insignificante
Saturday, January 31, 2026
 


 Desde os tribunais da chamada Santa Inquisição (desde sempre, de facto!) que a justiça serve interesses e está ao serviço dos poderosos. Foi, talvez, o único poder que ficou inabalável com o 25 de Abril, claro não conto as corporações militares e policiais, que se bem que modificadas por algum tempo nos seus comandos sempre prosseguiram as suas funções de braços da repressão. No caso do poder judicial, além da vergonha que foi a integração, como se não fossem criminosos, dos juízes dos tribunais plenário no quadro do sistema, outros tantos deveriam ter visto a porta e sido presos e julgados.

O Ministério Público foi moldado ao poder e os juízes continuaram a viver na irresponsabilidade.

O pode é que manda. 

Labels: , , ,

 
Thursday, January 29, 2026
  "Nós tenemos muitos nabos" - Galandum Galundaina

Não gosto de nabos, mas destes sim, de Miranda, dos burrinhos, do espaço, das gastronomias, e que saudades, menos dos nabos. 

Labels:

 
 

IKEA, uma fraude, em curso.

Comprei uma mobília no dito. Ficaram de me entregar hoje, paguei 70 euros para isso. Disse e ficou registado que as ruas  de Barrancos eram estreitas e que havia uma alternativa, ficou registado. Era para me fazerem a entrega entre as 9 e as 13.

Pela 13, 30 ligo e dizem-me que estava a caminho. Pelas 15.30 dizem-me que estão a chegar. Pelas 17 horas dizem-me que não podem fazer a entrega. Telefono novamente dizem-me que não poderam dar a volta... e nem sequer ligaram para lhes dizer a alternativa. Perdi dois dias de trabalho e agora queriam re-agendar para daqui a uma semana... mas tenho obras em casa sábado e queria montar a mobília agora.

Disseram que iriam devolver o dinheiro daqui... a 15 dias.

É uma empresa que contrata uma distribuidora de irresponsáveis, negligentes e mal-criados. Irei protestar pessoalmente e no livro de reclamações... e IKEA só em total "détresse".

E também acho inqualificável o tempo do reembolso.... irei acompanhar.

Os prejuízos ninguém mos tira, 

 

 

Labels:

 
 

 Sou um velho libertário, social e ambientalmente empenhado, não desdenhando relacionar-me, e mesmo frequentar partidos políticos, desde que democráticos (é um non sense haver partidos políticos, que são estruturas para concorrer a eleições num quadro de democracia liberal, não democráticos, deveriam pura e simplesmente ser ilegalizados ou a democracia está a cravar uma faca no  seu fígado!). Estive em vários e até já votei em, talvez 8  ou 12 eleições desde o 25 de Abril, e em duas presidenciais, 3 vezes, sendo um descrente da democracia representativa, do actual sistema autárquico e do regime semi-presidencialista (sou favorável a um regime semi parlamentar, com o Presidente eleito por eleitos locais).

Bom isto para dizer que confluio há muito com esta revista e os seus próceres, quase todos, mas discordo da sua "ideologia", com pontos de acordo. 

Não há, a não ser por retórica que tem esse direito, direita ecologista ou ambientalista e menos ainda anarquista, mas o tema que tem sido explorado n' a Ideia, o tem sido só numa vertente, do meu velho camarada Cândido Franco ou ainda mais centrado pelo meu estimado João Freire. Nada contra os artigos são estimulantes, embora por vezes demasiado "densos" e este número tem artigos altamente, realço a da minha velha amiga Luísa Costa Gomes, e a entrevista ao saudoso José Pinho, um mestre dos sete ofícios, cuja herança se continua. Realce também para a enorme recensão de livros, que nos chama atenção para alguma marginália destes e a apresentação gráfica, com a qual já discordei, mas que é de grande qualidade.

Comprem, vale a pena, concordar ou discordar, mas comprar. Os pedidos podem ser feitos ao António Cândido Franco: <acvcf@uevora.pt> 


 uma excelente capa, que me lembra que não se pode lutar contra os fascismos transigindo com falsidades como o animalismo (uma antiga dirigente do PAN é hoje deputada do Chega, será isto que se considera o tal anarquismo ecologista?), a nuclear ( os arrivistas "técnicos" que se dizem ecologistas, em nome das alterações climáticas para as quais essa, nuclear, contribui largamente, outros anarquistas ecologistas?) ou a oposição aos direitos todos ( ser contra a identidade sexual, os diferentes, os outros, ser machista, racista, xenófobo e pode ser ecologista, ou anarquista?)  não, não, não  é um erro abrir essa porta! Não podemos deixar que o poder perverta a linguagem, o valor das palavras.

Recordo o meu amigo Marco Pannella : "temos que confrontar essa gente, com ideias claras e com a vida do direito". Convidado foi a um congresso do partido fascista de onde saiú, depois de uma intervenção radical do púlpito, amparado por seguranças.... Hoje, infelizmente só temos as redes sem contradição*, os media, e da TV nem se fala, sem regras nem deontologia, e só pelo buraco das agulhas é que respiramos. Graças também à  Ideia.

* a propósito não posso deixar de mencionar (já a tinha lido!) a notável entrevista a Fabien Lebrun, que vai ao âmago do actual capitalismo e ao extractivismo e as suas consequências. O digital e o etc. 

Labels: , ,

 
 

Que saudades, desta e de outras ilhas no caminho do equilíbrio energético, como nos Açores a Graciosa. El Hierro também visitei e estive na central mista hídrica e eólica, achei que havia ainda muito aproveitamento solar por fazer.Nunca esquecerei os lagartos, quase gigantes, algumas obras do Cesar Manrique, o criador de Lanzarote, a gastronomia e a paisagem e asa estórias, do Garoé!.

https://viajar.elperiodico.com/escapate_cerca/primera-isla-autosuficiente-renovable-mundo-123801457 

Labels: , ,

 
Wednesday, January 28, 2026
 

 Por razões laborais não poderei estar em Lisboa, mas o meu espírito caminhará:

sou do Small is beautiful !
 

Labels: ,

 
Tuesday, January 27, 2026
  Balada do Adeus

Labels: ,

 
 

       

O DELÍRIO DO sevandija TRUMP

 

“O delírio durou 72 minutos. 72 minutos perante o mundo inteiro.

* 72 minutos durante os quais o presidente norte-americano confundiu a Gronelândia com a Islândia. Várias vezes. Enquanto explicava porque queria comprá-la.

* 72 minutos durante os quais ameaçou um aliado da NATO, a Dinamarca, com estas palavras: “Podem dizer sim, e nós agradecemos. Podem dizer não, e nós lembrar-nos-emos.”

* 72 minutos durante os quais descreveu a Gronelândia como um “pedaço de gelo” do qual supostamente depende o destino do planeta: “O que estou a pedir é um pedaço de gelo em troca da paz mundial.”

* 72 minutos durante os quais não referiu a existência de groenlandeses.

* 72 minutos durante os quais declarou ter “100% de sangue escocês e 100% de sangue alemão”. O que daria 200%. Mas a matemática e ele não se dão muito bem.

* 72 minutos durante os quais afirmou que os Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, “devolveram a Gronelândia à Dinamarca”. Pena que isso seja falso. Os Estados Unidos nunca possuíram a Gronelândia. Nunca. Em 1916, reconheceram oficialmente a soberania dinamarquesa. Durante a guerra, obtiveram apenas bases militares temporárias. E em 1946, tentaram comprá-la oferecendo 100 milhões de dólares. A Dinamarca recusou. Não houve “devolução”.

* 72 minutos durante os quais defendeu que “a China não tem turbinas eólicas”, embora seja o maior produtor mundial de energia eólica há 15 anos e esteja a construir 45% de todos os projectos eólicos do planeta. Mas, segundo Trump, “não têm parques eólicos”. Vendem-nos “para idiotas”.

* 72 minutos durante os quais afirmou que “todas as principais companhias petrolíferas estão a vir connosco para a Venezuela”. Pena que o CEO da ExxonMobil lhe tenha dito na cara, três dias antes, que a Venezuela não era “investível”. Um Trump furioso chegou a ameaçar excluir a Exxon. Os outros não disseram nada, mas não pensaram menos. No entanto, em Davos, disse que “todos viriam”.

* 72 minutos durante os quais declarou que “praticamente não há inflação” nos Estados Unidos. A inflação americana está nos 2,7%. Acima da meta da Fed. A subir, segundo as previsões, por causa das suas próprias tarifas. Mas, segundo ele, “praticamente não há”.

* 72 minutos durante os quais atacou o presidente da Reserva Federal, apelidando-o de “estúpido”. Ao vivo. Perante os líderes económicos mundiais.

* 72 minutos durante os quais disse que impôs tarifas à Suíça por despeito, porque “uma mulher”, cujo nome não se recorda, “não o tratou bem”.

* 72 minutos durante os quais declarou que “ontem o mercado ruiu por causa da Islândia”. Islândia. Um país de 380 mil habitantes. Que supostamente iria deitar abaixo Wall Street.

* 72 minutos durante os quais afirmou que os Estados Unidos “pagaram 100% da NATO”. Cem por cento. Quando a participação dos EUA no orçamento da NATO é de cerca de 16%. Mas, segundo ele, a 100%.

* 72 minutos durante os quais confundiu o Azerbaijão com o “Aber-bajian”.

* 72 minutos de mudanças bruscas de humor. De mentiras comprovadas. De números inventados. De ameaças a aliados. De insultos a funcionários públicos. De erros geográficos. De vanglória contradita pelos factos.

E o mundo, em silêncio, assistiu. Durante 72 longos minutos.

E pensar que, no passado, por muito menos, as carreiras políticas costumavam terminar.

Hoje, aguardamos o próximo delírio.

Bem-vindos a 2026. E ainda estamos só em janeiro.”

(in Europeans Suport Greenland)

 

Labels: ,

 
 

 Continuo pelos ambientes, ora um livro Zen, de um autor, ou melhor de 4 autores, de referência.

" A natureza somos nós também" Shakespeare e a "prática é a via" de Dõgen Zenji, são duas citações que me merecem pensamento. E " a nossa linguagem faz mais parte do nosso sistema nervoso que da nossa cultura. Aprendemos esse através da cultura , da nossa, mas a sua origem já esta em nós e sempre esteve", esta de Snyder recorda-me Chomsky!

E este:

" A vida continua na cozinha

Onde continuamos a conversar e a preparar a comida

Olhando a neve "

de um dos magníficos poemas que que o livro faz uma compilação e que no posfácio  Wyss  (pags.156/7) articula com uma excelente descrição e enquadramento com os haikus "A língua, em poesia, acompanha a natureza e torna-se veículo, instrumento de consciência".

Não quero deixar sem registo o conto zen da página 43! 

Labels: , ,

 
Monday, January 26, 2026
 

Volto ás leituras, entre almoços e jantares e conversas aqui e ali.

Hoje este livrinho que é uma nova leitura de Castoriadis e também de Baudrillard, os dois do meu gosto e muitas leituras.

A arte, a sua definição, a sua origem e função, a sua estética, que foi aliás tema também hoje ao almoço com um velho amigo, em que contámos o episódio da recolha por um funcionário como lixo de uma "parvoeira" ou melhor de um saco de supermercado com jornais velhos e latas tido por ele como lixo. Valia uns milhares de euros... foi para o aterro...

O desastre urbano levou-me em imaginação a muitos locais, Curitiba, Brasília, mas também Bruxelas, ou Amsterdão, ou ás ilhas, a tantas.

um livrinho para ler e ajudar a pensar.


 

Labels: , , ,

 
Sunday, January 25, 2026
 

 Enquanto não termino o livro em posta anterior leio de um ápice este:


 que é algo fraudulento, mais de metade é um capítulo do livro de Gary,  no restante pouco mais do que já está em anterior livro de Krtolica, aqui já referido.

Interessante a menção de Hans Jonas sobre a vida coincidência entre um facto natural e um valor ético entre e ser e o dever, il y a la vie e il faut la protéger. 

 

Labels: ,

 
 

 Uma personagem de excepção, que neste livro descubro com uma enorme religiosidade, inclusivé cheia de contradições com outras propostas da mesma:

só a verdade, que no conceito de S.W. é a descoberta, real ou não, de Deus pode iluminar o conhecimento, e que quando não há pensamento ele não é livre*....como quando o jornalismo se confunde com a organização e difusão da mentira....e quanto à imparcialidade dos juízes? pois devem acostumar-se à verdade....

Além dessas tiradas diz-nos que não há (e continua a não haver!) definição de classe social, nem em Marx e sobre a soberania das nações estamos também falados... só existe a do Estado 

E registo com muito agrado as "petites histoires" exemplares das páginas 183, 236, 247, 287 e 319, entre outras, os exemplos são a base da pedagogia

além de que o dogma do progresso desonra  a vida (o bem!) por ser uma questão de moda

* mas também nos diz que o espírito da verdade está totalmente ausente da vida religiosa 

Labels: , ,

 
Saturday, January 24, 2026
 

 Ontem em Mérida realizámos uma sessão para apresentação do livro e falar das mentiras da nuclear. Entre elas Chema referiu as que estão neste artigo:

carregar para melhor leitura. Numa simpática associação, apesar do dia "esquisito" de tempo a sala estava cheia e houve muita participação. Depois fomos 9 cidadãos a um soberbo jantar. Ficam as pontes feitas para fechar Almaraz, que como o primeiro ministro espanhol disse, tem um acordo de "cierre" que é para cumprir!

Labels: , ,

 
Thursday, January 22, 2026
 


 Na véspera da sessão em Mérida nada como uma revisão, onde apreendemos coisas novas e mais dados relevantes, desde a mineração ao tratamento dos resíduos, passando pelos processos de enriquecimento e também a própria produção, a aquecimento da água até ao vapor, que também liberta radio isotopos. Um dos especialistas independentes da CRIIRAD que vale a pena dar atenção. Contra os pretensos cientistas e o poder da hegemonia.

 

Labels: , , ,

 
Tuesday, January 20, 2026
 


 

Labels: , ,

 
Monday, January 19, 2026
 

 38,5 % de abstenção. 2,2 % de votos expressos brancos ou nulos. Esses são os resultados que não podem, nem devem ser escamoteados.

Na 2ª volta vão aumentar.


Labels:

 
Saturday, January 17, 2026
 

 Ontem estive no Ateneo de Badajoz na apresentação deste livro:

que hoje li de um trago. Um levantamento excepcional de um acidente nuclear que podia, podia ter corrido muito mal. Não fora os heróis que tem a palavra neste livro, assim a análise enquadradora do Julio Perez e hoje toda essa zona, e com consequência peninsulares, podia ser uma terra de ninguém

E porque razão tudo isto é silenciado, porque razão não há nenhum reconhecimento aos heróis, que sem planos, sem mandos, sem nada no papel, conseguiram debelar uma situação que poderia ter sido um Chernobyl na Catalunha.

Pois a razão é muito simples, a nuclear é um indústria de mentiras e segredos e trapaças. Reconhecer o heroísmo era confessar que essa fabrica de fazer pôr água em ebulição, fissionando o átomo, nãpo é uma fabrica de conservas mas algo, muito, muito perigoso.

Irei escrever um texto sobre este caso. 

Mas aqui, com um grande bem haja ao Julio Perez, para já dois excertos do seu livro:


 

e este:


 claro que faltam muitos outros, e não esquecemos Palomares!

 
 

Labels: , ,

 
Thursday, January 15, 2026
 

 Abstenção, abstenção ou voto branco ou nulo, nas nulidades.

Cada dia que passa ao ver, en passant, que não lhe ligo pévia, as brutalidades eleitorais reforço a convicção que o povo deve recusar votar nestas nulidades e/ou se por concordar com o sistema eleitoral e achar que deve ir republicanamente (eu também sou contra a monarquia!) exercer o direito, limitado e enquadrado pelos média da hegemonia e pelas falsificações que nos condicionam totalmente a liberdade de voto, se acharem que apesar disso devem ir votar (esperando que não apanhem vírus ou algo pior) anulem o voto ou deixem-no em branco.

Só uma reforma do sistema eleitoral e do cargo presidencial seria matéria para discutir nesta eleição mas como vimos as discussões  centram-se na lavagem de roupa interior ou outros temas que não tem nada, nada mesmo que ver com os, por demais absurdos, poderes presidenciais.

Sortear o voto por todos os cidadãos em condições de exercer o mandato não daria melhor resultado.

Aqui duas referências sobre o voto por sorteio: 

https://www.astro.sunysb.edu/fwalter/AST389/ASoundofThunder.pdf

https://www.astro.sunysb.edu/fwalter/HON301/franchise.pdf

ficção cientifica da melhor, e não como a que temos a invadir-nos os neurónios, miserável e mesmo rasca.

E há muitos textos, anarquistas, surrealistas, decrescimentistas, conselhistas, socialistas que defendem o sorteio, desde que os Estados de Direito sejam funcionais. Maior é o risco de nos cair na sopa algum Trump ou Trampazito. 


 

Labels: , , ,

 
 

 É um livro de enorme erudição sobre Jazz. Um listado de alguns, quase todos os maiores (o livro é de 1997!), ilustrado e ilustre.

As vários "escolas", as diferentes nuances destas, e pormenores curiosos sobre os mestres, além de aconselhamentos de discos de todos eles, tornam este livro uma verdadeira obra-prima, para os amantes deste.


 

Labels: , ,

 
Wednesday, January 14, 2026
 

 Almocei uma sopa de garbanzos e fumei um porro. Escrevi um pouco, fiz compras e li mais esta:

cheia de notícias e de estórias, cheia de informações.

E volto atrás, ao desayuno acompanhei as denúncias de mais um tarado sexual, chamado Julito, o Iglésias. Com pormenores escabrosos. Como foi possível durante tantos anos, o que toda a gente segredava? Análises às empregadas que depois fodia, violava à fartazana, e tudo enquanto fazia derreter corações? Tenho que dizer que nunca tive a menor simpatia por este traste, nem pela sua voz delicodoce.

Uma hora e tal de notícias sobre este tarado. Em Portugal há um que continua a ser candidato à Presidência. Imaginem se ganhava e depois era preso?
 

Labels: ,

 
 

 Como habitual a revista A Ideia edita 3 suplementos:


 o terceiro é a edição do debate sobre "Heranças de Maio de 68" a que assisti na Biblioteca Nacional em Outubro de 2024. Que saudade.

Sobre os outros dois,,, pois a correspondência de Cruzeiro Seixas tem um ou outro pormenor interessante, mas pessoalmente sou contra esta devassa da vida privada, mesmo encontrando alguns pormenores de relevo, mas são opções editoriais, que admito.

Já o livro de poesia, sendo eu um cultor de haikús e de grande exigência nesta área... pois também tem boas frases e até versos... e os bonecos!

No putrefacto húmus/ A luz borbulha/ Trespassando as copas.

Este a partir de um poema aí publicado. 

Labels: ,

 
 

 Mais uma, sempre com motivos de interesse e fotos excelente, além de informações militantes e dados relevantes.

 

e esta foto... não sei se se salvarão todos....

mas são bonitos e não são domésticos.

Labels: ,

 
 

 Já aqui comentei este. Ora que conclui a leitura pouco mais tenho a acrescentar.

Um livro muito denso e em que não se consegue perceber objectivo ou sequer lógica.

baralha diferentes lógicas eruditas, mas que podem ser contestadas, não há verdades. Um livro cheio de pequenas descobertas interessantes. 
 

Labels: ,

 
Tuesday, January 13, 2026
 

 A não haver outros condicionantes penso poder estar aqui:


 

Labels: ,

 
Monday, January 12, 2026
 

 Sem comentários:

não nos podemos calar.
 

Labels: , ,

 
 

 Talvez se os nossos jornais investigassem algo, procurassem, a mentira e demagogia não andaria por aí a pastar:

https://archive.org/details/tantura_2022 

este é um documento fundamental. Pôr o nome de um massacre a um restaurante é um disparate, Imaginam um chamado Auschwitz? 

Labels: , ,

 
Sunday, January 11, 2026
 

 Foi hoje:

Em breve darei notícias.
 

Labels:

 
Friday, January 09, 2026
  The Waterboys - Flipside Of The American Dream

Hoje as forças nazis americanas mataram, a sangue frio, mais uma cidadã. A América não está a caminho de nada. Está a recuar para as piores cavernas.

Labels: ,

 
Thursday, January 08, 2026
 

 E continuamos pelo sistema de justiça e debitar opinião, e factos:


 

Labels: , , ,

 
 

 Agora esta, não confundir com os chamados Verdes nem com o banqueiro Goldsmith*, finalmente (?) encontra-se disponível (na edição francesa) nalguns quiosques em Portugal:

excelente os artigos de análise da "nova" e sinistra UE, sobre os povos não contactados e outros, além do excelente dossier sobre a nuclear, que mais uma vez desmascara os S.M.R.s e todos. Artigos, também, de referência sobre a guerra e as suas ligações, além de muitos outros motivos para< nos determos nesta.
* O Teddy, que conheci pessoalmente, parente desse, era de outra estripe!

 

Labels: ,

 
 

 Sobre o Ludismo, um artigo interessante:

https://jornalmaio.org/da-destruicao-das-maquinas-ao-sindicalismo/



Labels: ,

 
Wednesday, January 07, 2026
 

 Um exposição interessante:

https://gulbenkian.pt/agenda/complexo-brasil/ 

aqui em 4 momentos, sem comentários, e também isso é convite para irem ver:








Labels: , ,

 
Tuesday, January 06, 2026
 

Entre várias coisas começo hoje a ler, nos buracos, o tijolo produzido pelo Francisco Louça "Imaginação", que reservando-me para comentário após leitura (hoje só li 120 páginas um 1/4 do livro) encontro um texto muito, muito religioso, embora ele se diga ateu. Lembro-me dele, ou me disseram, catequista. Mas sem dúvida um livro erudito. O comentarei oportunamente.

Encontrei algumas imagens notáveis, e esta, não exactamente a do livro, de Van Gogh, uma pintura/retrato das suas próprias botas é fabulosa. 

Nota: 

Não percebo como alguém contra o discurso hegemónico pode alinhar no acordês. Se um bom amigo não me tivesse ofertado este, eu não o compraria, certamente. Recuso comprar seja o que for que obedeça a uma lógica de destruição cultural da língua.
 

Labels: , ,

 
Monday, January 05, 2026
  Askomiw Ksanaqak (Forever Dangerous) – Indigenous Nations Resist Nuclear...

Labels: ,

 
 

 Começo o ano com leituras.

esta mostra o estado de insanidade da revista Décroissance que o desaconselha. 

Um excelente livro, que talvez por não curvar a espinha a essa que se atribui o exclusivo desse pensamento é anatemizado.

É certo, e é bom, que o autor escolheu um prefaciador do Partido Comunista, que aprecio por chegar ao pensamento contra o desenvolvimento das forças produtivas e horizontes furibundos. Talvez o autor seja ele próprio ou compagnon de route, mas é este é uma verdadeira pérola e até defende os eleitos locais por sorteio....e claro, em linha com os comunistas, é suave com a nuclear, que quer uma parte residual, é certo, manter essa para "manter o equilíbrio", não percebendo sequer que uma "procura mais descentralizada para apoiar os territórios em caso de baixa da produção renovável" é ao contrário do que ele diz totalmente ao arrepio da nuclear.

Mas são laivos do sovietismo de centralização, em vias de extinção, também, como a nuclear.

Por demais um excelente livre e cheio de propostas em linha com o meu "Apocalipse Incerto", que ainda apresento pelo país....
 

Labels: , , ,

 
Saturday, January 03, 2026
 

 O canalha obeso deitou a mão:

alguém duvida que esse assassino patológico tem outro, qualquer outro objectivo?
 

Labels: ,

 
 

 Ontem, a solicitação de um amigo fiz um pequena investigação. De 2005 a 2025 aumentámos mais de 30% o nosso consumo de electricidade de 40 TWh para 53,1 TWh, enquanto Espanha diminuia.

Também, é certo passámos de cerca de 20% (estimativa) de produção dessa com renováveis para perto de 70% (creio 68%).

Embora lhe tenha dito que partimos de uma base menor, é também certo que a diminuição da queima de fósseis domésticos (lenha) e sua substituição, e alterações de algumas lógicas industriais, que passaram da queima directa para usufruto eléctrico este também presente. E também claro que nos  anos antes da troika tivemos um  dispilfário do consumo, supérfluo em grande parte, desses.

É evidente que este crescimento não pode, não pode continuar!!!! Temos que ser claros,  isto é o ronaldismo  (de C.R., 6666) ora apregoado pelo nosso governo, que nos conduz ao abismo.

Temos que desenvolver conceitos e práticas políticas (das quais nem se fala nesta campanha, nula, como deve ser o voto, ou não voto!) novas, ao arrepio das lógicas dominantes, que alterem o funcional do sistema produtivo e proponham regressos e  re-enraizamentos sociais e económicos, como aconselhava Simone Weil.

Infelizmente não se vislumbra, nem no horizonte mais longínquo, nada que ultrapasse a ponta do pé. 

Irei voltar ao livro que tenho em suspenso...

 

Labels:

 
Friday, January 02, 2026
 

 O desconhecia, totalmente.

mas é um livrinho de contos verdadeiramente excepcional, e nele encontro um cheiro a anarquismo no magnífico "A respeito de Horácio", em que só falta defender o sorteio para nomear os responsáveis políticos, como defendo, defendemos. E outro é o "Porquê?" onde a crítica da democracia, da hegemonia,  " A imprensa sempre venal e corrupta, não canta senão o invariável salmo do ouro", parece dos nossos dias...., a crítica é arrasadora e descobrimos, terá sido aqui que Reich o foi buscar? o Zé Ninguém ?

Contos cheios de ironia e com uma escrita pujante. 

Labels: ,

 
 

 Descubro este:

aqui:

https://archive.org/details/lnehugo00hugouoft/page/n3/mode/2up

e vou tentá-lo em papel !
 

Labels: ,

 
Thursday, January 01, 2026
 

 É um dos nossos:

e mais uma vez a bomba, a obsolescência e o domínio da hegemonia. Agora trata também da técnica também:  "a técnica é inerente ao princípio da concentração do poder e ao domínio oligárquico e monopolista".

Interessante a integração escatológica judaico-cristã e o apocalipse desta no quadro do sistema nuclear.
 

Labels: ,

 
 

 Encontro um Miguel Teotónio Pereira numa versão que desconhecia, mística e religiosa, neste livro póstumo:

tive com ele grandes discussões mas a propósito do seu marxismo ainda eivado de leninismo e de lógicas organizativas em que chocámos. Ainda recentemente falei dele em casa do Cláudio Torres, que surpresa se lembra muito bem de seu pai o Nuno, "chefe" dele no MES.

No livro apreciei os bonecas da Helena, querida amiga, mas sei que o editor não respeitou o trato que tinha com ela e estes foram publicados, mal e à revelia da vontade da mesma. Ser libertário não é sinónimo de ser sério, pelo menos no caso. Devia retirar o livro do mercado e fazer uma re-edição em condições e respeito pelos autores.

Não apreciei o livro, não é o meu género, embora reconheça alguns textos grande qualidade literária.


 

Labels:

 
 

 Começamos o ano com um bebé:

que cresça são os meus desejos.
 

 

Labels: ,

 
civetta.buho@gmail.com

ARCHIVES
06/01/2003 - 07/01/2003 / 07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 09/01/2007 - 10/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 11/01/2007 - 12/01/2007 / 12/01/2007 - 01/01/2008 / 01/01/2008 - 02/01/2008 / 02/01/2008 - 03/01/2008 / 03/01/2008 - 04/01/2008 / 04/01/2008 - 05/01/2008 / 05/01/2008 - 06/01/2008 / 06/01/2008 - 07/01/2008 / 07/01/2008 - 08/01/2008 / 08/01/2008 - 09/01/2008 / 09/01/2008 - 10/01/2008 / 10/01/2008 - 11/01/2008 / 11/01/2008 - 12/01/2008 / 12/01/2008 - 01/01/2009 / 01/01/2009 - 02/01/2009 / 02/01/2009 - 03/01/2009 / 03/01/2009 - 04/01/2009 / 04/01/2009 - 05/01/2009 / 05/01/2009 - 06/01/2009 / 06/01/2009 - 07/01/2009 / 07/01/2009 - 08/01/2009 / 08/01/2009 - 09/01/2009 / 09/01/2009 - 10/01/2009 / 10/01/2009 - 11/01/2009 / 11/01/2009 - 12/01/2009 / 12/01/2009 - 01/01/2010 / 01/01/2010 - 02/01/2010 / 02/01/2010 - 03/01/2010 / 03/01/2010 - 04/01/2010 / 04/01/2010 - 05/01/2010 / 05/01/2010 - 06/01/2010 / 06/01/2010 - 07/01/2010 / 07/01/2010 - 08/01/2010 / 08/01/2010 - 09/01/2010 / 09/01/2010 - 10/01/2010 / 10/01/2010 - 11/01/2010 / 11/01/2010 - 12/01/2010 / 12/01/2010 - 01/01/2011 / 01/01/2011 - 02/01/2011 / 02/01/2011 - 03/01/2011 / 03/01/2011 - 04/01/2011 / 04/01/2011 - 05/01/2011 / 05/01/2011 - 06/01/2011 / 06/01/2011 - 07/01/2011 / 07/01/2011 - 08/01/2011 / 08/01/2011 - 09/01/2011 / 09/01/2011 - 10/01/2011 / 10/01/2011 - 11/01/2011 / 11/01/2011 - 12/01/2011 / 12/01/2011 - 01/01/2012 / 01/01/2012 - 02/01/2012 / 02/01/2012 - 03/01/2012 / 03/01/2012 - 04/01/2012 / 04/01/2012 - 05/01/2012 / 05/01/2012 - 06/01/2012 / 06/01/2012 - 07/01/2012 / 07/01/2012 - 08/01/2012 / 08/01/2012 - 09/01/2012 / 09/01/2012 - 10/01/2012 / 10/01/2012 - 11/01/2012 / 11/01/2012 - 12/01/2012 / 12/01/2012 - 01/01/2013 / 01/01/2013 - 02/01/2013 / 02/01/2013 - 03/01/2013 / 03/01/2013 - 04/01/2013 / 04/01/2013 - 05/01/2013 / 05/01/2013 - 06/01/2013 / 06/01/2013 - 07/01/2013 / 07/01/2013 - 08/01/2013 / 08/01/2013 - 09/01/2013 / 09/01/2013 - 10/01/2013 / 10/01/2013 - 11/01/2013 / 11/01/2013 - 12/01/2013 / 12/01/2013 - 01/01/2014 / 01/01/2014 - 02/01/2014 / 02/01/2014 - 03/01/2014 / 03/01/2014 - 04/01/2014 / 04/01/2014 - 05/01/2014 / 05/01/2014 - 06/01/2014 / 06/01/2014 - 07/01/2014 / 07/01/2014 - 08/01/2014 / 08/01/2014 - 09/01/2014 / 09/01/2014 - 10/01/2014 / 10/01/2014 - 11/01/2014 / 11/01/2014 - 12/01/2014 / 12/01/2014 - 01/01/2015 / 01/01/2015 - 02/01/2015 / 02/01/2015 - 03/01/2015 / 03/01/2015 - 04/01/2015 / 04/01/2015 - 05/01/2015 / 05/01/2015 - 06/01/2015 / 06/01/2015 - 07/01/2015 / 07/01/2015 - 08/01/2015 / 08/01/2015 - 09/01/2015 / 09/01/2015 - 10/01/2015 / 10/01/2015 - 11/01/2015 / 11/01/2015 - 12/01/2015 / 12/01/2015 - 01/01/2016 / 01/01/2016 - 02/01/2016 / 02/01/2016 - 03/01/2016 / 03/01/2016 - 04/01/2016 / 04/01/2016 - 05/01/2016 / 05/01/2016 - 06/01/2016 / 06/01/2016 - 07/01/2016 / 07/01/2016 - 08/01/2016 / 08/01/2016 - 09/01/2016 / 09/01/2016 - 10/01/2016 / 10/01/2016 - 11/01/2016 / 11/01/2016 - 12/01/2016 / 12/01/2016 - 01/01/2017 / 01/01/2017 - 02/01/2017 / 02/01/2017 - 03/01/2017 / 03/01/2017 - 04/01/2017 / 04/01/2017 - 05/01/2017 / 05/01/2017 - 06/01/2017 / 06/01/2017 - 07/01/2017 / 07/01/2017 - 08/01/2017 / 08/01/2017 - 09/01/2017 / 09/01/2017 - 10/01/2017 / 10/01/2017 - 11/01/2017 / 11/01/2017 - 12/01/2017 / 12/01/2017 - 01/01/2018 / 01/01/2018 - 02/01/2018 / 02/01/2018 - 03/01/2018 / 03/01/2018 - 04/01/2018 / 04/01/2018 - 05/01/2018 / 05/01/2018 - 06/01/2018 / 06/01/2018 - 07/01/2018 / 07/01/2018 - 08/01/2018 / 08/01/2018 - 09/01/2018 / 09/01/2018 - 10/01/2018 / 10/01/2018 - 11/01/2018 / 11/01/2018 - 12/01/2018 / 12/01/2018 - 01/01/2019 / 01/01/2019 - 02/01/2019 / 02/01/2019 - 03/01/2019 / 03/01/2019 - 04/01/2019 / 04/01/2019 - 05/01/2019 / 05/01/2019 - 06/01/2019 / 06/01/2019 - 07/01/2019 / 07/01/2019 - 08/01/2019 / 08/01/2019 - 09/01/2019 / 09/01/2019 - 10/01/2019 / 10/01/2019 - 11/01/2019 / 11/01/2019 - 12/01/2019 / 12/01/2019 - 01/01/2020 / 01/01/2020 - 02/01/2020 / 02/01/2020 - 03/01/2020 / 03/01/2020 - 04/01/2020 / 04/01/2020 - 05/01/2020 / 05/01/2020 - 06/01/2020 / 06/01/2020 - 07/01/2020 / 07/01/2020 - 08/01/2020 / 08/01/2020 - 09/01/2020 / 09/01/2020 - 10/01/2020 / 10/01/2020 - 11/01/2020 / 11/01/2020 - 12/01/2020 / 12/01/2020 - 01/01/2021 / 01/01/2021 - 02/01/2021 / 02/01/2021 - 03/01/2021 / 03/01/2021 - 04/01/2021 / 04/01/2021 - 05/01/2021 / 05/01/2021 - 06/01/2021 / 06/01/2021 - 07/01/2021 / 07/01/2021 - 08/01/2021 / 08/01/2021 - 09/01/2021 / 09/01/2021 - 10/01/2021 / 10/01/2021 - 11/01/2021 / 11/01/2021 - 12/01/2021 / 12/01/2021 - 01/01/2022 / 01/01/2022 - 02/01/2022 / 02/01/2022 - 03/01/2022 / 03/01/2022 - 04/01/2022 / 04/01/2022 - 05/01/2022 / 05/01/2022 - 06/01/2022 / 06/01/2022 - 07/01/2022 / 07/01/2022 - 08/01/2022 / 08/01/2022 - 09/01/2022 / 09/01/2022 - 10/01/2022 / 10/01/2022 - 11/01/2022 / 11/01/2022 - 12/01/2022 / 12/01/2022 - 01/01/2023 / 01/01/2023 - 02/01/2023 / 02/01/2023 - 03/01/2023 / 03/01/2023 - 04/01/2023 / 04/01/2023 - 05/01/2023 / 05/01/2023 - 06/01/2023 / 06/01/2023 - 07/01/2023 / 07/01/2023 - 08/01/2023 / 08/01/2023 - 09/01/2023 / 09/01/2023 - 10/01/2023 / 10/01/2023 - 11/01/2023 / 11/01/2023 - 12/01/2023 / 12/01/2023 - 01/01/2024 / 01/01/2024 - 02/01/2024 / 02/01/2024 - 03/01/2024 / 03/01/2024 - 04/01/2024 / 04/01/2024 - 05/01/2024 / 05/01/2024 - 06/01/2024 / 06/01/2024 - 07/01/2024 / 07/01/2024 - 08/01/2024 / 08/01/2024 - 09/01/2024 / 09/01/2024 - 10/01/2024 / 10/01/2024 - 11/01/2024 / 11/01/2024 - 12/01/2024 / 12/01/2024 - 01/01/2025 / 01/01/2025 - 02/01/2025 / 02/01/2025 - 03/01/2025 / 03/01/2025 - 04/01/2025 / 04/01/2025 - 05/01/2025 / 05/01/2025 - 06/01/2025 / 06/01/2025 - 07/01/2025 / 07/01/2025 - 08/01/2025 / 08/01/2025 - 09/01/2025 / 09/01/2025 - 10/01/2025 / 10/01/2025 - 11/01/2025 / 11/01/2025 - 12/01/2025 / 12/01/2025 - 01/01/2026 / 01/01/2026 - 02/01/2026 / 02/01/2026 - 03/01/2026 /


Powered by Blogger