aspectos da vida de G.R.T., o ecologista, o paisagista e o alfacinha, além de outros elementos da sua rica vida cívica e política.
Acompanhámos a reedição do livro que Gonçalo produziu com Caldeira Cabral “A Árvore” e a apresentação do DVD “A Vossa Terra” de João Mário Grilo, com G.R.T. Estivemos presentes também em diversas conferências sobre ele e o seu pensamento.
Tentámos proceder à realização da digitalização de pelo menos parte do seu espólio e organizar materiais sobre os seus empenhos e relações, para estarem numa adequada
plataforma digital o que por falta de patrocínios não se pode concretizar.
Queremos terminar dando conta que iremos, individual ou colectivamente continuar a defender o pensamento de Gonçalo Ribeiro Telles contra unanimismos que o desvirtuam, e aqueles que invocam o seu nome e fazem o contrário que ele defendia, em termos de ordenamento do território e dignificação das paisagens e de outra lógica economia que tivesse em conta a entropia dos sistemas e a defesa da biodiversidade que com essa se articula.
Este concerto único, tem como objectivo relembrar o brilho, a cor e os sons a que Gonçalo Ribeiro
Telles deu, também, sentido.E continuar com ele.
Labels: G.R.T., Olhar o Futuro com G.R.T.., Rodrigo Leão
O Santo António, nem é padroeiro de Lisboa (é S. Vicente!) nem se chamava António (era Fernando!), nem sequer foi santo em Lisboa:
esta uma das milhares de provas.
Mas Anton é um "santo" malandro muito antigo relacionado com práticas sexuais, tipo salta a fogueira, e o menino nos braços .....hoje deveria ser proibido, imaginem.
Bom institucionalizado e sardinhado lá se continua. Insuperável no povo, crente ou descrente.
Labels: estórias, Sto António
Um número espantoso do Charlie Hebdo:
sobre os problemas da água nas suas várias vertentes sociais e políticas e claro ambientais.
Textos de alta qualidade jornalística, reportagem de fundo e os desenhos inegualáveis:
este mostra a vampirização da água por parte de todos os interesses exportulos.
Um número para guardar em arquivo!
Labels: água, alterações climáticas, Charlie Hebdo
Um dos jornais (já a passar o número 200!) do movimento, com bonecos muito divertidos, artigos interessantes, mesmo quando discordamos, e pensamento activo.
a água tema de partida para a conversa de logo, que passará pelas alterações climáticas, e a hidra das 7 cabeças, que temos que enfrentar o capitaloceno ou antropoceno, sendo que se há discussão científica sobre o 2º termo o 1º é inequívoco. E claro falaremos da hegemonia, ou não estaremos numa rádio alternativa.Labels: água, capitaloceno, hegemonia, Rádio, Revistas
Temos que escolher ou salvamos Doñana ou salvamos os morangos artificiais, carregados de pesticidas e outros químicos e sem qualquer sabor, que alimentam autênticas mafias que além do mais exploram trabalho escravo e dão cabo dos aquíferos que alimentam este espaço natural único.
Temos que escolher:
ou a natureza ou estes salteadores de caminhos.Foi por este: https://www.seuil.com/ouvrage/la-voix-et-le-regard-alain-touraine/9782020050067
que começou o meu Touraine, mas o que me deixou cativo, mas foi este:
que li assim saiú e que me marcou para a vida. Um livro de análises profundas do movimento e das diversas questões com este articuladas.
É uma referência que fica, mais uma. Hoje In memorium
Labels: Alain Touraine, Ecologia política, In Memorium, La Prophétie Anti-Nucleaire
Não é o mesmo, não é. A fraude de defender em estudos, artigos, opiniões e empenhos uma coisa e fazer o seu contrário, valha-nos Boaventura, que sempre considerei um possiodónio e um engano.
Não, não é o mesmo pintar, escrever, musicar, e até filosofar e ter por trás um ídolo, uma religião, uma ideologia, uma matriz racista, comunista, fascista, ou qualquer outra igualmente execrável. Claro que nem todas as obras, nesse cenário tem as mesmas qualidades, não são iguais as Cartas de Amor de Neruda da sua Ode a Stalin, além de pessoalmente ser um personagem com lados execráveis, mas não penso que a recusa da atribuição do seu nome ao aeroporto de Santiago seja minimamente defensável. Olha pró Saramago, que até recebeu a Casa dos Bicos.
A arte é independente do seu "estatuto" .
Hoje sobre uma das artes maiores, que mergulha no trato do campo, na ruralidade, na defesa da vida do bravo (e claro da sua morte) trago aqui outrs dois documentos, um deles que mistura toiros e cavalos e que é também sublime:
vejam a subtileza, remetendo para Picasso ou Miró dos génios que muito apreciavam o culto dos toiros (e dos cavalos!).
E este uma sublime montagem de cores e efeitos:
um artigo sobre Céline, de cujos textos que li não gostei, de quem defendo a publicação, mesmo dos textos "nojentos" e uma discussão com um amigo que é contra, contra mesmo, os toiros, a sua vida e continuidade e que não deixa de ser das minhas amizades e estima por não gostar ou não estar balizado para perceber esta arte.
Arte e os seus desideratos não se compaginam com as falsidades que refiro no primeiro paragrafo.
Labels: Arte, pensamento único, toiradas, Toiros e Cavalos
já foi, e é um Deus, aqui em modo de adoração no Antigo Egipto, e espero seja fonte de inspiração deste opúsculo, talvez com título "A Hidra que temos que vencer, o capitaloceno" que estou em curso de escrita.
Que será acompanhado por muitas leituras passadas e ideias futuras. Ontem além da revista mencionado adquiri alguns livros, este será a próxima inspiração:
Labels: árvores, Livros, Mocho, Stefano Mancuso