insignificante
Sunday, June 26, 2022
 

 Um grande escritor, que nos descobre fundos da História desconhecidos ou pouco trazidos ao conhecimento.

Uma escrita envolvente e este é ao mesmo nível dos seus outros!

desgosto da foto de capa, quando havia tantas outras opções....

e isto:

'Unconscionable': House Committee Adds $37 Billion to Biden's $813 Billion Military Budget

este título lembrou-me os Dupont/Dupond Putin e Zelensky os dois a quererem mais guerra, mais armas ( e atenção não tenho a mínima dúvida que quem começou tudo foi o Putin, e Zelensky é um mero pau mandado) e isto ainda mais:

quem ganha com a continuação da guerra, com as lógicas suicidárias actualmente dominantes, com a recusa de discutir......


Labels: , , ,

 
 

 Amanhã:

o livro já cá está, mas o convívio é sempre importante.
 

Labels: , ,

 
Saturday, June 25, 2022
 

 Do topo de uma das notáveis criações de Nuno Teotónio Pereira:

          Este
                                                                                          Oeste

Labels:

 
Friday, June 24, 2022
 

 Um dia muito, muito triste, para as mulheres, para os homens que as amam, para os direitos, os direitos humanos e o direito a vida e à liberdade das mulheres de parir pela sua vontade e de não serem obrigadas a fazé-lo. O direito ao aborto, o direito das mulheres ao seu corpo e à independeência da sua determinação é um dos fundamentos do Estado de Direito. Hoje um palhaço ( Bolsa) disse que uma criança que foi violada e engravidou não pode fazer um aborto!, mas voltámos à pré-história? Os juízes deixaram de espeitar o direito, reverteram sem qualquer fundamento a base legal que dava às norte-americanas o direito ao seu corpo á sua liberdade.

Não há mais nada a dizer, choramos de raiva, mas a luta continua.

não desistiremos.


Labels: , ,

 
 

 O peso e o significado das palavras é matéria para muita reflexão.

O ecosocialismo é um conceito paradoxal, vejam bem:

pois este é um dos teóricos do tal, bem sei que da sua versão soviética, embora o comité central de que ele era secretário geral tivesse uma percentagem significativa de agentes da CIA e até agentes provocadores.

este livro comprado no refugo por 1euro, é um tratado de disparates e insanidades, claro eco-comunista, ou eco-socialista.

Os louvores aos exitos ambientais da URSS são ridículos hoje, como já o eram na altura. O comunismo real é com o nazismo a pior desgraça da história moderna da humanidade.

E se a parte teórica é um conjunto de inanidades que remontam ao próprio Marx, impossível de considerar como referente em qualquer política ecologista, seja pelos erros notórios de análise (economia) que conduziram ao leninismo e seu sucedâneo o terror de Staline, Polpot, Castro ou Mao na lógica do produtivismo, seja nos buracos sociológicos (o conceito de classe) ou em filosofias de pacotilha da história (o materialismo histórico uma autêntica  mistela, parecido com a Bíblia, só para papaguear, como essa nalgumas tradições).

O pior do comunismo não é todavia a teoria, nunca conceitos são assassinos, o pior é a sua concretação, que é absolutamente desgraçada de todos os pontos de vista, milhões, milhões de mortos. Claro que há expoentes dessa doutrina alguns inocentes e até referentes intelectuais importantes (ex: Gramsci, Luxemburgo, Lukacks), mas esses nunca, nunca tiveram qualquer poder, ou se o bordejaram foram mais cedo ou mais tarde mortos como renegados ou sabe-se lá o quê. 

Um tema para discussão, e para corrigir a pontaria, e voltarmos ao arco, ao alvo, e ao apontador que é isso tudo.


Labels: , ,

 
Thursday, June 23, 2022
 

 As ideias tem que reforçar-se e limpar-se de velhos dogmas e chavões. Hoje procura-se agregar o eco a tudo, a algumas coisas melhor que a outras, mas sem criar novas linguagens, sem dar novos usos à palavras, por exemplo, os conceitos de capitalismo, classes, socialismo, já não tem qualquer operacionalidade prática, vivemos tempos de monopolismo financeiro, de fluências sociais (o proletariado, como Gorz nos disse há muitos anos, já não existe e nunca foi uma classe, dado que este conceito não tem conteúdo) e o socialismo, bom aqui chamado sovietismo mas na sua forma real é todo do piorio que a humanidade já enfrentou, salvo o nazionalismo e o Holocausto que são de outro patamar, na sua lógica marxista e produtivista do desenvolvimento das forças produtivas....

Bom, mas é uma revista simples e esforçada, com artigos interessantes, o de Mário Tomé, com o qual tenho claras discordâncias é de nível, e procura romper um espaço. Que não caía na tentação de transformar o título numa retórica e a retórica num movimento.

A ecologia política, a desobediência civil, a não violência, a defesa intransigente da democracia e dos direitos cívicos, de todos os direitos, todos, são a base fundamental dos ecos.

Recentemente li um calhamaço que os dissecava, nenhum lhe ficava bem, todos tinham algum proveito.

Saúdo esta nova revista e faço votos que ganhe espessura e muscule o pensamento. Estou disponível, como em tantas outras iniciativas, da social-democracia eco ao anarquismo também eco, para dar empenhos e contributos.

Sempre com o pensamento a dar choque.


Labels: ,

 
 

Só ganha a guerra quem luta sem armas 

 Ninguém vai ganhar esta guerra. Só a não violência, a desobediência civil, a acção directa não violenta, a resistência desarmada das ideias, da cultura dos sentimentos pode inverter a actual situação.

Não é minimamente previsível e se o fora seria o inicio da guerra perpétua que a Ucrânia ganhe a guerra, e para fazer a paz tem que ceder em territórios, que já são russos e são habitados por maiorias russas, tem que ceder nas armas (nuclear não, obrigado) e tem que ceder no belicismo descabelado que os seus governantes dão mostras e deixar cair a ideia da NATO.

É altamente improvável que a Rússia obtenha sucessos e se os obtivesse seria para o inicio de uma paz podre e para sempre em guerra, e até para tal sucesso teria que abandonar a ideia de transformar a Ucrânia num Estado lacaio (como a Bielorússia ou o Cazaquistão) e parar a invasão de territórios que nunca foram russos, onde as populações russófilas são praticamente inexistentes e contentar-se com o status quo da sensatez, que é renunciar a intervir para além das zonas de facto adquiridas a maioria russas. Comprometer-se a não voltar a atacar Estados soberanos e aceitar pagar indeminizações de guerra.

Claro que para tal é preciso que haja dirigentes com outra fibra, com outra inteligência  de um lado e de outro e que a comunidade internacional seja barrada de continuar a estimular a guerra, mais, mais guerra e seja mobilizada para um programa sensato de paz.

Infelizmente não vemos nada, nada que se estruture nesse sentido e a comunicação social só existe para alimentar os arautos da guerra e nela não vemos, não lemos a mínima sensatez ou qualquer visão de futuro. Os donos da comunicação são os donos da guerra, como são os donos do numérico ou da nuclear. E claro são eles que fabricam as armas.

Vamos dar uma volta a isto. Temos que dar uma volta a isto.

Meditemos no que 2 filósofos nos dizem:

“O heroísmo de todos aqueles que ao longo de milénios morreram pela democracia, merece que usemos comedidamente o seu nome, neste tempo em que o mal parece destinado a prevalecer sobre o bem e a justiça.”

V.S.M.

“ O bem e o mal não existem na Natureza”

Espinoza

E caminhemos com o espírito de Gandhi, Luther King, Lanza del Vasto, Rachel Carson, Russell, e até de Einstein. Demos vida às luzes que nos transmitiram e recusemos a guerra, recusemos mais armas, recusemos, digamos não aos que nos querem fazer idolatrar algum desses novos oximoros. Proclamemos que guerra não é paz, armas não são palavras, vida não é morte.

António Eloy

Resistente à Guerra, Escritor

Labels: , ,

 
Wednesday, June 22, 2022
 

 Um notável documentário, com tanta da nossa história e muitas memórias de prazer:

além de um almoço prazeroso com uma velha amiga, que trabalhou  muitos anos na Fundação e que conhecia praticamente toda a gente deste filme...

e um livrinho também de alta qualidade, com estórias e selecção de textos do enorme Tagore:

fizeram o meu dia, véspera de IRS e outras chatices.....

Labels: , ,

 
 

 Duas coisas do meu maior agrado, o bio-regional pata negra ou porco preto, e o excelente e amigo blog (e por isso uma ou outra vez o puxão de orelhas, mas também muitos contributos!) Estado de Barrancos.

Tenho pensado promover um capítulo da Slow Food por acá, mas, mas, mas, não vou entrar pelos mas....

Fiz os contactos, conheço muito bem a "instituição" e nela tenho amigos....

Aqui o meu maior agrado:

https://estadodebarrancos.blogspot.com/2022/06/produtos-do-porco-preto-uma-amostra-de.html

uma das boas coisas que a enorme e catastrófica barragem ainda não destruiu.

Labels: , , ,

 
Tuesday, June 21, 2022
 

 Comprei, em papel, este suplemento de filosofia:

https://www.philomag.com/dossiers/les-philosophes-face-la-guerre

mas falta qualquer coisinha.....

e que falta nos fazem Foucault ou Castoriadis.....

Labels: ,

 
Monday, June 20, 2022
 

 Pois tendo apanhado a massa sigo as leituras que me chegaram dos Açores. Este livrinho  aqui tem outro registo muito mais científico desde logo no que se refere à geo-morfologia e análises mineralógicas, mas também na estrutura que deixa de lado algumas trivialidades do livro  em anterior posta. André Fouqué é um emérito cientista e este livro resulta de artigos em revistas científicas.

Gostei muito do pequeno capítulo sobre a Graciosa e inspirador as subidas ao Pico, e enquadramento dos problemas da vinha nesta ilha. 

No capítulo sobre o Fayal uma interessante digressão sobre a origem dos animais e plantas da (das) ilha mostra essa profunda erudição do autor .

Entramos em S.Miguel com um autêntico tratado sobre laranjas e continuamos com jardins e diferentes plantas.

retenho com prazer que tanto um como o outro sejam em edições bilingues!


Labels: , ,

 
civetta.buho@gmail.com

ARCHIVES
06/01/2003 - 07/01/2003 / 07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 09/01/2007 - 10/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 11/01/2007 - 12/01/2007 / 12/01/2007 - 01/01/2008 / 01/01/2008 - 02/01/2008 / 02/01/2008 - 03/01/2008 / 03/01/2008 - 04/01/2008 / 04/01/2008 - 05/01/2008 / 05/01/2008 - 06/01/2008 / 06/01/2008 - 07/01/2008 / 07/01/2008 - 08/01/2008 / 08/01/2008 - 09/01/2008 / 09/01/2008 - 10/01/2008 / 10/01/2008 - 11/01/2008 / 11/01/2008 - 12/01/2008 / 12/01/2008 - 01/01/2009 / 01/01/2009 - 02/01/2009 / 02/01/2009 - 03/01/2009 / 03/01/2009 - 04/01/2009 / 04/01/2009 - 05/01/2009 / 05/01/2009 - 06/01/2009 / 06/01/2009 - 07/01/2009 / 07/01/2009 - 08/01/2009 / 08/01/2009 - 09/01/2009 / 09/01/2009 - 10/01/2009 / 10/01/2009 - 11/01/2009 / 11/01/2009 - 12/01/2009 / 12/01/2009 - 01/01/2010 / 01/01/2010 - 02/01/2010 / 02/01/2010 - 03/01/2010 / 03/01/2010 - 04/01/2010 / 04/01/2010 - 05/01/2010 / 05/01/2010 - 06/01/2010 / 06/01/2010 - 07/01/2010 / 07/01/2010 - 08/01/2010 / 08/01/2010 - 09/01/2010 / 09/01/2010 - 10/01/2010 / 10/01/2010 - 11/01/2010 / 11/01/2010 - 12/01/2010 / 12/01/2010 - 01/01/2011 / 01/01/2011 - 02/01/2011 / 02/01/2011 - 03/01/2011 / 03/01/2011 - 04/01/2011 / 04/01/2011 - 05/01/2011 / 05/01/2011 - 06/01/2011 / 06/01/2011 - 07/01/2011 / 07/01/2011 - 08/01/2011 / 08/01/2011 - 09/01/2011 / 09/01/2011 - 10/01/2011 / 10/01/2011 - 11/01/2011 / 11/01/2011 - 12/01/2011 / 12/01/2011 - 01/01/2012 / 01/01/2012 - 02/01/2012 / 02/01/2012 - 03/01/2012 / 03/01/2012 - 04/01/2012 / 04/01/2012 - 05/01/2012 / 05/01/2012 - 06/01/2012 / 06/01/2012 - 07/01/2012 / 07/01/2012 - 08/01/2012 / 08/01/2012 - 09/01/2012 / 09/01/2012 - 10/01/2012 / 10/01/2012 - 11/01/2012 / 11/01/2012 - 12/01/2012 / 12/01/2012 - 01/01/2013 / 01/01/2013 - 02/01/2013 / 02/01/2013 - 03/01/2013 / 03/01/2013 - 04/01/2013 / 04/01/2013 - 05/01/2013 / 05/01/2013 - 06/01/2013 / 06/01/2013 - 07/01/2013 / 07/01/2013 - 08/01/2013 / 08/01/2013 - 09/01/2013 / 09/01/2013 - 10/01/2013 / 10/01/2013 - 11/01/2013 / 11/01/2013 - 12/01/2013 / 12/01/2013 - 01/01/2014 / 01/01/2014 - 02/01/2014 / 02/01/2014 - 03/01/2014 / 03/01/2014 - 04/01/2014 / 04/01/2014 - 05/01/2014 / 05/01/2014 - 06/01/2014 / 06/01/2014 - 07/01/2014 / 07/01/2014 - 08/01/2014 / 08/01/2014 - 09/01/2014 / 09/01/2014 - 10/01/2014 / 10/01/2014 - 11/01/2014 / 11/01/2014 - 12/01/2014 / 12/01/2014 - 01/01/2015 / 01/01/2015 - 02/01/2015 / 02/01/2015 - 03/01/2015 / 03/01/2015 - 04/01/2015 / 04/01/2015 - 05/01/2015 / 05/01/2015 - 06/01/2015 / 06/01/2015 - 07/01/2015 / 07/01/2015 - 08/01/2015 / 08/01/2015 - 09/01/2015 / 09/01/2015 - 10/01/2015 / 10/01/2015 - 11/01/2015 / 11/01/2015 - 12/01/2015 / 12/01/2015 - 01/01/2016 / 01/01/2016 - 02/01/2016 / 02/01/2016 - 03/01/2016 / 03/01/2016 - 04/01/2016 / 04/01/2016 - 05/01/2016 / 05/01/2016 - 06/01/2016 / 06/01/2016 - 07/01/2016 / 07/01/2016 - 08/01/2016 / 08/01/2016 - 09/01/2016 / 09/01/2016 - 10/01/2016 / 10/01/2016 - 11/01/2016 / 11/01/2016 - 12/01/2016 / 12/01/2016 - 01/01/2017 / 01/01/2017 - 02/01/2017 / 02/01/2017 - 03/01/2017 / 03/01/2017 - 04/01/2017 / 04/01/2017 - 05/01/2017 / 05/01/2017 - 06/01/2017 / 06/01/2017 - 07/01/2017 / 07/01/2017 - 08/01/2017 / 08/01/2017 - 09/01/2017 / 09/01/2017 - 10/01/2017 / 10/01/2017 - 11/01/2017 / 11/01/2017 - 12/01/2017 / 12/01/2017 - 01/01/2018 / 01/01/2018 - 02/01/2018 / 02/01/2018 - 03/01/2018 / 03/01/2018 - 04/01/2018 / 04/01/2018 - 05/01/2018 / 05/01/2018 - 06/01/2018 / 06/01/2018 - 07/01/2018 / 07/01/2018 - 08/01/2018 / 08/01/2018 - 09/01/2018 / 09/01/2018 - 10/01/2018 / 10/01/2018 - 11/01/2018 / 11/01/2018 - 12/01/2018 / 12/01/2018 - 01/01/2019 / 01/01/2019 - 02/01/2019 / 02/01/2019 - 03/01/2019 / 03/01/2019 - 04/01/2019 / 04/01/2019 - 05/01/2019 / 05/01/2019 - 06/01/2019 / 06/01/2019 - 07/01/2019 / 07/01/2019 - 08/01/2019 / 08/01/2019 - 09/01/2019 / 09/01/2019 - 10/01/2019 / 10/01/2019 - 11/01/2019 / 11/01/2019 - 12/01/2019 / 12/01/2019 - 01/01/2020 / 01/01/2020 - 02/01/2020 / 02/01/2020 - 03/01/2020 / 03/01/2020 - 04/01/2020 / 04/01/2020 - 05/01/2020 / 05/01/2020 - 06/01/2020 / 06/01/2020 - 07/01/2020 / 07/01/2020 - 08/01/2020 / 08/01/2020 - 09/01/2020 / 09/01/2020 - 10/01/2020 / 10/01/2020 - 11/01/2020 / 11/01/2020 - 12/01/2020 / 12/01/2020 - 01/01/2021 / 01/01/2021 - 02/01/2021 / 02/01/2021 - 03/01/2021 / 03/01/2021 - 04/01/2021 / 04/01/2021 - 05/01/2021 / 05/01/2021 - 06/01/2021 / 06/01/2021 - 07/01/2021 / 07/01/2021 - 08/01/2021 / 08/01/2021 - 09/01/2021 / 09/01/2021 - 10/01/2021 / 10/01/2021 - 11/01/2021 / 11/01/2021 - 12/01/2021 / 12/01/2021 - 01/01/2022 / 01/01/2022 - 02/01/2022 / 02/01/2022 - 03/01/2022 / 03/01/2022 - 04/01/2022 / 04/01/2022 - 05/01/2022 / 05/01/2022 - 06/01/2022 / 06/01/2022 - 07/01/2022 /


Powered by Blogger