insignificante
Friday, November 29, 2024
 

 Continuo viagem pelo sistema de justiça, cheio de insanidades e alçapões, que apesar da boa vontade e disposição dos seus agentes é kafkiano.

Em breve colocarei um apontamento após ser ouvido na GNR sobre o abalroamente do meu carro localmente e sobre o energúmeno  condutor/agressor.

Hoje vai aqui uma outra opinião, do meu apreciado Ops:




Labels: ,

 
Thursday, November 28, 2024
 

 Hoje é o prato principal e talvez termine as obras, por agora....

como de costume além da capa excelente alguns tópicos de interesse...como saber que a maior mortalidade entre os ursos são eles mesmo, por razões sexuais.... além do artigo sobre Isaac Asimov, que já diagnosticou "a boa da Terra está a morrer, em nome da humanidade façamos algo", em 1983... continuamos sem fazer nada... e uma revisão (para alguns) de matéria dada num bom artigo sobre métodos de datação. Muitos livros são aconselhados ainda.


Labels: ,

 
Wednesday, November 27, 2024
 

 Irei estar, com a minha tristeza, nesta acção:

não duvido que seja importante para os que lá estivermos!


Labels: ,

 
 

 Erejon, Boaventura, para mencionar uns de esquerda ou S.Araujo para referir um de direita, onde esses abundam mas não tanto mediatizados, homens com deficiente formatação ou problemas mentais, como por exemplo Erejon reconheceu.

Sistema de justiça

Ontem voltei a verificar que temos um sistema de justiça totalmente infuncional. Vejamos estou a ser julgado por exercer o meu direito de opinião e também por ter denunciado uma situação de violência doméstica e de falha aos deveres cívicos e de saúde por parte de um então dirigente de entidades socio-políticas e que chegou a aventasmar o movimento das bicicletas e outros movimentos de cidadania.
Um homofobo e machista, disfarçado.
Pois não há a mínima lógica para se perder duas ou três ou quatro manhãs ou tardes porque a rainha de Inglaterra se sentiu ofendida com umas verdades. A dita está ainda por cima com um processo precisamente por violência doméstica. A meretíssima juiza tentou desesperadamente até abusando do seu poder que o julgamento não se realiza-se e tenho que dizer que até concordei em escrever que a denuncia que apresentei não visava atingir a honra do individuo (que é pouca) nem a sua dignidade (ainda menos) e hoje não escreveria a mesma coisa. E contribuir com uma verba significativa para Associação de Apoio às Vitimas. Logo esse facto desagradou ao dito e portanto não houve acordo.
É inacreditável a falta de senso dos tribunais, julgar coisas que não são crimes nem cá nem, nem na Europa onde tudo acabaria, se não prescrevesse entretanto.
Trarei ou colocarei no meu blog a carta que levou a que um possível contaminado de covid não acompanhasse os atletas paralímpicos ao Japão. O presidente desse comité me agradeceu.
 
     

--


Labels: ,

 
 

 É um livro curioso, mas que remete para muitos outros, em linha.

não me deixa muito impressionado.


Labels: , ,

 
Monday, November 25, 2024
 

 Tenho muito escrito sobre a mitologia histórica nacional, muito bem desmascarada neste no caso francês, em tudo idêntico ao nosso, e muitos mais falsos são aqui desmascarados, não concordando eu com todos desde logo, encontro esta publicação uma referência para o pensamento que vive à temperatura da sua destruição e assim evolui:

quando ouvimos os boçais venturas e outros da mesma laia, ou o discurso dominante na generalidade dos média, temos a sensação da necessidade de elaborar um manual destes por cá....

E tendo escrito muito sobre informação não deixo de registar que um orgão de informação se auto chibate:

sabendo nós, e esta revista é um exemplo eloquente, que muitas, muitas mentiras são por todos transportadas.


Labels: , ,

 
Sunday, November 24, 2024
 

Um excelente levantamento etno-antropológico e registo biográfico dos caçadores de baleias, por vezes entrecruzando-se até com Moby Dick.  Falta todavia um enquadramento e análise das entrevistas, que o mereciam, até para esclarecimento da evolução.

foi um dos meus temas, recordo com os então Amigos da Terra, nos Açores, e com Teófilo Braga termos defendido outras lógicas, o fim dessa caça e a reconversão dos baleeiros em promotores da sustentabilidade, através da observação de baleias, que hoje penso deve ser também proibida ou seriamente restringida pelos danos a estas, e a reconversão das fábricas, o que foi feito e hoje as duas do Pico e sobretudo a do Porto Pym são registos fantásticos de outros tempos.

Estive nas delegações do Friends Of the Earth Internacional em reuniões da I.W.C. (International Whaling Commissio) instância reguladora da captura e comércio dessas e obtive uma condenação do Estado português (por não sendo membro dessa, ilegalmente as caçar), como havia estado e contribuído para a nossa posição na L.D.C. (despejos nucleares nos oceanos). 

E não posso deixar de referir que foi por causa delas que deixei de ser sócio, para sempre, da L.P.N. que em Assembleia Geral recusou discutir, embora essa decisão tenha ido a votos e perdido, o fim dessa actividade, por mim e outros proposta,

Muitas estórias as baleias nos trazem, desde o Jonas, até ao fim do mundo. Eu própria tenho um capítulo de um livro sobre elas. São uns animais espectaculares, Ora mesmo estou a ouvir-lhes os cantos...


Labels: ,

 
Saturday, November 23, 2024
 

 Fiz parte de uma confraria que por falta de espírito se desagregou, a Confraria do Toiro Bravo, mas tenho grande apreço por estas entidades, que recuperam o território, os seus usos e costumes, sociais e culinário ou gastronómicos.

Hoje descobri esta:

http://www.confrariadasopacaramela.pt/sopa.html

que, como as outras tem uma estória fantástica.

aqui, alguns dos produtos, da terra, que fazem a sopa.
 

Labels: , ,

 
 

 Gosto de biografias ou de auto. Esta é escrita por um literato, com filosofia de budista, que muito apreciava quando o jornal El Pais existia.

escrever é também ouvir os sons do passado e inventar o futuro no presente. Manuel Vicent, o faz com humor e qb de verrina. O passado também se altera, com as palavras que o significam

" Todos los lugares del mundo son el mismo lugar. El sueño de todo esto es el verdadero viaje"

" La vida es el tiempo que se ha posado sobre los objetos que nos rodean y también sobre nuestros sueños"


Labels: ,

 
 

 A caminho de 1.500 números:

https://obseribericoenergia.pt

duas fotos de mérito:

esta lembra o olho vivo.

e esta o que dá vida ao olho.



Labels: ,

 
Friday, November 22, 2024
 

 "nada vale o perfume esvanescente da rosa selvagem"

"o sentido histórico não é senão teologia mascarada (...) essa forma de pensamento vem do cristianismo" o fim da história ou o paraíso na Terra, ou o comunismo

" é mais a utilização da técnica que a técnica em si mesma que pode ser desastrosa para a humanidade"

E mais estas, quase todas do próprio Camus:

(Ceux qui ) pensent que la technologie parviendra à sauver l'humanité des effets du changement climatique sans recours à une véritable sobriété, des effondristes collapsologues qui prédisent une destruction générale et inévitable de l'humanité, ou encore des réactionnaires qui relisent l'histoire nationale sous le prisme du déclin, une même orientation de l'histoire messianique

 

« La civilisation industrielle, en supprimant la beauté naturelle, en la couvrant sur de longs espaces par le déchet industriel crée et suscite les besoins artificiels »

 

“Ces raisons sont menacées aujourd'hui, par beaucoup de monstrueuses idoles, mais surtout par les techniques totalitaires. Les préjugés d'une raison aveugle, servis par des techniques devenues démentes, ont mené tout droit à de cruelles idéologies de domination, religions qui prétendent asservir la totalité de l'esprit humain, tiennent la neutralité même pour un crime et, par les moyens techniques et psychologiques de la répression, mettent l'individu à la merci de l'État.”

 

“Contre ses menaces, qui ont la dimension du monde lui-même, et de l'homme tout entier, qui par leur démesure même jettent des individus dans le découragement, qui se répercutent à travers des propagandes meurtrières ou avilissantes, à l'aide des mystifications les plus scandaleuses, et qui s'amplifient au gré des souffrances et des destructions qui couvrent aujourd'hui un monde épuisé, il nous a semblé que nous ne pouvions pas faire plus que de constituer, par-dessus les frontières, des ilots de résistance, où nous tenterons de maintenir, à la disposition de ceux qui viendront, les raleurs qui rendent un sens à la vie.”

Labels: , ,

 
 

 Tenho que referir que é um filosofo notável, muito falado e muito desconhecido. Eu mesmo não tenho nenhum livro seu e só o li em partes, aqui e ali.

Este livro dá-nos uma visão de primeira da sua vida e da sua obra, do seu pensamento. Parece que o estamos a ler e lhe descobrimos muita, uma enorme actualidade, seja na crítica do religioso, seja na formulação do político e social.

Baruch Spinoza, aqui fica.

A superstição é a forma mais eficaz de dominar a massa*

Ce passage de l'état de nature à l'état de société implique que les individus transfèrent leur propre pouvoir à la puissance collective  à laquelle ils s'agrègent. Ainsi, « le droit dont chaque individu jouissait naturellemen sur tout ce qui l'entoure, est devenu collectif. Il n'a plus été déterminé par la force e par la convoitise de chacun, mais par la puissance et la volonté conjuguée de tous'».

Spinoza ne cesse de s'interroger sur les raisons qui font que le peuple préfère souvent être asservi à un pouvoir fort, voire tyrannique, plutôt que de s'émanciper au sein d'une république tolerante et libérale.

*e ainda, traduções todas minhas:

O desejo é a essência do homem 

A razão necessita sentimento para nos conduzir à sabedoria

Somos tanto mais livres (...) quando compreendemos as leis da natureza que nos determinam

A eternidade é um instante fora do tempo, que não tem começo nem fim

Deus (para ele pode ser Shiva ou nada) não tem começo nem fim

 


Labels: , ,

 
Thursday, November 21, 2024
 

 Só hoje acabei o  Tras do Ceo, de Manuel Rivas, em galego uma estória fascinante, que mergulha no profundo pobo, mas que infelizmente me deixou abrumado com a dificuldade da escrita da língua.

Mas gostei muito, mas recomendo a versão castelhana traduzida pelo mesmo Rivas.

E agarrei mais este Olrik, embora não seja cultor desta nova versão dos personagens clássicos de E,P. Jacobs:

e posso garantir que é o meu último Olrik, este é um livro com bonecos em linha e uma história da carochinha.


Labels: , , ,

 
Wednesday, November 20, 2024
 

 Deixo o galego, Rivas, em suspenso e mergulho na jihad e na lógica da sua formação, do terror que lhe está por traz e também nos seus aliados, ignorantes, e os esquerdistas/islamitas, e os poderes dos capitais sauditas e outros que lhes estão por trás.

É um livro somatório de muitos e onde Gilles Kepel nos dá conta da sua vida, do seu processo, no livro que é uma auto-biografia paralela ao desenvolvimento do islamismo salafita/sunita ou da sua variante xiita.

Um livro de 1ª plana:

contra os "gauchistes" e os seus mitos faz-me lembrar outro grande:

https://en.wikipedia.org/wiki/Simon_Leys


Labels: , , ,

 
Tuesday, November 19, 2024
 

 Só hoje fui visitar o alargamento dos jardins da Gulbenkian, Tinha medo, dado o projecto que vi.

Pois os piores terrores confirmaram-se. Mais uma facada no GRT, que a Gulbenkian, volto a denunciar desprezou completamente no quadro das homenagens que lhe são devidas, Não apoiou o concerto do Rodrigo Leão, não deu qualquer contributo para organizar as conferências sobre a sua vida e obra, e nem sequer pestanejou para termos um blog com a sua obras, documentos, fotografias e factos da vida. E isto apesar de cerca de 10 horas em que aturámos administradores e altos funcionários da mesma a protestarem o seu total apoio e compromisso.

Eles sabiam que já tinham destruído o jardim do mestre (e mais não destruíram porque nos opusemos intransigentemente, e que foi denunciado numa conversa com administradores da mesma, pelo próprio filho do mestre)...pois ora, vejam as fotos....

esta é a grade onde outrora estava o murete, fico sem voz.

esta uma das visões do deserto do paisagista arabe....

esta a continuação do tal deserto....

e esta uma pala, sem qualquer sentido, e bastaria duas telhas para dar vida ao tal blog....

a Fundação massacrou o que poderia ter sido uma extensão do jardim. Infelizmente em Portugal ninguém toca na vaca sagrada, pois lá iriam os dinheirinhos....




Labels: ,

 
Monday, November 18, 2024
 

 Tentarei não perder:



Labels:

 
Sunday, November 17, 2024
 

 Um trio, duas excelentes cantoras e um bom organista começou por cantar umas obras para Canto e Orgâo "Mater Dei",  o agrupamento MOSAICO ESPIRITUAL:

depois a minha amiga Zé Justino apresentou as #Loas a Maria#, apresentação excelente, sóbria e sem qualquer motivo para polémica ou questões. Gostei muito. 

Tinha-lhe dito, em jeito..., que lhe iria perguntar o que ela achava do preceito budista que acha que a Deusa Virgem Maria (a partir do século XIX, que antes não era virgem) é uma reencarnação da Deusa Shiva. Mas não havia ambiente. 

nem sequer para mencionar o que referiu Mia Couto sobre um padre em Moçambique, que de manhã rezava missa de tarde frequentava a Mesquita e à noite ia a cerimónias animistas. Todo o Deus é o mesmo, diz ele. Todas as Deusas também.

Uma excelente tarde, de novos conhecimentos, que falta discutir e dar-lhe enquadramento no debate.



Labels: ,

 
 

 Loas a Maria, que é a Deusa mãe, a Astarte, que dos fenícios chega até nós também em forma de Fatma.

A Deusa é mais importante que qualquer trindade ou Alah, até o judaísmo teve de a inventar,

É Shiva, é tudo.

Loas à Deusa.

durante dois anos fui vice-presidente da Zezinha e mantemos amizade. É tema da tese dela e irei ouvi-la, com atenção.
 


Labels: , ,

 
Saturday, November 16, 2024
 

 Fui ver, como mencionei em posta anterior, e não rever!, este:

https://www.youtube.com/watch?v=qjRnXf4GaLc

que é um filme para reflexão, sobre a história e os discurso da hegemonia nesta. Excelentes realizadores que se juntaram para nos dar uma obra que fica e continua.

Labels: ,

 
 

 Alargada a estância de Cristina Sampaio, no Artur Bual da Amadora, até Dezembro, mais tempo para não perder os excelentes bonecos e/de aguda e incisiva crítica política!

o capitalismo a espremer.e nos.

e esta paródia com o boneco de Méliès são alguns dos muitos momentos únicos.



Labels: ,

 
 

Começo o dia com uma valente poda e com leituras, e encontro este texto que não resisto a trazer aqui:

de André Barata

 

Etimologia

 

Ir à procura de um étimo é como saborear a textura mineral de uma palavra. Descer escada abaixo na história dos seus usos e encontrar um fundo vivo como uma fonte. No grego antigo, etimon está pelo advérbio “verdadeiramente” ou “realmente”, e quem procura a etimologia de uma palavra pode ir no encalço de uma autoridade, mas melhor seria se fosse ao encontro do pulsar do sentido nessa origem.

Nas primeiras décadas do século sexto, Santo Isidoro de Sevilha escreveu uma obra precursora do saber enciclopédico a que chamou Etymologiae e que dedicou a um rei visigodo. A pretensão de autoridade estava lá, mas o que ficou foi um fascinante jogo de sentidos que só por acaso acertava. Por exemplo, “corpulento”, em latim corpulentus, significava, para o Doutor da Igreja, forte no corpo e lento nas pernas. E “oração” (oratio) era a razão falada (oris ratio). Nenhuma delas era verdadeira, mas a ressonância era vibrante, como se as palavras fossem pedaços de matéria a experimentarem-se juntos. Não é diferente com versos da poesia de Luiza Neto Jorge — “a divisibilidade: a visibilidade a dois”, “a sublimação: a sublime acção” — e com outros, como estes que reuniu no que chamou Revoluções da Matéria.

As palavras significam também a sua história de significados, usos e revoluções. Camadas de sentido que se depositam umas sobre as outras como minerais e assim se alimentam, ou passam testemunho, no dizer, no escrever, no ouvir. As falsas etimologias tapam as verdadeiras, mas nem por isso deixam de valer. A floresta nada tinha que ver com flores e sim com o domínio exterior, de fora (foris). Mas um “r” interpôs-se e deu-lhe uma graça que ficou no português e no espanhol, mas não no inglês ou no francês. E outro “r”, dos astros, intrometeu-se na nossa palavra “estrela”.

As palavras não têm uma essência límpida que a etimologia demonstrasse. Por isso, mobilizar a etimologia para invalidar usos de palavras não é caminho. Ainda há pouco, no Brasil, se discutia a expressão “criado-mudo” que significa mesa-de-cabeceira e se presumiu, erradamente, conter uma referência à escravatura. É referência à condição servil e à objectivação que toma pessoas por coisas. Mas o prisma deve ser outro. Mesmo se a etimologia fosse certa, a crítica deve resultar quando as palavras significam agressão e o seu uso é de violência. Se perseguirmos as etimologias para invalidar usos estaremos a essencializá-los. Façamos a crítica às palavras que realmente exercem violência e deixemos as etimologias ao encanto da viagem pela espessura das palavras, muitas com a idade de Matusalém.

 


Labels: , ,

 
 

 Mencionado na posta anterior fui ver este:

 https://www.culturedepalestine.org/articles/77587-kafr-kassem

um filme brutal e que tira quaisquer dúvidas sobre o nazismo e o sionismo serem duas faces da mesma moeda.

Labels: , ,

 
Friday, November 15, 2024
 

Têm sido tempos de muito stress... obras em casa, limpezas, abalroamento do carro e tramitação do evento, queda de um dente, dores na mão, quisto de Baker, fascite, e outras coisas a aumentarem o dito....

Só ora irei ver a exposição da minha estimada Cristina Sampaio, salvo partir uma pena, amanhã:

irei aproveitar para almoçar no simpático restaurante madeirense "Pura Vida", na Amadora.

Tenho também previsto, amanhã, ver (ou rever?) o Loin du Vietnam, na Cinemateca.

Ainda hoje tenho em agenda o KAFR KASSEM de Borhane Alaouié, no ciclo de cinema palestino que perdi totalmente. Fui um dos primeiros a passar filmes sobre esse território, no IST, nos anos 70....
E a depressão segue, levezinha.... 
 


Labels: , , ,

 
Thursday, November 14, 2024
 

 O ex-polícia que bateu no meu carro, talvez ao olhar para a minha folha e a bandeira da pastelaria disse que não tolerava nem "paneleiros nem drogados" e que não gostava de "falar com mulheres", talvez porque teve também que enfrentar uma... Quando chegou a GNR meteu a viola no saco.

pois há que dar-lhes cana... e aqui esclarecer:

https://cannareporter.eu/2024/11/08/rif-mountains-uma-viagem-fotografica-ao-paraiso-perdido-em-marrocos/

este ainda não está perdido.

 

Labels: , ,

 
 

Percebo bem o galego pelo que não tinha a mínima da dificuldade em ler um romance nesta língua, que é uma espécie de vernáculo português com os enxertos do tempo e da ortografia que segue a vocalização. Cheguei a trabalhar num projecto a meias com a Galiza, sem qualquer dificuldade, mas...

Estou há vários dias, certo que com obras, limpezas e precalços pelo meio a ler este:

e a leitura é lenta, algumas palavras já as erradicámos, outras só lendo em voz alta as descubrimos, e tudo, tudo é misterioso.

Continuamos.
 

 

Labels: , ,

 
Tuesday, November 12, 2024
 

 

A vida está cheia de imprevistos. Hoje fui abalroado por um ordinário, mesmo boçal, ex-sargento da Polícia, reformado, e já sem capacidade de conduzir, depois de ter tido que chamar a GNR lá encontrou a tal carta. Perdi um dia de trabalho e consumi a minha paciência. 3 ou 4 agradeceram-me que tenha sido o meu carro a ficar em estado miserável, e senhor guiava desabridamente para cima deles.

Não sei se deduza um pedido de indemnização civil.

Mas sabendo o estado da justiça talvez fosse melhor o instrumento do Eça.

Labels:

 
Saturday, November 09, 2024
 

 O jornalismo é hoje algo em vias de extinção. 

E jornalistas a sério que não sejam copiadores ou opinadores, ou locutores ou comentadores já não há praticamente nenhum. Nenhum mesmo. E quando há um ou outro lá está o editor o político (travestido de editor) a orientar a produção final a dar-lhe o titular, a desviar a atenção e rapidamnen te a subornar o intento jornalístico.

Fiz um mestrado em Comunicação Social e tive como colegas a nata, a nata mesmo do verdadeiro jornalismo. Hoje todos reformados. E tive como professores verdadeiros mestres, com os quais tínhamos discussões épicas. Sei do que falo e penso o que digo e escrevo. O exemplo do ex-jornal Público seria na altura matéria de análise*, mas não escaparia nenhum, o Expresso é desde há muito um mero projecto político, o D.N. nem sei o que é, e outros ou estão em vias de extinção ou sobrevivem articulados com manhas.

Não é que em todos eles não haja profissionais da escrita, alguns até bons amigos que partilham estes pensamentos mas não os podem divulgar. E aqui e ali, embora com o ranço editorial ainda se leem boas reportagens (1), algumas até sem comentadorismo.

E depois por lá andam as tais aventesmas a perorar a favor da dita democracia. Mas democracia é liberdade de expressão (não a temos! como vimos acima), independência do sistema de justiça (deixem-me dar duas ou três gargalhadas, para não ser acusado de difamação), e possibilidade de escolha dos governantes (mas com a  oclocracia ** e a ditadura dos partidos tal não existe)

(1) A reportagem do Público sobre o ruído aeroportuário é um exemplo. NEm uma palavra sobre as verdadeiras alternativa, ou só as editoriais.

* o protagonismo pró-nuclear é um dos muitos exemplos, além da ideologia do pior neo-liberalismo, que denomino teresasousismo, rasca e manipulador. Alienado mesmo, que domina os opinadores desse.

** Tema de próximo e certamente último livro ainda em elaboração e buscando editor!

Labels: , , ,

 
Friday, November 08, 2024
 

 É um documento imprescindível para estar actualizado, e para conhecer algumas estórias articulados com o mundo canábico e o consumo de produtos psi-trópicos.

a capa, como habitual, é chamativa. E deixa-nos saudosos de alguns produtos....


Labels: , ,

 
 

 Esta é de um especial do O.I.E.

Energia

Houve, houve mesmo ruptura da barragem! Dana em tudo

Pois na altura ouvi falar em ruptura de um embalse, mas os nossos média andam de rastos atrás da hegemonia ou sob a ditaduras dos editores. Não se pode dizer nada que seja contra o poder e o poder gosta, gosta muito de barragens. Dizer que a Dana resulta de alterações climáticas, falar de desordenamento do território e construções em leitos de cheia ainda passa, já não gostam tanto quando se responsabiliza o governo (e então se for da direita ainda pior) por ter dado tarde e mal o alarme e etc. Ora falar que ainda por cima que  houve uma ruptura na barragem de Forata isso, isso é desastroso.
Imaginem que agora exigíamos testes de segurança em todas as barragens e suspensão de novas construções!
A barragem de Forata, ver imagem picada de Televisão às 19 horas começou a deitar por fora milhares, milhares de metros cúbicos por segundo. Às 19 horas ainda não chovia nas zonas mais castigadas....
 

Labels: , , ,

 
Thursday, November 07, 2024
 

 

O valor da palavra

 

“O essencial é invisível aos olhos”

O Principezinho, Ste Exupéry

“Quem domina a palavra controla o poder”

Snoopy, C.M.Schulz

as duas citações adaptadas

 

1-Num colóquio comemorativo dos 50 anos da revista, hoje, de cultura libertária, “A Ideia”, sobre os resíduos de Maio 68 dei por mim a pensar que resíduos é tudo o que resta depois. Os oradores falaram das suas vidas, sem sombra de dúvida muito interessantes, mas dei por mim, eu e talvez as 5 dezenas de muito maiores que assistiam a pensar se o mundo de hoje se pode ver a essa luz.

Recordei o jantar dos 10 anos (de 68) de que me ficou a inversão de uma palavra de ordem e o aportuguesamento “ce n’est qu’un débat continuons le com but *“, jantar esse que ao contrário deste debate deixou esperanças e expectativas.

Os tempos, é certo, mudaram e hoje, em vésperas de uma eleição (piége à con**) que pode alterar os dados do mundo, e quando os valores emergentes antes, durante e depois das turbulências de 68, a nível mundial, se arrastam com dificuldade, da ecologia aos direitos sexuais, dos direitos civis, todos, às liberdades políticas, todos acossados pela pensamento único e a manipulação das consciências, que aqui, também, temos denunciado, no quadro da reformulação do sistema de hegemonia do capitalismo e da sua oclocracia, que já aqui referimos e que desenvolveremos em próximo artigo. 

 2- Permito-me sair um pouco da pauta habitual e referir que fui membro de pelo menos 2 partidos (...) e em congressos desses (e de outros...) apresentei (com amigos a darem ideias) moções de orientação, de facto de dissolução. Num tive 35% dos votos mas a maioria optou por se integrar noutro partido e no outro tive 45% mas a maioria decidiu continuar de mau para pior até ao asco total. Refiro este caso, hoje da pequena estória, porque usei num citações do Principezinho para ilustrar e explicar uma das moções e do Snoopy para enunciar e desenvolver, na outra.

Nos dois casos defendia a continuação dos debates sobre os temas que fizeram esse ano de 68, e sobretudo a intransigência nos princípios e nas causas. Mas os partidos, como dizia S.Weil deveriam ser abolidos porque estruturam burocraticamente as ideias e constituem-se em lógicas de poder absoluto de um chefe e de uma claque (ou será clique?), em manipulação.

Também participei e fiz uma das intervenções finais no congresso de um partido/nãopartido internacional, em Itália, que se desistiu, uma das razões foi a que marcou várias das minhas intervenções, erros, má fortuna e mesmo disparates, consentidos. (1)

3- Escrevo a meio de Outubro ainda sem saber se o Presidente do mundo voltou a ser o Trump, o que estará iminente.

Numa altura em que talvez volte para a estrada, a dar palavras por aqui e por ali, porque o mundo talvez acabe amanhã, mas até lá ainda falta muito, como dizem nos Axtérix.

Continuamos com o tempo relativo. Só uma palavra é absoluto!

Estou triste.

*Uma das palavras de ordem de Maio 68 era “ce n'est qu'un début continuons le combat”, é só o princípio continuemos o combate, invertíamos os termos e martelávamos como se fosse um debate com objectivos

** armadilha para idiotas (em francês a palavra é também aquilo que estão a pensar)

(11) Em próximo artigo sobre a oclocracia nomearei esses e outros partidos


Labels: , ,

 
 

Não comprava esta há muito tempo, mas o tema da capa seduziu-me:

e a leitura de um texto longo e caro tão pouco.

A morte são muitas vidas!
 

Labels: ,

 
Wednesday, November 06, 2024
 

 Na Igreja, convento das Clarissas em Zafra:

talvez a guardar:

O embutido en la madera de olivo local de placas de nácar o madreperla, procedente del Mar Rojo. En uno de esos talleres palestino-cristianos se hizo esta cruz. Para fabricarla, el artesano cajea todo el frente de la madera para incrustar pedazos rectangulares de nácar sobre los que, después, graba los motivos iconográficos que tiñe con tinta negra para resaltarlos.


 


Labels: ,

 
 

 Pois é:

quando as asneiras são grandes, enormes, nada como voltar ao básico.


Labels: ,

 
Tuesday, November 05, 2024
 

 Hoje fui acompanhar um funeral, de uma pessoa, o António, que tinha por um homem bom, que me serviu muitos copos e com quem tinha estima. Era também um cogumeleiro, e muito querido no povo.

Na parede do cemitério apanhei uma borboleta, que me recordou a com que deixei a minha mãe, de bordado da Flandres. Esta estava viva:

e aqui:
as borboletas trazem o renascimento e a transformação da vida. A morte faz parte dessa.


Labels: ,

 
Monday, November 04, 2024
  Jacob Collier & AURORA - A Rock Somewhere X The Seed (Greenpeace)

Labels: ,

 
 

 É um livro da vida real, e é verdadeiramente impressionante:

depois de lermos este o nosso conceito sobre a humanidade desce aos piores níveis. Mas também sobre os, as que resistem ao pensamento único e ao que lhe está por traz, se eleva.


Labels: , ,

 
Sunday, November 03, 2024
 

 Berlim, também aí me perdi ou ia perdendo...

um espaço que é deliciosamente escrito, descrito, por Enard, que continua a seguir-nos, nos seus enredos, e nas suas descrições. Hoje, também, em viagem.

Entre outras pérolas esta que não resisto:

“toutes les cellules proviennent de cellules, et tous les livres proviennent de livres, tous les textes proviennent de textes. On a longtemps pensé que les textes et les livres naissaient des mots, mais non, ils proviennent d'autres textes, d'autres livres, comme les cellules du corps humain.”

sendo um dos meus temas a manipulação da linguagem....


Labels: , ,

 
Saturday, November 02, 2024
 

 Obrigado camarada Camilo!

Aos 90 anos, já há algum tempo fora do mundo, morreu, um homem de grandes empenhos, de muitas lutas.Mais sólido que um embondeiro, e de convicções intransigentes.


 

Conheci-o na LUAR, e o recordo em reuniões, e/mas não no congresso da dissolução e único. Voltei a estar com ele e patilhámos outras lutas na U.E.D.S., 


como tinha também ido à Torrebela, https://www.youtube.com/watch?v=_5CclUmWd5k cruzámo-nos diversas vezes, recordo especialmente conferências em Grândola e voltei a estar com ele no lançamento do seu último livro, e nesse prometia que ainda haveria outro em que "partiria" a louça toda.

O camarada Camilo Mortágua percorreu todas as revoluções, esteve em todos os golpes e tentativas de acabar com o fascismo em Portugal ou quase todas.

Continuou as lutas com associações de desenvolvimento local, herdeiras da lógica do poder popular e de cooperativas de produção, que eram essa matriz anarquista e autogestionário que compartíamos.

Escreveu sobre essas grandes aventuras. Não o esqueceremos. Foi um grande artista.


Labels: , , ,

 
 

 Não será, ainda, o fim do mundo, mas iremos sem dúvida ficar todos pior se nos E.U.A. esse personagem ganhar.

https://www.commondreams.org/opinion/freedom-vs-fascism-2024

aqui, trago mais este.

Labels:

 
Friday, November 01, 2024
  OS PAPÉIS DO INGLÊS de Sérgio Graciano (2024) – trailer

Fui ver. O filme com fantásticas paisagens, de sonho mesmo, boa direcção de actores que todos eles são sóbrios, nem parecem. O Ruy Duarte Carvalho merecia um pouco mais, num enredo com muitas deficiências.

Labels: ,

 
 

Este livro é uma pedra, na mão de Hanthala, no desenho de Naji Al-Ali, ilustre predecessor de Joe Sacco, no envolvimento com um povo vítima de Holocausto pelo sionismo.

O genocídio dos nossos dias tem história, uma terra com um povo expulso por uma ideologia:

a mesma lógica do nazismo, do pensamento nazionalista.


Labels: , , ,

 
 

 Acabei hoje a (re)leitura desta:

que já deve andar por aqui há quase um ano, mas foi, novamente uma recapitulação gostosa.


Labels: ,

 
civetta.buho@gmail.com

ARCHIVES
06/01/2003 - 07/01/2003 / 07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 09/01/2007 - 10/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 11/01/2007 - 12/01/2007 / 12/01/2007 - 01/01/2008 / 01/01/2008 - 02/01/2008 / 02/01/2008 - 03/01/2008 / 03/01/2008 - 04/01/2008 / 04/01/2008 - 05/01/2008 / 05/01/2008 - 06/01/2008 / 06/01/2008 - 07/01/2008 / 07/01/2008 - 08/01/2008 / 08/01/2008 - 09/01/2008 / 09/01/2008 - 10/01/2008 / 10/01/2008 - 11/01/2008 / 11/01/2008 - 12/01/2008 / 12/01/2008 - 01/01/2009 / 01/01/2009 - 02/01/2009 / 02/01/2009 - 03/01/2009 / 03/01/2009 - 04/01/2009 / 04/01/2009 - 05/01/2009 / 05/01/2009 - 06/01/2009 / 06/01/2009 - 07/01/2009 / 07/01/2009 - 08/01/2009 / 08/01/2009 - 09/01/2009 / 09/01/2009 - 10/01/2009 / 10/01/2009 - 11/01/2009 / 11/01/2009 - 12/01/2009 / 12/01/2009 - 01/01/2010 / 01/01/2010 - 02/01/2010 / 02/01/2010 - 03/01/2010 / 03/01/2010 - 04/01/2010 / 04/01/2010 - 05/01/2010 / 05/01/2010 - 06/01/2010 / 06/01/2010 - 07/01/2010 / 07/01/2010 - 08/01/2010 / 08/01/2010 - 09/01/2010 / 09/01/2010 - 10/01/2010 / 10/01/2010 - 11/01/2010 / 11/01/2010 - 12/01/2010 / 12/01/2010 - 01/01/2011 / 01/01/2011 - 02/01/2011 / 02/01/2011 - 03/01/2011 / 03/01/2011 - 04/01/2011 / 04/01/2011 - 05/01/2011 / 05/01/2011 - 06/01/2011 / 06/01/2011 - 07/01/2011 / 07/01/2011 - 08/01/2011 / 08/01/2011 - 09/01/2011 / 09/01/2011 - 10/01/2011 / 10/01/2011 - 11/01/2011 / 11/01/2011 - 12/01/2011 / 12/01/2011 - 01/01/2012 / 01/01/2012 - 02/01/2012 / 02/01/2012 - 03/01/2012 / 03/01/2012 - 04/01/2012 / 04/01/2012 - 05/01/2012 / 05/01/2012 - 06/01/2012 / 06/01/2012 - 07/01/2012 / 07/01/2012 - 08/01/2012 / 08/01/2012 - 09/01/2012 / 09/01/2012 - 10/01/2012 / 10/01/2012 - 11/01/2012 / 11/01/2012 - 12/01/2012 / 12/01/2012 - 01/01/2013 / 01/01/2013 - 02/01/2013 / 02/01/2013 - 03/01/2013 / 03/01/2013 - 04/01/2013 / 04/01/2013 - 05/01/2013 / 05/01/2013 - 06/01/2013 / 06/01/2013 - 07/01/2013 / 07/01/2013 - 08/01/2013 / 08/01/2013 - 09/01/2013 / 09/01/2013 - 10/01/2013 / 10/01/2013 - 11/01/2013 / 11/01/2013 - 12/01/2013 / 12/01/2013 - 01/01/2014 / 01/01/2014 - 02/01/2014 / 02/01/2014 - 03/01/2014 / 03/01/2014 - 04/01/2014 / 04/01/2014 - 05/01/2014 / 05/01/2014 - 06/01/2014 / 06/01/2014 - 07/01/2014 / 07/01/2014 - 08/01/2014 / 08/01/2014 - 09/01/2014 / 09/01/2014 - 10/01/2014 / 10/01/2014 - 11/01/2014 / 11/01/2014 - 12/01/2014 / 12/01/2014 - 01/01/2015 / 01/01/2015 - 02/01/2015 / 02/01/2015 - 03/01/2015 / 03/01/2015 - 04/01/2015 / 04/01/2015 - 05/01/2015 / 05/01/2015 - 06/01/2015 / 06/01/2015 - 07/01/2015 / 07/01/2015 - 08/01/2015 / 08/01/2015 - 09/01/2015 / 09/01/2015 - 10/01/2015 / 10/01/2015 - 11/01/2015 / 11/01/2015 - 12/01/2015 / 12/01/2015 - 01/01/2016 / 01/01/2016 - 02/01/2016 / 02/01/2016 - 03/01/2016 / 03/01/2016 - 04/01/2016 / 04/01/2016 - 05/01/2016 / 05/01/2016 - 06/01/2016 / 06/01/2016 - 07/01/2016 / 07/01/2016 - 08/01/2016 / 08/01/2016 - 09/01/2016 / 09/01/2016 - 10/01/2016 / 10/01/2016 - 11/01/2016 / 11/01/2016 - 12/01/2016 / 12/01/2016 - 01/01/2017 / 01/01/2017 - 02/01/2017 / 02/01/2017 - 03/01/2017 / 03/01/2017 - 04/01/2017 / 04/01/2017 - 05/01/2017 / 05/01/2017 - 06/01/2017 / 06/01/2017 - 07/01/2017 / 07/01/2017 - 08/01/2017 / 08/01/2017 - 09/01/2017 / 09/01/2017 - 10/01/2017 / 10/01/2017 - 11/01/2017 / 11/01/2017 - 12/01/2017 / 12/01/2017 - 01/01/2018 / 01/01/2018 - 02/01/2018 / 02/01/2018 - 03/01/2018 / 03/01/2018 - 04/01/2018 / 04/01/2018 - 05/01/2018 / 05/01/2018 - 06/01/2018 / 06/01/2018 - 07/01/2018 / 07/01/2018 - 08/01/2018 / 08/01/2018 - 09/01/2018 / 09/01/2018 - 10/01/2018 / 10/01/2018 - 11/01/2018 / 11/01/2018 - 12/01/2018 / 12/01/2018 - 01/01/2019 / 01/01/2019 - 02/01/2019 / 02/01/2019 - 03/01/2019 / 03/01/2019 - 04/01/2019 / 04/01/2019 - 05/01/2019 / 05/01/2019 - 06/01/2019 / 06/01/2019 - 07/01/2019 / 07/01/2019 - 08/01/2019 / 08/01/2019 - 09/01/2019 / 09/01/2019 - 10/01/2019 / 10/01/2019 - 11/01/2019 / 11/01/2019 - 12/01/2019 / 12/01/2019 - 01/01/2020 / 01/01/2020 - 02/01/2020 / 02/01/2020 - 03/01/2020 / 03/01/2020 - 04/01/2020 / 04/01/2020 - 05/01/2020 / 05/01/2020 - 06/01/2020 / 06/01/2020 - 07/01/2020 / 07/01/2020 - 08/01/2020 / 08/01/2020 - 09/01/2020 / 09/01/2020 - 10/01/2020 / 10/01/2020 - 11/01/2020 / 11/01/2020 - 12/01/2020 / 12/01/2020 - 01/01/2021 / 01/01/2021 - 02/01/2021 / 02/01/2021 - 03/01/2021 / 03/01/2021 - 04/01/2021 / 04/01/2021 - 05/01/2021 / 05/01/2021 - 06/01/2021 / 06/01/2021 - 07/01/2021 / 07/01/2021 - 08/01/2021 / 08/01/2021 - 09/01/2021 / 09/01/2021 - 10/01/2021 / 10/01/2021 - 11/01/2021 / 11/01/2021 - 12/01/2021 / 12/01/2021 - 01/01/2022 / 01/01/2022 - 02/01/2022 / 02/01/2022 - 03/01/2022 / 03/01/2022 - 04/01/2022 / 04/01/2022 - 05/01/2022 / 05/01/2022 - 06/01/2022 / 06/01/2022 - 07/01/2022 / 07/01/2022 - 08/01/2022 / 08/01/2022 - 09/01/2022 / 09/01/2022 - 10/01/2022 / 10/01/2022 - 11/01/2022 / 11/01/2022 - 12/01/2022 / 12/01/2022 - 01/01/2023 / 01/01/2023 - 02/01/2023 / 02/01/2023 - 03/01/2023 / 03/01/2023 - 04/01/2023 / 04/01/2023 - 05/01/2023 / 05/01/2023 - 06/01/2023 / 06/01/2023 - 07/01/2023 / 07/01/2023 - 08/01/2023 / 08/01/2023 - 09/01/2023 / 09/01/2023 - 10/01/2023 / 10/01/2023 - 11/01/2023 / 11/01/2023 - 12/01/2023 / 12/01/2023 - 01/01/2024 / 01/01/2024 - 02/01/2024 / 02/01/2024 - 03/01/2024 / 03/01/2024 - 04/01/2024 / 04/01/2024 - 05/01/2024 / 05/01/2024 - 06/01/2024 / 06/01/2024 - 07/01/2024 / 07/01/2024 - 08/01/2024 / 08/01/2024 - 09/01/2024 / 09/01/2024 - 10/01/2024 / 10/01/2024 - 11/01/2024 / 11/01/2024 - 12/01/2024 / 12/01/2024 - 01/01/2025 / 01/01/2025 - 02/01/2025 / 02/01/2025 - 03/01/2025 / 03/01/2025 - 04/01/2025 / 04/01/2025 - 05/01/2025 /


Powered by Blogger