insignificante
Sunday, May 27, 2018
 
Num momento em que Itália entra em total deriva e em que por todo o mundo a insanidade parece ganhar espaço leio este interessante " romance" de Claudio Magris:
https://www.dn.pt/artes/interior/estamos-a-viver-a-iv-guerra-mundial-5198812.html
um europeista e um democrata, dois conceitos que vivi com muitos amigos e camaradas italianos, radicais e outros que transitavam da esquerda e da direita, pelo Partito.
Hoje infelizmente, erros meus, má fortuna, e a fuga da realidade submersa pela palhaçada encosta, o que foi uma das bases do discurso e projecto europeu, ao regresso do Duce, disfarçado, de grilo, xenófobo e populista e nazista/liguista e racista primário e excluiente.
Os tempos estão cada vez mais difíceis, a ética, a cultura, as leituras desta, o discurso ancorado nos factos e não na invenção destes tem cada vez menos poder.
Vamos ver se não arquivamos o tempo!

Labels: , , ,

 
Saturday, May 26, 2018
 
 
Miguel Poveda: “No es normal que Lorca esté en una cuneta y Queipo de Llano enterrado  en la Macarena”
in
https://elpais.com/cultura/2018/05/21/actualidad/1526904638_715524.html

Labels: , ,

 
 
FEIRA DO LIVRO!

Estarei no dia 30, das 17 ás 20 h., no Pavilhão da COLIBRI, para dois dedos de conversa e para assinar alguns documentos.
Espero-, que como habitual seja um bom momento, e -vos.

Labels:

 
Friday, May 25, 2018
 
Mesmo com os votos das áreas rurais dominadas pelo fanatismo é improvável que a grande maioria (68%) das sondagens à boca de urna esteja enganada.
Um passo em frente pelos direitos humanos!
https://www.theguardian.com/world/2018/may/25/ireland-votes-to-relax-abortion-laws

Labels: ,

 
 
Não é preciso, neste blog em várias ocasiões o fiz, escrever sobre o tema para que a minha posição seja conhecida.
Sempre fui contra a intromissão de qualquer sagrado no direito e da lei refém de qualquer pensamento religioso. Sempre me bati pelos direitos individuais absolutos, no quadro do Estado de Direito, que regulamenta, e só pode, a vida social.
O direito à morte, como o direito a verdadeira vida é um direito básico.
O direito ao meu corpo, à minha autonomia, seja qual seja a minha identidade é, deve ser absoluto.
Só quem defende, até contraditoriamente com o seu "munús" ideológico ( mas não será que esse é afinal outro?) o Estado papá, o domínio desse sobre a cidadania, julgada sempre atrasada e incapaz é que pode impedir o direito a uma morte digna e à eutanásia.
E atenção é evidente que estamos a falar do direito de uma minoria, que a maioria da população nos países desenvolvidos morre de civilização a mais sem o saber, e com isso parece que a preocupação é nula...
Legalizar o direito a morrer é retirar a morte do seu sagrado, ilusório. E respeitar o individuo.
E aqui, um excelente artigo, contra o pensamento fanático:
https://elpais.com/elpais/2018/05/21/eps/1526902652_415445.html


Labels: , , ,

 
 



Não me encheu de satisfação, muitos textos desnecessários, outros a precisar de editor, outros de maior exploração.
Não será um livro para memória futura, mas sendo uma recolha de artigos...
com as repetições e mordomias que tal implica...
O Zédu pode mais e escreve melhor que este.

Labels: ,

 
Tuesday, May 22, 2018
 
É um dos meus favoritos, não são é certo só uma mão cheia...,
este estava há alguns anos em espera, e sendo embora um livro de recolhas tem textos fundamentais e... visionários, como quando vaticina ainda era imperador Mitterand que o PS seria ultrapassado por Le Pen ( foi até esmagado!) ou quando em 1990 antecipa... Trump...
Mas notáveis, além da argúcia de pensamento, os textos sobre educação e... o mercado.

Um grande homem, o Devant la Guerre antecipou o fim da URSS... e a desmontagem que faz do finalismo marxista é notável...

Labels: , , ,

 
 
Penso que a utopia, e os totalitarismos que gera, já é ela mesma...
mas sabendo da perenidade do vivo não deixamos todavia de pensar e pensar...
https://elpais.com/cultura/2018/05/21/actualidad/1526918790_160130.html
uma interessante entrevista para pensar a hegemonia...

Labels: , , ,

 
Monday, May 21, 2018
 
Javier Pradera deixou em vida, para ser publicado pós-mortem um livro excepcional # Corrupcion y política# que deveria ser de leitura obrigatória nas escolas, para os políticos e toda a teia que os envolve.
Leio um livro, que estabelece como que uma auto-biografia deste editor.
Algumas das estórias são-nos compartidas, quem não se recorda dos livros debaixo da mesa e com autores ditirâmbicos, outras são partilhadas por editores que conhecemos, o Manuel Hermínio, entre outros falecidos ou o Fernando Mão de Ferro, o Francisco Abreu, o João Cotrim, ou o João Rodrigues, o Manuel Fonseca ou o Manuel Rosa, com todos tive relações pessoais ou profissionais.
Neste livro temos também estórias do tempo negro do franquismo e da resistência e também preceitos sobre a edição.
Um livro curioso...
 

Labels: , ,

 
Saturday, May 19, 2018
 
Hoje a vontade de comentar é muita.
O populismo e nazionalismo a tomar o poder em Itália, os nazionalistas a continuarem a fazer pouco da lei e do Estado de direito na Catalunha, o louco do Bruno e os seus bois da Juve Leo, os assassinos da ETA que continuam activos nos discursos, os sionistas que continuam as atrocidades  bárbaras na Palestina, o maluco do Maduro a incitar o caos, a falta de coerência do Podemos e dos seus líderes, e também os temas que apresento no http://carmoeatrindade.blogspot.pt/
mas é sobre este optimista artigo que chamo a vossa atenção:
http://www.futurosostenible.elmundo.es/mitigacion/asi-se-relacionan-los-desastres-naturales-con-el-cambio-climatico
é que imaginar que a temperatura só vai crescer 2 graus até 2050 é não contar com tudo o que não comento hoje e com o outro, o Trump, e a China e o Putin...

Labels: , , ,

 
Friday, May 18, 2018
 
Os primatas, nossos primos...
estão em risco de vida...
http://amazonia.org.br/2018/05/conheca-especies-de-macacos-que-so-sao-encontradas-na-amazonia/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Not%EDcias+da+Amaz%F4nia+-+17+de+maio+de+2018

Labels: , ,

 
Thursday, May 17, 2018
 
No Domingo, 20, a seguir ao Concerto irei apresentar...Viagens Imperfeitas...

Labels: ,

 
Monday, May 14, 2018
 
Li, ou melhor tresli, esta recolha, muito desigual, de textos de Ruy Duarte de Carvalho, alguns  para encher outros interessantes, outros registos socio-etnográficos de um etnografo, cheio de prosápia, mas com alguns dados relevantes e uma escrita escorreita.
"Viagem e literatura andam juntas (...) e a etnografia é da viagem que nasce." Como a vida....

Labels: ,

 
 
Um livro, cuja leitura, creio que em 1973 ou 74 me deixou muitas dúvidas e perplexidades, e que julgo ao contrário de outros do, dos mesmos autores tem uma fama indevida, talvez devido ao título.
É um panfleto, que não desenvolve os temas que salpica, cria confusões e está cheio de contradições.
Nesta BD apercebemos-nos delas com total claridade, e do tempo que o encheu de ranço.
o proletariado, conceito vago, já não existe ( terá existido?), as relações de produção é certo continuam em conflito com as forças produtivas mas nas nossas sociedades, infelizmente o mercado deu lugar a lógicas oligopolistas e monopolistas de Estado e o espectro que assola a Europa, o mundo é o do populismo, alimentado por intervencionismo nas redes sociais e o controle, quase total dos médias pela classe dominante, ligada ao oligpólios e ao tal populismo.
Infelizmente, como ontem, os pensamentos que se opõem a este estado de coisas são minoritários e esparcidos por aí...

Labels: , , ,

 
Sunday, May 13, 2018
 
Espero, em breve, vir aqui falar mais, muito mais de burros, se tudo correr bem....
é já para a semana e vale a pena. As terras são magnificas, as gentes ainda autênticas, os burros genuínos. O cartaz é um mimo.

Labels: , ,

 
Saturday, May 12, 2018
  Aljibe - Los gancheros

Mão amiga envia-me este, EXCELENTE!

Labels:

 
 
Devo dizer que fiquei completamente rendido a esta obra prima, julgo que o 1º romance claramente ecologista, além de um humanismo sem paralelo.
E uma estória envolvente, cheia de ternuras  e afectos.
E premonitória sobre o desenvolvimento das independências africanas e a evolução deste nosso mundo e o (des) respeito pela natureza e recursos.
Penso que piquei deste livro uma afirmação, verdadeira, da maior importância...
Uma zebra, para sobreviver, não tem que correr mais que o leão...para bom entendedor....

Labels: , ,

 
Thursday, May 10, 2018
 
Não tenho desfalecido a denunciar o mundo de imposturas em que vivemos, à pala dos média e do algoritmo, mergulhados...
a questão não é como é óbvio resultante destes, mas do domínio tentacular, através das editorias do que é publicado ou dos motores de busca direccionados...
Aqui:https://elpais.com/elpais/2018/05/10/ciencia/1525949636_119708.html
para bom entendedor... 

Labels: , , ,

 
Wednesday, May 09, 2018
 
Fui ontem, pela 2ª vez ao espectro da antiga Aldeia da Luz,
 www.museuda luz.org.pt
visitei o museu. Fiquei estarrecido, embora ao atravessar novamente, agora de dia o espectro, onde ainda vivem talvez 200 pessoas, desenraizadas e sem ligações, o meu constrangimento fosse total.
Ver a forma como "entaiparam" o Castelo da Louza, quando bastava tere reduzido a cota de enchimento e poderíamos ter o património vivo, e também a velha e legitima aldeia, ver o destrato, aliás total ausência do histórico, pelas suas características únicas, a única heresia , com a Tomina dos mesmos frades, que mereceu situação conventual e confronto com Roma e a igreja oficial, a ausência de pessoas, de pessoas em registo de lugar de vida, o total menosprezo pelas alternativas ao actual produtivismo agro-industrial destruidor dos solos, das culturas (que no museu aparecem em registo etnográfico escasso) e de qualquer possibilidade de sustentabilidade, um museu, de facto, inútil, sem qualquer inter-actividade, sem qualquer lógica, a não ser empregar meia dúzia de pessoas e justificar a destruição do espaço por uma empresa que deveria ser auditada na sua gestão.
Leiam os meu lábios, auditada na sua gestão, onde têm cabido todos os desempregados e incompetentes alijados da política.
Felizmente na Coitadinha colocámos freio na dita empresa EDIA.

Labels: , ,

 
Tuesday, May 08, 2018
 

Uma divertida iniciativa da AEPGA. Não sei, seria um interessante trabalho socio-antropológico porque razão um animal particularmente inteligente ficou conotado com a falta escolar ( que não é ele mesma símbolo de estupidez!).
Mas vamos lá usar as nossas orelhas de burro!

Labels: ,

 
Monday, May 07, 2018
 
Zafra...
como de costume mto bom, e excelente o artigo e referências sobre lobos...
e este já antigo, mas como habitual o pensamento em movimento...
e como de costume, para libertar o espírito, que este ano as plantas estão a rebentar....


Labels: , , ,

 
Sunday, May 06, 2018
 
O fim de semana, calmo este, de leituras, jornais e revistas, esta:
com artigos muito interessantes, e propiciadores de pensamentos, e entre telefonemas de trabalho, começo a ler este livro que me acompanhará durante bastante tempo, 500 páginas em letra miúda, sobre o massacre de elefantes e a situação de dependência colonial:
um título fabuloso e uma escrita aconchegante. Voltarei a comentá-lo...

Labels: , ,

 
Saturday, May 05, 2018
 
Um excelente dossier hoje no El Pais:https://elpais.com/tag/mayo_del_68/a
Maio de 68, é um ponto de não retorno, a palavra aprendeu a liberdade e deixou-se no discurso!
E aqui:https://elpais.com/cultura/babelia.html?por=mosaico
com algumas repetições.

Labels:

 
Friday, May 04, 2018
 
No Comments...

Labels: ,

 
 
A árvore-dos-lenços  (Davidia involucrata), foto Raimundo Quintal

Labels: ,

 
Thursday, May 03, 2018
 
Este nunca me enganou...
é claro que não é sueco, apesar de ser no IKEA que se comem com fartura.
Hoje é oficial:
https://www.theguardian.com/world/2018/may/03/my-whole-life-has-been-a-lie-sweden-admits-meatballs-are-turkish
é o próprio governo sueco que o admite. É turco, pois claro!
A comidas, as comidas têm uma história, que conto no Comendo Ambientes, Ed. Esfera do Caos.
Esta já há muito adivinhada é agora oficial!

Labels: ,

 
 
Temos estado activos, embora para dar respiração ao lançamento de amanhã menos presentes aqui.
Recomendo uma visita à notável exposição no Museu da Cidade ( Palácio Pimenta, ao Campo Grande) sobre a genial obra # Lisboa, Cidade Triste e Alegre# de Vítor Palla e Costa Martins.
Aqui um excelente artigo do meu velho conhecido e ex-vizinho Vasco Rosa:
https://observador.pt/especiais/lisboa-cidade-triste-e-alegre-o-retrato-em-movimento-que-de-livro-passou-a-exposicao/
E o activismo não pára, hoje solicitei a um deputado:
(...)
fazer um requerimento ou alguma pergunta parlamentar sobre este caso:https://mobile.twitter.com/hashtag/Cedillo?src=hashtag_click
nem que fora para ir juntando pressão sobre a Iberdrola.
É um assunto lamentável onde uma posição nacional poderia dar alguns frutos.
(...)
É mais uma mostra do desprezo dos oligópolios pela cidadania e o ambiente.
E tenho ido ao nimas, vi o filme sobre o patife e infame Béria, mas de facto de toda a corte de miseráveis do torcionário psicopata Staline, todos eles iguais ao dito, e dois ou três filmes do Indie, que merece a pena.
Por aqui, por ali e acolá vamos seguindo...

Labels: , , ,

 
civetta.buho@gmail.com

ARCHIVES
06/01/2003 - 07/01/2003 / 07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 09/01/2007 - 10/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 11/01/2007 - 12/01/2007 / 12/01/2007 - 01/01/2008 / 01/01/2008 - 02/01/2008 / 02/01/2008 - 03/01/2008 / 03/01/2008 - 04/01/2008 / 04/01/2008 - 05/01/2008 / 05/01/2008 - 06/01/2008 / 06/01/2008 - 07/01/2008 / 07/01/2008 - 08/01/2008 / 08/01/2008 - 09/01/2008 / 09/01/2008 - 10/01/2008 / 10/01/2008 - 11/01/2008 / 11/01/2008 - 12/01/2008 / 12/01/2008 - 01/01/2009 / 01/01/2009 - 02/01/2009 / 02/01/2009 - 03/01/2009 / 03/01/2009 - 04/01/2009 / 04/01/2009 - 05/01/2009 / 05/01/2009 - 06/01/2009 / 06/01/2009 - 07/01/2009 / 07/01/2009 - 08/01/2009 / 08/01/2009 - 09/01/2009 / 09/01/2009 - 10/01/2009 / 10/01/2009 - 11/01/2009 / 11/01/2009 - 12/01/2009 / 12/01/2009 - 01/01/2010 / 01/01/2010 - 02/01/2010 / 02/01/2010 - 03/01/2010 / 03/01/2010 - 04/01/2010 / 04/01/2010 - 05/01/2010 / 05/01/2010 - 06/01/2010 / 06/01/2010 - 07/01/2010 / 07/01/2010 - 08/01/2010 / 08/01/2010 - 09/01/2010 / 09/01/2010 - 10/01/2010 / 10/01/2010 - 11/01/2010 / 11/01/2010 - 12/01/2010 / 12/01/2010 - 01/01/2011 / 01/01/2011 - 02/01/2011 / 02/01/2011 - 03/01/2011 / 03/01/2011 - 04/01/2011 / 04/01/2011 - 05/01/2011 / 05/01/2011 - 06/01/2011 / 06/01/2011 - 07/01/2011 / 07/01/2011 - 08/01/2011 / 08/01/2011 - 09/01/2011 / 09/01/2011 - 10/01/2011 / 10/01/2011 - 11/01/2011 / 11/01/2011 - 12/01/2011 / 12/01/2011 - 01/01/2012 / 01/01/2012 - 02/01/2012 / 02/01/2012 - 03/01/2012 / 03/01/2012 - 04/01/2012 / 04/01/2012 - 05/01/2012 / 05/01/2012 - 06/01/2012 / 06/01/2012 - 07/01/2012 / 07/01/2012 - 08/01/2012 / 08/01/2012 - 09/01/2012 / 09/01/2012 - 10/01/2012 / 10/01/2012 - 11/01/2012 / 11/01/2012 - 12/01/2012 / 12/01/2012 - 01/01/2013 / 01/01/2013 - 02/01/2013 / 02/01/2013 - 03/01/2013 / 03/01/2013 - 04/01/2013 / 04/01/2013 - 05/01/2013 / 05/01/2013 - 06/01/2013 / 06/01/2013 - 07/01/2013 / 07/01/2013 - 08/01/2013 / 08/01/2013 - 09/01/2013 / 09/01/2013 - 10/01/2013 / 10/01/2013 - 11/01/2013 / 11/01/2013 - 12/01/2013 / 12/01/2013 - 01/01/2014 / 01/01/2014 - 02/01/2014 / 02/01/2014 - 03/01/2014 / 03/01/2014 - 04/01/2014 / 04/01/2014 - 05/01/2014 / 05/01/2014 - 06/01/2014 / 06/01/2014 - 07/01/2014 / 07/01/2014 - 08/01/2014 / 08/01/2014 - 09/01/2014 / 09/01/2014 - 10/01/2014 / 10/01/2014 - 11/01/2014 / 11/01/2014 - 12/01/2014 / 12/01/2014 - 01/01/2015 / 01/01/2015 - 02/01/2015 / 02/01/2015 - 03/01/2015 / 03/01/2015 - 04/01/2015 / 04/01/2015 - 05/01/2015 / 05/01/2015 - 06/01/2015 / 06/01/2015 - 07/01/2015 / 07/01/2015 - 08/01/2015 / 08/01/2015 - 09/01/2015 / 09/01/2015 - 10/01/2015 / 10/01/2015 - 11/01/2015 / 11/01/2015 - 12/01/2015 / 12/01/2015 - 01/01/2016 / 01/01/2016 - 02/01/2016 / 02/01/2016 - 03/01/2016 / 03/01/2016 - 04/01/2016 / 04/01/2016 - 05/01/2016 / 05/01/2016 - 06/01/2016 / 06/01/2016 - 07/01/2016 / 07/01/2016 - 08/01/2016 / 08/01/2016 - 09/01/2016 / 09/01/2016 - 10/01/2016 / 10/01/2016 - 11/01/2016 / 11/01/2016 - 12/01/2016 / 12/01/2016 - 01/01/2017 / 01/01/2017 - 02/01/2017 / 02/01/2017 - 03/01/2017 / 03/01/2017 - 04/01/2017 / 04/01/2017 - 05/01/2017 / 05/01/2017 - 06/01/2017 / 06/01/2017 - 07/01/2017 / 07/01/2017 - 08/01/2017 / 08/01/2017 - 09/01/2017 / 09/01/2017 - 10/01/2017 / 10/01/2017 - 11/01/2017 / 11/01/2017 - 12/01/2017 / 12/01/2017 - 01/01/2018 / 01/01/2018 - 02/01/2018 / 02/01/2018 - 03/01/2018 / 03/01/2018 - 04/01/2018 / 04/01/2018 - 05/01/2018 / 05/01/2018 - 06/01/2018 /


Powered by Blogger